segunda-feira, 19 de novembro de 2012

EDIÇÃO 1858






Iluminação
Mesmo com as ações de limpeza no bairro Novo Esteio, como corte de grama e retirada de entulhos, há problemas que ainda não estão sendo resolvidos. Nos primeiros postes de energia elétrica, na Avenida Celina Chaves Kroeff, as pessoas temem em passar pelo local pela escuridão. Devido a situação, algumas pessoas já foram assaltadas, por causa do problema. Por causa das inúmeras reclamações, na noite de 12 de novembro, algumas lâmpadas já estavam em funcionamento. 

Lutas
Durante a realização de um evento de MMA em Esteio, o organizador comentou que ficou satisfeito pelo sucesso da festa. Mas para a edição 2013 da competição, o grupo que esteve a frente nos bastidores espera um apoio maior por parte do Poder Público, assim como ocorre em outros municípios do Estado que promove a atividade. O organizador alega que a cidade tem preparado atletas que já estão tendo destaque, mas sem determinados apoios fica difícil competir. 

Doação
A campanha de Natal da Igreja   Manancial de Vitória iniciou no dia 01 de novembro. Os interessados em doar brinquedos em boas condições pode ser deixado numa caixa instalada na agência do Banrisul, sob a responsabilidade de Sabrina e Marco. Os donativos serão entregues para crianças carentes, durante a festa de Natal. 







Natal
Dentro da organização da BM, com o objetivo de oferecer mais segurança, durante as compras de Natal, algumas novidades deverão ser implantadas em dezembro. Entre elas estão pelo menos dois pedestais, com o propósito de contribuir com o policiamento ostensivo, nas principais ruas comerciais.   

Cerimônia
Ocorreu no dia 13 de novembro, a cerimônia de posse dos vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários mirins. O evento aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores. A solenidade ainda contou com a presença dos familiares, professores, membros da direção das escolas, além de representantes do Executivo e Legislativo. A aluna Larissa Silva foi eleita presidente da Câmara. 

Novembro Azul
Como forma de chamar a atenção dos homens sobre os perigos de algumas doenças como o câncer de próstata, diversos locais públicos enfeitaram locais públicos na cor azul. Em Esteio, assim como no ‘Outubro Rosa’, a fachada da Câmara Municipal foi decorada nas cores, alusivas a campanha. É uma oportunidade de tomar mais cuidado e buscar atendimento o mais rápido possível, quando sentir os sintomas. 





Um dos locais que é visível como uma das principais entradas para a cidade está em completo abandono. A passarela que liga o Novo Esteio ao Centro e a Estação do Trem tem se tornado nos últimos meses residência para moradores de rua. É possível observar o lixo que é deixado por este público, em um canto da elevada. À noite se torna perigoso ao passar, devido a presença destas pessoas. A pouca iluminação também contribui para causar medo aos pedestres e também aos motoristas, devido a proximidade da BR 116. 



Sessão solene
Dentro das comemorações da Semana da Consciência Negra do município será realizado no dia 20 de novembro, um ato solene em homenagem a data. O evento ocorre às 19h30, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal. Serão homenageados pessoas do Município que atuam junto ao movimento na cidade. Informações pelo telefone 3458-5000.


Inauguração
Está previsto para ocorrer no dia 30 de novembro, a inauguração do laboratório de informática da Escola Estadual Padre Reus. A solenidade de apresentação do novo espaço educacional acontece às 10h30, com a presença de alunos, professores, pais e autoridades. Esta novidade coincide com o ano do cinquentenário da instituição.  


Oficina
No mês de dezembro ocorre a última Oficina de Capacitação para cuidadores de idosos. A oficina acontece dia 12 de dezembro, das 13h30 às 16 horas, e terá a avaliação e planejamento para 2013 e entrega de certificados. O local em que deverá ocorrer a capacitação será no Lar de Idosos Betel, no Centro.


Unidade de Saúde Tamandaré 
está com as obras paralisadas

Um dos motivos alegados é o 
problema no processo licitatório



Mais uma evidência do descaso no poder público municipal no que se refere à saúde pública. Desta vez o problema é no bairro Tamandaré. A Unidade de Saúde que seria construído na Rua Manoel Machado, nas proximidades do Hospital São Camilo está com as obras paralisadas. Conforme dados do projeto, o prédio teria pelo menos seis consultórios para atender a população, que abrange praticamente até as margens da RS 118, divisa com Sapucaia do Sul. Em setembro deste ano houve o processo de licitação para a construção do posto, que segundo a placa indicativa sobre a construtora responsável informava que o término da obra seria concluído em 2013. Segundo pessoas que residem nas proximidades do local dizem que há dias ninguém é visto trabalhando na obra, para atender o cronograma estipulado pelos responsáveis do empreendimento. A Unidade de Saúde do Tamandaré é uma reivindicação antiga da comunidade, que em casos de auxílio médico precisa ir até o Hospital ao se direcionar aos postos localizados na área central da cidade. 
De acordo com José Antônio Silveira, secretário Municipal da Saúde as obras estão paralisadas devido a um erro no processo licitatório. “Paralisamos as obras, pois houve um erro na licitação. A rescisão do contrato foi realizada com a empresa que estava executando a obra, com o pagamento proporcional ao período de trabalho realizado. Uma nova licitação já está sendo preparada e deve ser lançada até o final deste ano para dar continuidade à construção”, declarou  José Silveira. Ele disse ainda que somente a concretagem de blocos da base do prédio foram construídas. 



Apae de Esteio é bronze 
na Olimpíada Nacional


Quatro alunos da Apae de Esteio saíram vitoriosos da XX Olimpíada Nacional de Apaes, que foi realizada no município de Maringá, no Paraná. Os vencedores foram David de Oliveira Chaves Júnior, Gabriele Möllmann, Ingrid Schmidt e Rafael Lemos Fay que conquistaram a medalha de bronze na categoria Capoeira. Rafael também ficou no quinto lugar no ranking nacional em corrida para Síndrome de Down. Devido a esta conquista, o grupo foi homenageado no dia 13 de novembro, durante a sessão ordinária, no Legislativo da cidade. Um dos objetivos da honraria é valorizar aqueles de levam o nome do Município, para os mais distantes locais do mundo e conquista prêmios importantes.  
Sob orientação do instrutor e professor César Lima de Brito, a capoeira é praticada há três anos na instituição. “São 140 alunos que participam do esporte e exercitam os aspectos da coordenação motora, bem como alongamento, ritmo, canto e expressão corporal”, explica a diretora da instituição Tatiana Tanara.


Atividades marcam o dia 
Mundial do Diabetes na cidade

A passagem do Dia Mundial do Diabetes, que é lembrada no dia 14 de novembro foi marcada na cidade por diversas atividades de orientação a comunidade. A programação teve início no dia 10, com uma caminhada, que saiu defronte ao prédio da Prefeitura, que fica na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes até o espaço coberto da Rua Garibaldi. No local, foram oferecidos serviços como verificação de glicemia capilar, para pessoas com mais de 30 anos ou que se enquadrem nos critérios de risco da doença (hereditariedade, obesidade, sedentarismo, entre outros), dicas sobre saúde bucal, orientações farmacêuticas e avaliação nutricional.Dentro da programação, ainda a população pode fazer testes nas unidades de saúde do Município. Na Farmácia Básica, também ocorreu a verificação de glicemia pressão arterial, entre outras atrações. Um dos principais incentivadores para este tipo de mobilização são os Lions Clubes, em âmbito internacional. Em Esteio existem os Lions Centro, Industrial e Exposição. 
Já em Sapucaia do Sul também são três clubes de serviço. Um dos motivos é que uma das ações do grupo é proporcionar que as pessoas, principalmente que vivem em situação de vulnerabilidade social possam consultar um oftalmologista. Em função do estágio da diabetes, a doença pode deixar uma pessoa com consequências irreversíveis, como a cegueira.  A diabetes mellitus é uma doença de causa múltipla e ocorre quando há falta de insulina ou ela não atua de forma eficaz, causando um aumento da taxa de glicose (açúcar) no sangue.


Governo inicia negociações para 
o início das obras na RS-118

Além da medida, também está sendo feita 
um recapeamento provisório na via


Teve início no dia 12 de novembro, uma reunião entre o secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque com os responsáveis da construtora para viabilizar o início da duplicação do trecho de cinco quilômetros, na RS-118, que faz parte do lote 3. A intenção de começar as obras ainda em novembro foi confirmada pelos representantes da empresa. “Estamos acelerando ao máximo o processo para que possamos definir os últimos detalhes para iniciarmos os trabalhos neste trecho que jamais recebeu algum tipo de obra de duplicação”, afirmou Albuquerque. Ele salientou que a ampliação da via expressa é uma das prioridades da atual administração do governo estadual. “Já avançamos consideravelmente nesta demanda e vamos seguir trabalhando forte para tornar o sonho desta duplicação uma realidade”, comentou. 
PAVIMENTAÇÃO
Entre as ações de melhorias na RS-118, no dia 06 teve início uma intervenção emergencial na via, por intermédio do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer). Estão sendo recuperados cerca de 10 quilômetros da chamada pista velha, nos trechos mais críticos entre Sapucaia do Sul e Viamão, que encontram-se em más condições de trafegabilidade. As obras têm por objetivo garantir maior segurança ao usuário. “Queremos dar condições aos motoristas até concluirmos o projeto de reconstrução total da pista velha, que pretendemos iniciar em março do próximo ano, já transferindo o trânsito para parte dos 11 quilômetros que teremos de pista nova pronta”, explicou o secretário de Infraestrutura e Logística. Albuquerque salientou ainda que o asfalto que está sendo colocado é provisório, pois o Estado deve primar pela segurança das pessoas, o que justifica a urgência da intervenção. “Até termos o projeto de reconstruir 95% da pista utilizada hoje, precisamos dar conforto ao usuário, que sofre todos os dias na RS-118”, concluiu. 





Aniversário
Pe. André Boanerges Carbonera, missionário claretiano


“FELIZ ANIVERSÁRIO :  74 ANOS!  PADRE ANDRÉ...
 O senhor é uma pessoa muito especial e querida por todos. Merece que todos os que estão em sua volta gostem muito do senhor.
 Aniversário de pessoas maravilhosas como o senhor, merecem toda a nossa atenção, pois, mais um ano completado, é mais um ano de afeto, amor e amizade.
 Cuide-se!
Nunca perca esse sorriso...
Que gostamos tanto e seja sempre muito feliz!
Desejamos muita saúde, paz, felicidades!
Que Deus continue lhe abençoando e iluminando sua vida, para que com a graça que Ele lhe dá, possa iluminar a vida de todos que convivem com o senhor!

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!
 Com carinho, Marli, Tino, Mariane e Dayane.”

 PE. ANDRÉ
 “Neste seu aniversário, votos para que todos os momentos que estão por vir, sejam ainda melhores e cheios de saúde, paz amor e alegrias. Que pessoas que muito significam, estejam sempre por perto para compartilhar todos os seus momentos e a  cada dia possa realizar um dos seus sonhos!” Legião de Maria


Anna
(Terapeuta esotérica)

A dependência... Uma droga que tem solução!

Tu não precisas trabalhar fora, fazer compras, dirigir, cuidar dos filhos (os quais têm uma babá em tempo integral), limpar a casa (com uma excelente empregada doméstica que só vai para sua própria residência ao deixar a janta pronta para ti)...
Quanta dependência? Mas de repente te vês só, sem todo este amparo financeiro, seja lá qual for o motivo... O que tu fazes?
Para quem vem me acompanhando no Programa Alternativa, pela Rádio Jornal Destaque, certamente escutou quanto às mudanças que estão ocorrendo nesta virada de século! O famoso “fim do mundo”! Sim! O mundo da ociosidade, da preguiça, do menosprezo, do preconceito! É hora de entrar em ação, de atuar como um ser humano que realmente se preocupa e quer verdadeiras mudanças entre todos.  Uma atitude simples que fará a diferença: O teu movimento interior, a tua renovação de consciência, compreendendo a necessidade que tens em agir, visando ao bem comum!
Difícil para entender? Então, sai da cadeira, da cama (sem a preguiça de sempre), do comodismo; achando que os outros encontrarão a solução para tudo... Certo? Errado! Tu é quem vai começar a encontrar as soluções, antes de tudo, para o teu mundo, tornando-o mais alegre, mais útil, mais acolhedor. Depois, parte para o mundo alheio, oferecendo a tua vontade sincera de compartilhar!


Parque de Exposições Assis Brasil poderá ser gerido por empresa estatal pública

O projeto de remodelação da área foi 
apresentado pelo secretário estadual da 
Agricultura, em palestra para empresários


Transformar o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil em um polo permanente de eventos e com funcionamento o ano todo é a meta do governo estadual com o novo projeto de remodelação da área. A iniciativa foi apresentada no dia 07 de novembro, durante um encontro de empresários, em Porto Alegre. A ideia é realizar ao menos um evento por mês já a partir do próximo ano para que a utilização do parque não fique restrita ao período da Expointer. Conforme o titular da pasta de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi está em estudo a criação de uma empresa estatal pública para assumir a gestão do Parque Assis Brasil, pois atualmente, as atividades do local são de responsabilidade da secretaria, em que a ideia é torná-lo independente economicamente. “Estamos estudando as questões que envolvem os custos de criar uma empresa estatal, mas teremos vantagens que com certeza compensarão esses custos”, afirmou  Mainardi. Ele ressaltou na reunião sobre os principais pontos da remodelação da área, juntamente com Maurênio Stortti, o diretor-presidente da Consultoria Stortti, empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto.
ESTRUTURAÇÃO
Na reorganização do Parque, houve a divisão da área em três grandes núcleos: Agronegócio, Cavalo Crioulo e Mecanização Agrícola. Serão implantados também o centro comercial e de lazer, que preveem a construção de hotel, um espaço para eventos, além de um centro tecnológico, núcleo educacional e polo gastronômico. 
De acordo com Maurênio Stortti, além das obras na atual área, o projeto contempla uma nova área a ser desenvolvida e que receberá os empreendimentos.
As obras de melhorias – algumas já em andamento – contam com recursos na ordem de R$ 25 milhões, oriundos da Secretaria Estadual da Agricultura, BNDES e Ministério da Agricultura. Nos próximos oito anos, prazo para conclusão do projeto, o poder público deverá investir R$ 140 milhões na reparação do Parque. Caberá à iniciativa privada um investimento em torno de R$ 440 milhões para a construção em áreas a serem concedidas, como a destinada à construção do hotel. Uma das novidades durante o encontro foi que num acordo entre entidades será realizado um Festival de Gastronomia, marcado para 2013.



Encontro de jovens evangélicos 
é realizado na cidade


Foi realizado no Município o Congresso anual da AJOVEP, promovida pela Igreja de Cristo Pentecostal do Brasil (ICPB), nos dias 26,27 e 28 de outubro, na sede da ICPB, que fica localizada no bairro Santo Inácio. O presidente da AJOVEP, Juliano Fonseca disse que dentre as festividades foram abordados assuntos para os jovens, como sua importância na sociedade, assim como a presença de Cristo na vida de cada um. Também se apresentaram o grupo de coreografia Expressar da ICPB, do ministério de louvor e adoração da AJQUEP e com a participação especial da banda Jesus Pluged, do Ministério Manancial de Vitória de Esteio. Na programação, no dia 26, o evento contou com a presença do preletor Tiago Tavares da 1ª Igreja Batista de Esteio e no dia 27, o preletor foi Isael Pacheco, do templo de Manancial de Vitória. Já no domingo, o pastor Eliézer Pacheco encerrou a festa religiosa na comunidade. O término do evento teve ainda a presença do pastor presidente da ICPB, Luciano Ávila. Segundo os organizadores, aproximadamente 500 pessoas estiveram presentes nos três dias de festa. 


Moradores reivindicam mais segurança

O fechamento do posto policial contribui 
para o aumento da violência no bairro 
do Novo Esteio e nas imediações 


A falta de segurança tem deixado os moradores do bairro Novo Esteio amedrontados. Além da população, o problema também tem atingido os comerciantes que tem sido alvos constantes de assaltos e arrombamentos. Apesar da presença constante de veículos da Brigada Militar na localidade, a maioria das pessoas são favoráveis ao retorno do posto policial. De acordo com o líder comunitário, Enio Florêncio da Silva, a unidade da Brigada Militar no bairro foi inaugurado no início dos anos 2000 e por alguns anos foi importante para oferecer mais segurança no bairro, quando acionados para uma ocorrência. “Um dos motivos alegados pela corporação para o fechamento do prédio foi devido a falta de efetivo para atender a demanda, por isso foi implantado o sistema de ronda, por diversas vezes ao dia no bairro”, informou Silva. Ele ressaltou que por causa do crescimento da região, devido a construção da Rodovia do Parque, do Loteamento Industrial e também dos constantes eventos no Parque Assis Brasil, a partir de sua reformulação, haverá a necessidade de um policiamento que possa dar mais segurança ao local. “A ronda policial é importante, mas uma base ajuda a impor respeito e também dará mais mobilidade para outros pontos da cidade”, falou o líder comunitário.  
AMPLIAÇÃO
Segundo o tenente coronel do 34º BPM do município, Andreis Sílvio Dal’Lago, uma das primeiras providências, quando assumiu a corporação em fevereiro de 2011, foi encaminhar para os órgãos competentes uma solução sobre a morada de uma família num prédio público. “O processo em relação a esta situação está em tramitação na Procuradoria Geral do Estado e solicita que seja desocupado o local, após o resultado”, disse tenente coronel. Ele destacou que a medida que deverá ser tomada e viabilizar a transferência da área para o Município, onde a sugestão é a ampliação da unidade de saúde. “A construção de um posto policial foi uma conquista da comunidade e após esta medida queremos que seja revertido em um serviço qualificado para os moradores do local”, ressaltou tenente-coronel. 
Atualmente, o prédio policial tem servido provisoriamente como residência para a família de um brigadiano. 



Sindilojas completa 37 anos em prol do desenvolvimento


Uma noite de muita emoção e homenagens. Foi assim a passagem do 37º aniversário do Sindilojas Canoas, durante um jantar, que contou com a presença de 150 pessoas no salão do Canoas Tênis Clube. Estiveram presentes representantes de diversas lideranças da comunidade regional. Durante a solenidade foi realizado a apresentação prestigiaram o evento puderam assistir a apresentação de um vídeo institucional que contou a história, ex- presidentes, principais ações e a formação da entidade ao longo dos 37 anos. 
O presidente do Sindilojas, Itamar Tadeu Barboza da Silva destacou a importância do comércio na economia local e regional. A noite também foi marcada por uma homenagem aos ex-presidentes da agremiação patronal. Dois ex-dirigentes, Denério Rosales Neumann e Darci Corso contaram ao público, fatos marcantes de suas gestões. 
Os ex-presidentes presentes relataram como foi administrar a entidade, em suas respectivas ações. Entre as contempladas com um presente foi Ivone Longhi. Ela relatou que recebeu o prêmio com surpresa, por ter sido uma das pioneiras no comércio. “Chegamos atuar em momentos significativos no Brasil, em pleno período de ditadura militar”, enfatizou Ivone. 
O vice-presidente do Sistema Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn ressaltou o trabalho do sindicato por ter uma a característica empreendedora, que incentiva a mobilização em municípios próximos que tem o comércio, a indústria e os serviços, como o principal pólo de geração de renda e impostos. “Estes são  o setor que mais vem crescendo e vem dando oportunidades em todo o Estado”. Após o jantar, o público pôde conferir a apresentação de tango da Escola La Tablada, a qual ficou a cargo de Antônio La Tablada.
O Sindilojas abrange cidades como Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Nova Santa Rita, Triunfo e Santo Antônio da Patrulha. 


‘Casa do Papai Noel’ será aberta no dia 16

Apesar de estar faltando cerca de 40 dias para o Natal, os preparativos para a festa já estão a todo vapor. Além do comércio, as famílias também já estão se organizando para uma das mais importantes datas do ano. Para marcar este período, será inaugurada no dia 16 de novembro, a tradicional Casa do Papai Noel. Localizada na Rua Cláudio Manoel da Costa, 223, no Jardim Planalto, o espaço chama a atenção dos moradores e de pessoas que trafegam pelo local, devido a beleza e também cultuar junto a comunidade o espírito natalino. 
Segundo uma das responsáveis da ação, Roselaine Ferreira Arndt, esta mobilização já ocorre pelo menos pela quinta vez e tem por objetivo oferecer um Natal digno para as crianças carentes que residem no bairro e nas imediações. “A cada edição do projeto conseguimos superar nossas expectativas. Quando iniciamos somente 44 pequenos participaram da atividade, na Vila da Paz. O resultado tem sido tão significativo que estamos também levando um pouco de donativos para alguns locais em Sapucaia do Sul”, disse Roselaine. Ela informou que em 2011 foram entregues 1,5 mil brinquedos, 3.800 pirulitos, 150 pares de calçados e 400 peças de roupas.  Interessados em fazer doações podem entrar em contato pelos telefones 8104-8608 ou 8189-8137.


Saúde de Sapucaia é 
modelo para italianos 


Um grupo de italianos acompanhou o dia-a-dia do atendimento em saúde em Sapucaia do Sul. Uma médica, um psicólogo e duas antropólogas estiveram na cidade no dia 13 de novembro. Eles trabalham no Centro de Saúde Internacional da Universidade de Bolonha, conveniada com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.  
A secretária de Saúde, Lúcia Passero, destacou que Sapucaia é referência em diversas áreas na saúde, e por este motivo atraiu os europeus. “A organização e qualificação da rede de saúde e o novo modelo de gestão que implantamos são exemplos de experiências positivas que atraem profissionais e estudantes de diversos lugares que querem conhecer a nossa realidade”, disse Lúcia.  Durante a manhã o grupo visitou o Centro de Saúde Mental, e à tarde acompanhou uma reunião dos gestores da Secretaria de Saúde e o trabalho realizado na Unidade de Saúde da Família do bairro Freitas.  A médica Brigida Marta comentou que o atendimento em saúde no país é muito diferente do realizado na Itália. “É muito interessante podermos conhecer esta realidade. A forma como o indivíduo é cuidado, sendo observada não somente as questões de saúde, mas também a situação socioeconômica; o investimento na atenção primária e a abordagem integrada das equipes de Estratégia de Saúde da Família são fantásticas”, disse. O atendimento na rede pública de saúde de Sapucaia do Sul vem chamando a atenção de profissionais do exterior. No dia 20 de novembro Sapucaia do Sul receberá nova visita. Estudantes de Mestrado de Saúde Coletiva da UFRGS, que residem em diferentes países da América Latina, também acompanharão o atendimento de saúde ofertado aos sapucaienses. O Município já recebeu profissionais da Argentina e Equador, e teve suas experiências apresentadas em Cuba. 







‘Tartarugão’ sedia encontro de lutas

Competidores da cidade 
mostraram seu potencial no evento



No dia 10 de novembro, os esteienses tiveram a oportunidade de assistir uma das competições esportivas, que tem tido uma adesão significativa em todos os locais por onde tem passado, o MFC 7. O evento foi realizado no ginásio ‘Tartarugão’ e reuniu dezenas de pessoas que gostam do esporte. Durante a atividade ocorreu 14 lutas de Muay Thai e MMA. Um dos destaques da noite foram os atletas da Academia Haws, que além de ser o promotor da festa, também foi o responsável por conquistar o maior número de vitórias. Ao todo, a equipe esteve presente em nove combates e obteve cinco vitórias, três empates e apenas uma derrota. O lutador esteiense Ismael Fagundes foi a primeira atração do evento, onde teve a oportunidade de mostrar sua técnica e conseguiu vencer por nocaute técnico, o canoense Éder Machado. Já a terceira competição da noite, o atleta juvenil Ricardo Martins, com 16 anos venceu o ivotiense Marciel de Abreu. Segundo o organizador do evento, Hugo Krug, a competição foi um dos eventos que atraiu um público importante, não apenas da cidade, mas de outras regiões do Estado. “O público que saiu do ginásio ficou satisfeito com o resultado, pois demonstrou que a população está necessitando de mais eventos como este”, comentou Krug. Ele salientou que o apoio dos parceiros na realização da festa foi importante. “Agradeço a todos aqueles que de fato foram os verdadeiros responsáveis por viabilizar o Machine Of Figh 7”. Entre os colaboradores, o Jornal Destaque auxiliou na divulgação da competição, assim como o Armazém Sul Cereais, Gráfica Filber, Kamiseta.net e Fabex Bike. “A equipe Hawks foi a responsável para que tudo estivesse dentro da normalidade. Me sinto privilegiado de poder compartilhar momentos fantásticos”, falou o promotor do evento. 
ALGUNS RESULTADOS DA COMPETIÇÃO
Eduardo mostrou ser um grande guerreiro
No único revés sofrido pela Academia Hawks, o atleta Eduardo fez uma luta empolgante contra Luiz Henrique, tendo o último vencido na decisão dos juízes laterais.
Jonas Boeno vence em decisão polêmica
Na luta principal do evento, o canoense Adriano Nascimento fez uma luta épica contra o passo-fundense Jonas Boeno. Após 3 rounds, a vitória foi dada para Jonas apesar da grande maioria dos presentes entenderem que Nascimento deveria ter sido o vitorioso.
Bandido mostra mais uma vez ser um dos melhores do RS!
Em uma das lutas mais aguardadas pelo público, Paulo César Bandido entrou sob os aplausos de sua torcida. Após três rounds de amplo domínio, Bandido foi declarado vencedor pela decisão unânime dos juízes laterais.
Velasquez se mantém invicto
Josué Pain Velasquez fez uma luta perfeita, aplicou mais um nocaute e contabilizou mais uma vitória. Neste combate o público ficou um pouco apreensivo quando o atleta Rodrigos Benitez caiu e foi removido até o Hospital São Camilo, avaliado e liberado sem nenhuma lesão gerada pela queda. 




Colégio Coração de Maria
 realiza I Escola Aberta para Pais


No último sábado, dia 10, pais de alunos do Colégio foram convidados a conhecer melhor os serviços oferecidos pela instituição. Divididos em grupos, eles fizeram um verdadeiro “tour” pelas salas temáticas, laboratórios e demais instalações. 
No começo da manhã, foram recepcionados no Salão Nobre, depois conheceram o laboratório de robótica, o de línguas, vivenciando tudo como se fossem alunos. A maior parte, inclusive, estava acompanhada de seus filhos, num clima familiar, descontraído e agradável. Ficaram a par, em outro momento, da nova parceria do Colégio com o portal Educacional, em nível de Rede Verzeri, podendo trocar ideias e projetos com outras escolas do Estado. 
Visitaram o laboratório de ciências físicas e biológicas, assim como tiveram aulas especiais em salas equipadas com lousa interativa, o que permite tanto aos professores como alunos explorar recursos diferenciados de aprendizagem. 
No final da manhã, foi feita uma avaliação com os participantes, que consideraram positiva a experiência de conhecer melhor a escola onde o filho estuda. Uma mãe, inclusive, disse estar orgulhosa de participar da primeira edição desse projeto, que será avaliado e aperfeiçoado para os próximos anos. 







45 anos
No dia 08 de novembro, o Jornal Destaque comemorou a passagem de 45 anos, levando informação para as comunidades de Esteio e Sapucaia do Sul. Para marcar a data, houve uma confraternização entre funcionários e a direção. 


Homenagem ao 33º BPM

O comandante do 33º BPM de Sapucaia do Sul, major Ronie Coimbra foi um dos agraciados com o prêmio Lions Segurança 2012, entregue por representantes do Lions Clubes do Município. O evento ocorreu em 23 de outubro. A distinção ocorreu devido às ações realizadas na cidade, vinculadas ao policiamento comunitário. 



Feliz Aniversário

Luísa Jacobus comemorou com muita alegria no dia 8 de novembro seu aniversário com os amigos e familiares.



Festa

O colunista social Laney Langaro festejou no dia 07 de novembro, a passagem do seu aniversário. A data foi lembrada por amigos e familiares que lhe parabenizaram por este momento especial. 


Aniversário

Flávia Ribeiro e Cíntia Medeiros comemoraram a passagem de seus respectivos aniversários, na presença dos amigos e familiares, numa recepção que aconteceu no dia 27 de outubro, em uma casa noturna em São Leopoldo. 



Felicidades

O músico Sérgio Daitx festeja no dia 21 de novembro, seu aniversário. Este momento especial, Sérgio deverá receber diversas parabenizações pela data. 



Nascimento

A vovó Miguelina, os pais Alex e Bianca, os dindos Cristiano e Camila, os tios Rodrigo e Gisa, e as primas Martina, Eduarda e Luiza, comunicam com alegria a chegada do Murilo. Ele nasceu no dia 07 de outubro, pesando 2,830 quilos, medindo 49,50 centímetros, em Novo Hamburgo. Parabéns por mais um integrante da família. 


Comemoração

Doroti Soares Gerber comemorou no dia 12 de novembro, a passagem do seu aniversário. A data foi festejada por amigos e familiares. 



Polícia investiga morte 
de escultor sapucaiense

Ele foi encontrado morto próximo 
a cerca  da estação do trem, em Esteio


A Polícia Civil de Esteio investiga a possível causa da morte o escultor Pedro Oliveira. Ele foi encontrado morto nos trilhos do trem a cerca de 100 metros da Estação Esteio, no dia 10 de novembro, por volta das 20h30. 
Segundo o delegado Leonel Baldasso, alguns familiares já prestaram esclarecimentos, onde disseram que nos últimos meses estava depressivo, em função da depredação de seu jardim, que ficava localizado no bairro Primor.  “Agora devemos aguardar o resultado da necropsia para tomar as devidas providências”, disse Baldasso. 
Pedro era uma pessoa que ficou conhecida por fazer verdadeiras obras de arte em árvores, como da espécie pingo d’ouro. Devido a essa criatividade o local, por muitos anos se tornou ponto de referência na cidade, até como ponto turístico, devido a qualidade do trabalho executado pelo artista. Chegou a ser comparado com o personagem do filme ‘Eduard Mãos de Tesoura’. Ele já chegou a esculpir mais de 60 esculturas, com altura que ultrapassa mais de três metros, como helicóptero, taça da copa do Mundo de futebol. 
AMEAÇAS
Nos últimos meses, o escultor havia colocado uma faixa em frente a sua residência comunicando a população que não iria mais fazer seus trabalhos, pois havia sido destruído por vândalos. Durante uma de suas entrevistas ao JD, Pedro relatou que a primeira escultura havia sido uma chaleira e uma cuia. “Quando vi que tinha habilidade para coisa, não parei mais”. Ele disse ainda que engana-se quem pensa que as obras são feitas de “qualquer jeito”. Antes de começar uma nova escultura, Oliveira estuda as imagens, avalia proporções e começa o trabalho minucioso. A técnica, conhecida como ‘topiara’ começou a ser difundida na década de 50. 


Morre um dos últimos 
emancipacionistas de Esteio


Faleceu no dia 11 de novembro, em Porto Alegre, Rômulo Gomes Lisboa. Ele foi um dos integrantes da comissão que participou ativamente da emancipação de Esteio, Rômulo Gomes Lisboa. Aos 91 anos, Rômulo havia relatado ao Jornal Destaque que chegou na então vila de Esteio em 1946, onde trabalhou no Cimento Votorantim de 1947 a 1953. Mas na empresa Lansul, onde esteve por 19 anos, foi reconhecido e também conheceu muitas pessoas. “Trabalhei muito pela cidade, principalmente para que fosse emancipada. Me orgulho de fazer parte dessa história”. Ele havia destacado na oportunidade que um dos locais que gostava era o arco, na entrada da cidade, a antiga caixa d’água e os prédios pertencentes ao cine Imperial e Palácio.  Rômulo esteve presente em diversos momentos da história dos últimos 54 anos. “Assisti a implantação da luz elétrica, transporte, o asfalto e inaugurações de prédios públicos”, disse Lisboa.  Desde 2009, Rômulo optou em morar no Asilo Padre Cacique, na Capital. 




Segurança na região comercial 
é tema de reunião

Foram apresentadas medidas que serão aplicadas para proteger o cidadão e o empresariado


Representantes do segmento empresarial, associados e de segurança do Município estiveram reunidos no dia 08 de novembro, no auditório da Associação Comercial de Esteio. Um dos objetivos do encontro foi debater sobre o policiamento na cidade, principalmente com a proximidade do Natal. 
O tenente coronel do 34º BPM, Andreis Sílvio Dal’Lago falou que em outubro houve um aumento nos registros de furtos e assaltos, nos locais onde se concentram uma quantidade expressiva de estabelecimentos comerciais. Ele relatou que em uma semana, pelo menos seis lojas foram alvo de roubo ou arrombamento. “Devido alguns ajustes resolvemos antecipar a Operação Papai Noel, com a presença de policiais percorrendo os estabelecimentos e na busca de conhecer mais sobre a necessidade do empresariado, na questão de segurança”, disse tenente coronel. Andreis comentou que nos primeiros dias dezembro, guarnições irão percorrer as ruas da cidade, onde serão feitas abordagens e captura foragidos do sistema prisional. “Pretendemos oferecer para os esteienses mais segurança, principalmente nesta época do ano, quando há mais pessoas nas ruas e a circulação de dinheiro”, enfatizou Andreis Dal’Lago. Já o delegado Leonel Baldasso ressaltou que  a reunião foi satisfatória, onde foram apresentadas ações que devem ser colocadas em prática para oferecer mais segurança as pessoas e ao empresariado. “As operações integradas são importantes para coibir a violência”. Ele disse que se a legislação fosse mais rigorosa, talvez alguns delitos seriam evitados. “Há casos em que prendemos o indivíduo diversas vezes e em poucas horas já estava nas ruas cometendo novos delitos. Isto precisa acabar”. 
MEDIDAS
O presidente da Acise, Longuinho Muzykant comentou que as ações policiais são importantes, pois tem por objetivo tratar de maneira preventiva os delitos que estão sendo cometidos, nas regiões empresariais da cidade. “A ideia é que os comerciantes fiquem mais seguros com a presença de policiais na rua, proporcionando uma sensação de segurança”, disse Longuinho. Em Sapucaia, para oferecer mais segurança neste período do ano, conforme o sargento Geverson Ferrari, do 33º BPM, a Operação Papai Noel deve ser lançada no dia 01 de dezembro. Além disso, acontece regularmente reuniões com os empresários sobre os problemas relacionados a falta de segurança. 

Polícia prende suspeitos e encontram cemitério clandestino

Foi deflagrada no dia 13 de novembro, a Operação ‘Rosa Negra’, em que atingiu as cidades de Esteio e Sapucaia do Sul. Ao total, os policiais tinham 33 mandatos de busca e dez de prisão na região, que também incluía Novo Hamburgo. Durante as investigações, os policiais descobriram um cemitério clandestino em covas rasas, onde eram enterrados os desafetos executados pela quadrilha, após serem submetidos a uma espécie de tribunal do crime. A operação foi coordenada pelo delegado Tiago Lacerda, com o apoio do Grupo Tático do Grupamento de Operações Especiais (POE) e teve a presença de aproximadamente 180 agentes. Segundo o delegado Lacerda, uma das vítimas localizadas no cemitério clandestino foi identificada, como sendo um homem, que havia sido sequestrado em frente a sua residência e após executado, em razão de dívidas com drogas. Os líderes da quadrilha teriam substituído outro suspeito que havia sido morto com mais de dez tiros em junho deste ano. Este estava com passagem comprada para Porto Velho.



Traficantes são presos em Sapucaia


A 1ª DP de Sapucaia do Sul, coordenada pelo delegado Thiago Almeida Lacerda, cumpriu, mandado de busca e apreensão na Vila Fortuna, numa ação contra o tráfico de drogas. A ação foi realizada no dia 07 de novembro. 
Conforme Lacerda, com os gerentes gerais do tráfico presos na ‘Operação Redenção’, a delegacia começou a receber denúncias de que outros grupos estão tentando expandir e instalar novas bocas de fumo na localidade. O delegado afirmou ainda que diante destas informações foi instaurado inquérito policial e mediante investigação e cumprimento de mandado de busca foram presas quatro pessoas em flagrante por tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas e porte ilegal de arma de uso restrito.



Colisão entre veículos deixa feridos

Um acidente entre dois veículos resultou em três pessoas levemente feridas. O fato ocorreu no dia 06 de novembro, por volta das 8h45, na Rua Agostinho Camilo de Borba, no Bairro do Parque. De acordo com o depoimento prestado por um dos envolvidos no acidente, um condutor vinha na mesma direção do que outro veículo e não deu tempo de frear, chegando a bater. Com o impacto da colisão, um dos carros foi jogado em direção de um terreno baldio. 
O motorista de um dos automóveis e dois caronas ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital São Camilo com escoriações. Os veículos foram recolhidos. 



Celebrações em homenagem a Nossa Senhora das Graças inicia dia 16

As atividades fazem parte também 
das comemorações de 60 anos da paróquia

Inicia no dia 16 de novembro, a novena em homenagem a Nossa Senhora das Graças. Neste ano o tema é Maria – A mulher que acreditou. A ação ocorre dentro das comemorações de 60 anos da paróquia. As celebrações religiosas serão ministradas por diversos padres da cidade e da região. Assuntos diversos serão enfocados durante a novena que encerra no domingo, dia 24. A festa de Nossa Senhora das Graças terá início às 10 horas, com uma missa festiva e às 11h15, acontece uma carreata por algumas ruas e avenidas da área central do Município. Por volta do meio dia, ocorre um almoço de confraternização, seguido de tarde festiva com sorteio de ação entre amigos e baile. 
O templo religioso fica localizado na Avenida Presidente Vargas, 910. Informações pelo telefone 3473-1261 ou 3459-5840. O endereço eletrônico da paróquia é gracas.esteio@cpovo.net. 
PROGRAMAÇÃO DA NOVENA
16/11 – 20 horas: Batismo: o início de um caminho a ser trilhado / Celebrante: padre Francisco
17/11 – 19 horas: Unidade e Fé na Trindade - Procissão luminosa, com saída da igreja e percorrendo as ruas Rio Pardo, Travessa São Francisco, Castro Alves e Avenida Presidente Vargas / Celebração: padre Cristiano
18/11 – 19 horas: Sol da Terra e Luz no mundo / Celebrante: Diácono Carlos Prietto
19/11 – 20 horas: A fé que atua pelo amor / Celebrante: padre Léo Hastenteufel
20/11 – 20 horas: Eucaristia: Centro da nossa fé - Capelas Eucarísticas das 15h às 19 horas
21/11 – 20 horas: Em que cremos / Celebrante: padre Alexandre Longhi







Nenhum comentário:

Postar um comentário