quinta-feira, 18 de outubro de 2012

EDIÇÃO 1854







Comemoração
Um jantar baile promovido pelo Centro de Educação Básica Oswaldo Aranha será realizado dia 20 de outubro no salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a partir das 20 horas. O baile será animado pela Banda Estação 5 e haverá sorteios de brindes. Mais informações pelo telefone 3473-6079. O salão de festas fica localizado na Rua Agostinho Camilo de Borba, 456, Novo Esteio. 

Iniciativa
Com o término de um pleito municipal, há questionamentos por parte da comunidade para os representantes dos partidos, principalmente qual será o destino das placas e dos ‘santinhos’, que sobraram da campanha. Alguns políticos conscientes, ao invés de jogar fora, pretendem doar para usinas de reciclagem ou para os catadores, que provavelmente darão um destino correto, não jogando na rua. 









Visitação
O Parque Zoológico registrou no feriado do dia 12 de outubro seu segundo maior público do ano, cerca de 15 mil visitantes entre pagantes e isentos, sendo apenas superado pelo dia 1° de maio, aniversário do Zoo, dia em que o ingresso é gratuito. 
Apesar do grande movimento, nenhum incidente foi registrado, apenas atendimentos médicos de rotina foram realizados por uma equipe do Samu. A estrutura de segurança teve o apoio da Brigada Militar e a Guarda Municipal. Com cerca de mil animais e um acervo de 130 espécies o Parque Zoológico pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 8h30 às 17h. 

Polícia
Um rapaz foi preso acusado de tráfico de drogas no bairro Colonial em Sapucaia do Sul, por policias da 1ª Delegacia de Polícia, coordenados pelo delegado Thiago Almeida Lacerda. O rapaz estava sendo investigado e já havia sido preso temporariamente em agosto. 

Pós - Eleição
Após o término do período eleitoral, onde foi escolhido o prefeito e os vereadores no país, o próximo passo é a especulação dos nomes do futuro secretariado, que deverá assumir as suas respectivas funções. Alguns irão começar a trabalhar somente em 2013. Além também há cogitações de pré-candidatos a Assembleia Legislativa, em 2014. 





Motoristas que trafegam pelas ruas Lobo da Costa e Papa Paulo VI, no bairro Novo Esteio deve ter atenção redobrada. O principal motivo do alerta são as crateras que ainda não foram pavimentadas na via. Apesar de não ser profunda, mas a dimensão do buraco assusta quem passa pelo local. Para tentar amenizar a situação, alguns moradores colocaram areia, com o propósito de suavizar o impacto com a passagem do automóvel. 




Jantar-baile
Estão a venda os convites para o Jantar Baile do Colégio Coração de Maria que ocorrerá no dia 20 de outubro, a partir das 21 horas. O jantar baile será realizado no ginásio de esportes da instituição que fica localizado na Rua Padre Felipe, esquina com a Rua Coração de Maria. Os convites podem ser adquiridos na secretária do colégio. 


Festa
A Sub-seção da OAB de Esteio está promovendo o 18º jantar-baile da entidade. A festa acontece no sábado, 27 de outubro, a partir das 20 horas, no Salão Internacional no Parque Assis Brasil. Os convites já estão a venda e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3033-1978 ou através do site www.oab.org.br. 


Cultura
O Centro de Educação Infantil Brincar e Aprender realiza no sábado, 27 de outubro, das 10h às 12h, na quadra do condomínio Morada II, o I Evento Cultural. Está previsto a realização de oficina de dança de rua, roda de capoeira e Feira do Livro, com a Editora Ciranda de Livros. A instituição fica na Rua Bento Gonçalves, nº 1244, Morada II - no Centro. 



Comerciantes da Rua Santana reivindicam câmeras de videomonitoramento

Solicitação é em função dos 
constantes assaltos e furtos na região



Devido a falta de segurança, alguns comerciantes na Rua Santana, fizeram um abaixo assinado, solicitando aos órgãos competentes a instalação de câmeras de segurança. Um dos objetivos da ação é inibir assaltos e furtos nos estabelecimentos da região, em função do aumento de estabelecimentos comerciais.  O documento foi assinado por aproximadamente 300 pessoas e sendo encaminhado também para a Câmara de Vereadores no dia 18 de setembro. A comerciante Maria Reis disse que através de sua iniciativa teve a idéia em fazer o abaixo assinado e mobilizou os demais comerciantes para a instalação dos equipamentos. “Meu portão foi arrombado pelo menos três vezes e somente no período noturno. Batalhei para tentar inibir a ação dos ladrões’’, comentou Maria. Ela salientou que nem todos os proprietários aderiram ao abaixo assinado. Já a proprietária de papelaria, Marzete Machado Oliveira alegou que o movimento nos finais de semana é muito intenso o que dificulta o controle, em especial dos pequenos delitos como furto. “Há muitos motociclistas que rondam o comércio, informando outros indivíduos para fazerem o assalto”, ressaltou Marzete. 
Moradora do bairro há mais de 15 anos, Berenice Carbone enfatizou ser favorável a instalação de câmeras de videomonitoramento na rua. “É muito perigoso para os clientes, pois podem ser assaltados a qualquer momento. Essa medida também ajuda na segurança do bairro”. 
POLICIAMENTO
Conforme o tenente coronel do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Andreis Sílvio Dal’Lago, na região é realizado constantemente policiamento ostensivo, através de carro e de motocicleta. “As vítimas devem registrar ocorrência sobre o fato e procurar o batalhão que fica na Rua São Jerônimo esquina com a Pelotas para termos mais detalhes”, informou o tenente –coronel. Em relação as câmeras de videomonitoramento, a assessoria de comunicação da prefeitura informou que o Município foi contemplado com mais equipamentos, mas ainda não há locais onde serão instalados os novos instrumentos. 



CFT V promove festa da 
cidadania para comunidade



O Centro de Formação Teresa Verzeri está organizando a 11ª edição da festa Expressando-se com Cidadania. O evento ocorre no dia 27 de outubro, a partir das 13 horas, nas dependências da instituição. Além de apresentações artísticas, também estão previstos alguns serviços para a comunidade. Um dos objetivos da ação também de integrar os alunos e a comunidade mostrando a infraestrutura do local, para que os parceiros tenham conhecimento das atividades que são oferecidas para crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade na cidade. Na edição da festa em 2011, aproximadamente 600 pessoas estiveram prestigiando o evento, que teve como tema a evolução da música a partir da década de 60 até o ano passado. 
O CFTV fica localizado na Rua São Luiz, bairro Parque Amador. 



Horário de verão inicia no dia 20


O horário de verão começa neste sábado, 20 de outubro para os moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal. Os moradores destas regiões deverão adiantar os relógios em uma hora à meia-noite de sábado para domingo.
Segundo os órgãos competentes, durante o período haverá uma redução média de 5% no consumo de energia elétrica no horário de pico, que vai das 18h às 21h. Este ano uma novidade na troca de horário. O Estado do Tocantins fará parte do novo horário, enquanto isso, a Bahia foi excluída, de acordo com decreto publicado no Diário Oficial na terça-feira, dia 16 de outubro.  O horário de verão vai até 17 de fevereiro de 2013.



Estudantes de Esteio 
vencem copa de judô

Grupo irá participar de um 
campeonato em Santa Catarina



Quatro alunos do Programa Mais Educação que participaram da Copa Venâncio Aires de judô se classificaram no dia 06 de outubro, para o Meeting Infantil e Infanto-Juvenil de Judô. Pela Escola Maria Lygia Andrade Haack, os estudantes Kathiely Soares Queiroz, na categoria Infantil-Médio, e Diemes Roberto Freitas Junior, na categoria Sub-13-Super Ligeiro tiveram um resultado satisfatório. Já do Eva Karnal, André Joaquim da Silva, categoria Sub-13 Ligeiro e Evandro Luis Batista, categoria Sub-13 Pesado, também atingiram uma boa colocação na competição. De acordo com os organizadores do campeonato, os quatro primeiros colocados de cada categoria irão participarar da atividade. Estiveram presentes na competição no município localizado no Vale do Rio Pardo, mais de 600 atletas do Estado.  
Segundo com o professor Tiago Klein, após o término da competição teve início os preparativos para levar os alunos para a competição. “O grupo inclusive está buscando parceiros para custear a viagem”, informou Klein. Ele salientou que o professor que dá as aulas de judô é Leonardo Machado. 
DEDICAÇÃO
A aluna Kathiely Soares, 10 anos, que conquistou a medalha de ouro salientou que foi importante ter ganho a primeira medalha de ouro, como competidora. “Agora pretendo representar a cidade no campeonato fora do Estado”. Os atletas das escolas competiram pelo Grêmio Náutico União, que foi o grande vencedor da competição. O Centro de Educação Clodovino Soares também participou da atividade esportiva. 
Ao todo, o Maria Lygia ganhou duas medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze; o Eva Karnal conquistou uma prata e um bronze, e o Clodovino Soares, uma medalha de ouro.
O Meeting Infantil e Infanto-Juvenil de Judô irá ocorrer nos dias 09 e 10 de novembro, em Florianópolis, Santa Catarina.



Sede campestre do Clube do 
Comércio era entregue 
aos sócios há 33 anos






Palco de diversos eventos sociais, culturais e desportivos, o Comércio Campestre Clube foi a segunda entidade social que surgiu em Esteio, em 22 de fevereiro de 1945. Muitos associados acompanharam o desenvolvimento do clube desde sua criação. Com o aumento de sócios, a diretoria teve que fazer algo para ampliar o espaço, a partir da implantação da sede campestre. Segundo relatos obtidos no livro Ao Longo dos Trilhos, de Miguel Luz, em 1977, ao assumir a presidência do clube, Darcy Zolin, em parceria com a atual diretoria deram um novo rumo a entidade com mais dinamismo e coragem. Entre as principais ações foi a aquisição de terras para a construção da sede campestre. No dia 22 de março de 1978, os responsáveis pelo clube assinaram a aquisição da área, que fica na estada do Morro de Sapucaia em mais de três hectares, ficando apenas seis quilômetros da sede social. A direção havia prometido e no dia 21 de outubro de 1979, a sede foi entregue aos associados e familiares, que assistiram junto à quadra de tênis o corte da fita inaugural, feita pelo prefeito Clodovino Soares e o presidente do Conselho Deliberativo, Lizandro Araújo Filho. O encerramento foi marcado com um almoço de confraternização. O mês de outubro também tem um significado especial, pois em 06 de outubro de 1986, o nome passa a se chamar Comércio Campestre Clube, mas até os dias atuais é conhecido como Clube do Comércio. 


Homenagem a Antônio Maria 
Claret inicia em 25 de outubro

A partir do dia 25 de outubro, inicia a festa em homenagem a Santo Antônio Maria Claret. O tríduo será aberto com a celebração do padre Tiago Cantuária Tedesco, às 20 horas, com o tema ‘Ano da Fé’. Já no segundo dia, a mobilização religiosa fica a cargo do padre Rafael Martins Fernandes, em que o tema é ‘A Oração do Creio’. O último dia, o pároco Carlos Alberto Jahn irá conduzir a solenidade, em que o assunto abordado será ‘A Igreja, comunidade de fé’. Para a festa, no dia 28, está previsto para às 10 horas, a procissão e às 10h40, missa solene com padre Valdemiro Schäfer. Ás 12 horas, será servido um almoço de confraternização, onde os convites já estão a venda, com a equipe organizadora. À tarde acontece festejos populares com baile, sorteio de prêmios, entre outras atrações. 
TRÍDUO
25 de outubro – 20 horas
Tema: Ano da Fé
Comunidade Santa Rita – Pastoral do Dízimo
Coordenação: Festeiros e Ministros
Animação: Equipe Santa Rita

26 de outubro – 20 horas
Tema: A Oração do Creio
Comunidades Mãe de Deus e Santo Inácio – Pastoral das Capelinhas, Catequese de Primeira Comunhão e Crisma. 
Animação: comunidade do Santo Inácio

27 de outubro – 20 horas
Tema: A Igreja, comunidade de fé
Comunidades Aparecida e Pádua – Pastoral da Criança, coroinhas e Grupo de Jovens Shalom
Animação: Claret


Encontro discute futuro 
do Seminário Claretiano

Na reunião foram apresentadas ações 
em que pode ser transformado o local


Foi realizado na tarde de 17 de outubro, uma reunião com representantes da secretaria de Cultura, Planejamento e Gestão, além da associação de moradores do Parque Claret e da igreja. Um dos objetivos da mobilização foi apresentar um projeto da planta do complexo do Seminário Claretiano, onde podem ser instalados empreendimentos importantes para o local. O encontro ocorreu no auditório da Casa dos Conselhos.  Segundo a titular da pasta de Planejamento, Bernadete Konzen, o foco principal da reunião foi mostrar um pré-estudo sobre os possíveis usos dos prédios, em prol da comunidade. “O grupo de trabalho está fazendo a sua parte e com a captação de recursos, junto ao governo federal e estadual, será importante para dar um novo rumo ao local”, disse Bernadete. A responsável pelo restauro, Helenice Macedo explicou que o prédio que estava em ruínas foi feito um estudo de viabilidade e também poderá ser recuperado, podendo sediar espaços para livraria, lan house e até para alugueis de eventos. “Pretendemos fazer uma área auto sustentável em seu conjunto”, disse Helenice. Ela falou que o prédio que está em melhores condições poderá ser transformado em uma escola de artes e ofícios , com salas para diversas finalidades como brinquedoteca, informática e uma capela ecumênica. “O local também sofrerá com instalações que atendem as necessidades dos portadores de necessidades especiais”, comentou Helenice. Entre as novidades apresentadas estão a instalação de um museu num dos locais, que poderá guardar parte da história de Esteio que ainda não foi destruída.


Encontro de Coros acontece no dia 20

Grupos de diversas regiões participam do evento


O 4° Encontro de Coros de Esteio acontece no dia 20 de outubro, a partir das 20 horas, no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gava. Um dos objetivos do evento é proporcionar que os corais divulguem seus trabalhos para a comunidade e também incentivem para que mais pessoas participem deste tipo de arte. A solenidade de abertura será feira com o Coro anfitrião, seguido de outros grupos da região e dos outras partes do Estado. O Encontro de Coros é um projeto que conta com apoio do Fundo Municipal de Produção Artística e Cultural (Funproarte), gerenciado pela secretaria de Arte e Cultura. Os interessados em participar a entrada é franca. Mais informações pode ser obtido pelo telefone 3473-0414. 
PROGRAMAÇÃO
Coral Municipal de Esteio
Coral Outono e Encanto - Torres
Coral Municipal de São José do Hortêncio
Coral FAE – Sapucaia do Sul
Coral Cecune - Porto Alegre


Alunos do Colégio Coração de Maria comemoram Dia da Criança brincando


Alunos de todas as idades aproveitaram as comemorações da Semana da Criança, que ocorreu entre os dias 08 e 11 de outubro. Na segunda pela manhã, os alunos de 6ª série a 3º ano do Ensino Médio puderam levar skate, patinete e roller para brincar durante o recreio, que foi estendido. Os maiores, do ensino médio, participaram de torneios esportivos de futsal e handebol. À tarde, a criançada da educação infantil e das séries iniciais assistiram a filmes com direito a doces e pipoca. Na terça-feira, foi o Dia do Sorvete, quando as crianças puderam aproveitar também os brinquedos infláveis e outras atrações colocadas no Ginásio. Na quarta-feira, foi a vez do Projeto de Leitura Viva, com contação de histórias e muitas brincadeiras. Na quinta-feira, foi o Dia da Criança Solidária, quando encerrou-se a Campanha de Arrecadação de Brinquedos que serão destinados a crianças carentes de Esteio. Além disso, no final da tarde, as crianças do Coração também ganharam seu presente especial preparado, com todo carinho, pelas professoras e equipe pedagógica. 


Audiência pública discute implantação de nota fiscal eletrônica na cidade

A implantação da nota fiscal eletrônica em Esteio vai ser debatida em audiência pública no dia 24 de outubro, às 19 horas, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. O pedido é da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. O projeto, que é de origem do Executivo tramita nas Comissões Permanentes pretende alterar e acrescentar dispositivos na Lei Municipal nº3.636/03, que instituiu o Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISSQN). Segundo integrantes da secretaria da Fazenda, a, pelo menos um ano este assunto está sendo debatido internamente. Para debater a matéria, o Legislativo estará convidando  representantes dos segmentos empresariais como da Acise e CDL, além de lojistas e prestadores de serviços. A proposta já havia sido pauta de reunião entre os vereadores e integrantes da secretaria da Fazenda, assim que o projeto chegou ao Legislativo, em 13 de junho deste ano. Segundo o Executivo, o sistema informatizado no estabelecimento será de grande auxilio para o empresário, bem como para o contribuinte, que terão mais facilidade e agilidade com o serviço. A Câmara fica localizada na Rua 24 de Agosto, 535, Centro. Informações pelo telefone 3458-5000.



Aprovado mudanças na lei do IPTU


Foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo, o artigo 1º da Lei Municipal 5.165, de 18 de outubro de 2010. Na mudança, fica estabelecido que o Executivo está autorizado a conceder descontos sobre o valor do IPTU, a partir de 2013, em cota única, com 20% de desconto para pagamento até o quinto dia útil de janeiro. Segundo a justificativa do projeto, a antecipação do pagamento visa atender as necessidades do contribuinte, de acordo com a data de gratificação salarial, assim como o provento dos aposentados e pensionistas. Essa medida leva em conta que nos últimos dias de janeiro, muitas pessoas encontram-se de férias ou não receberam seus benefícios. A iniciativa também tem por objetivo aumentar a arrecadação, gerando uma antecipação de receita. 



Prédio do Hospital São Camilo 
era inaugurado há 49 anos

Local é a principal referência 
na área da saúde no Município





Com o desenvolvimento da cidade, em meados dos anos 60, os doentes tinham que se deslocar para Porto Alegre ou São Leopoldo. Tentando reverter a situação e um forte movimento, no dia 20 de outubro é lembrado pela passagem dos 49 anos de inauguração do prédio do Hospital São Camilo. De acordo com relatos do livro Ao Longo dos Trilhos, de Miguel Luz, a ideia em construir uma casa de saúde na cidade surgiu em 09 de abril de 1951, quando um grupo formado por pessoas de diversos segmentos da comunidade ajudaram a fundar a Associação Beneficente Hospital Geral de Esteio. A sede estava localizada na rua Bagé, hoje, Padre Felipe. Neste mesmo ano foi aprovado seus estatutos e eleita a primeira diretoria. O primeiro presidente foi Galvany Dornelles Guedes, tendo como primeiro vice, Luiz Alécio Frainer e o segundo, Padre Geraldo Penteado de Queiroz. O terreno foi doado por Osmundo Reupert no dia 01 de maio de 1952, quando na oportunidade foi lançada a pedra fundamental. A Casa de Saúde veio a abrir para a comunidade dozes anos após seu lançamento. 
MUDANÇAS
Em 26 de setembro de 1963, chegaram ao hospital as duas primeiras irmãs camilianas. Após quase duas décadas de trabalho, um desentendimento com a direção levou as irmãs deixarem o local em 04 de janeiro de 1985. Após cinco anos de reivindicação da comunidade, devido ao trabalho de qualidade das freiras, as camilianas retornaram as suas funções.  Já nos primeiros anos de funcionamento, em função da demanda de pacientes, a administração municipal fez um empréstimo na Alemanha para a aquisição de um aparelho de Raixo – X e outros equipamentos. 


Festas em homenagem a Nossa 
Senhora Aparecida na região

Em Esteio e Sapucaia, igrejas fizeram 
eventos que mobilizou a comunidade



A festa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida no município foi marcado por celebrações religiosas, procissões e almoço de confraternização. Uma das maiores festas na cidade ocorreu no bairro Novo Esteio que reuniu cerca de 900 pessoas, no dia 12 de outubro. A solenidade teve início com uma missa celebrada pelo pároco Cristiano da Rosa. Durante o evento, ocorreu a apresentação da nova estrutura do templo, com a inauguração da rampa de acesso para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção e da porta corta fogo. A bênção especial teve a presença da imagem da padroeira do Brasil e da comunidade. Foi realizada uma procissão motorizada pelas principais ruas do bairro e da área central da cidade, em que a imagem estava sendo conduzida pelo caminhão do Corpo de Bombeiros. De acordo com o padre Cristiano, este momento para a paróquia é importante, pois além da nova estrutura, com condições adequadas para oferecer mais segurança aos fiéis, também há um significativo, em relação ao acesso a casa. “São novas portas que incentivam as pessoas intensificarem a fé. Além disso, o local está sempre aberto para receber o público que busca conforto”, disse padre Cristiano. Após o almoço de confraternização que contou ainda com sorteio de brindes, houve um baile que foi animado pelo conjunto Sax Banda Show. No bairro Jardim Planalto, a festa também reuniu um público significativo que participou de uma missa solene, almoço e atividades, durante a tarde. Já em Sapucaia do Sul, a igreja, que fica no bairro Boa Vista, as ações em homenagem a padroeira do país aconteceu no domingo, dia 14, que também teve uma adesão importante de fiéis. 


Pe. André 
Boanerges Carbonera, 
missionário claretiano

Padre Claret em Destaque

No dia 24 de outubro de 2007, a Escola Estadual Santo Antônio Maria Claret, de Esteio, comemorou os 50 anos de existência, como Escola do Estado. Padre André foi convidado para representar os claretianos e comentar sobre Santo Antônio Maria Claret. Também membros dos Claretianos Leigos compareceram. Tudo foi muito “claretiano” e comovente! Chamou a atenção o pôster do Padre Claret que resistiu ao fogo, miraculosamente. Na parte inferior do pôster, lê-se a seguinte nota:
 HISTÓRIA MIRACULOSA –
Na madrugada do dia 10 de janeiro de 1995, marginais incendiaram uma parte da Escola Santo Antônio Maria Claret: Cozinha, sala dos Professores, Secretaria e Direção. Este pôster do Padre Claret se encontrava na Secretaria.
O vidro foi quebrado. Queimou a moldura. Mas, o pôster do patrono ficou como se vê: Desbotado, mas inteiro. Mais. Nenhum documento importante, e dos arquivos, foi queimado. As conseqüências poderiam ter sido terríveis. Santo Antônio Maria Claret, ou Padre Ctaret, defendeu a Escoía, mais uma vez. Padre Claret, abençoai, sempre, nossa Escola! Amém! E viva o Santo Patrono! A então Diretora afirma que, quando viu o incêndio, ficou revoltada e desabafou: “ - Oi, Padre Claret?! Onde o senhor está? Dizem que o senhor nos protege contra o fogo ... Olhe, ali! Vamos perder tudo ... Ficaremos sem história...” No entanto, quando ela percebeu que todo o histórico do colégio estava salvo, ajoelhou-se, no pátio, e pediu perdão ao Padre Claret... Foram queimados, apenas, os cadernos de chamada... Quem for a Esteio, visite a Escola Santo Antônio Maria Claret, e comprove! Indubitavelmente, um baita milagre, através da intercessão de Padre Claret! O pôster “milagroso” já percorreu as capelas de Esteio. Vale a pena conhecer!


Anna
(Terapeuta esotérica)

Por que Deus não te ajuda?

Tu andas triste porque não conseguiste aquele emprego tão sonhado?
E a pessoa amada se foi? Perdeste um ente querido?
Trabalhas muito, mal tendo tempo para viver, e recebes um salário um tanto baixo?
Acabaste de ser demitido? Queres ter um filho, mas não consegues?
É... Será que Deus tirou suas tão desejadas férias?
Claro que não! Ele está sempre atento e presente em tua vida!
Mas tu insistes em perguntar  “por que estás na pior”! Rezas, mas teus pedidos não são atendidos! Nem sempre aquilo o que tu achas que te farás feliz é verdade!
Se não és correspondida(o) no amor, podes ficar animada(o), porque ALGUÉM muito especial está a tua procura! Se saíste do emprego, agradece! Existe outro emprego o qual te trará uma remuneração muito melhor, resultando numa plena realização!
Tudo está correto no Plano Espiritual! Deus sabe exatamente do que tu precisas para ser feliz! Basta acreditar com muita fé, com o coração aberto, sem dúvidas!




Rotary Club Esteio promove festa 
para crianças em Sapucaia

A ação ocorreu na sede campestre do 
Clube do Comércio em Sapucaia




Cerca de 150 crianças participaram da festa em homenagem ao Dia das Crianças organizado pelos integrantes do Rotary Club Esteio. O evento ocorreu no dia 12 de outubro, na sede campestre do Clube do Comércio, em Sapucaia do Sul. Pela manhã, os pequenos se divertiram com brinquedos infláveis e atividades recreativas. Além disso, houve a distribuição de doces, refrigerantes e brinquedos. Os participantes da festa foram selecionados através do trabalho desenvolvido pela irmã Ana Garaffa. 
Segundo o presidente do clube de serviço, Ivone Rockembach, o evento que acontece anualmente foi possível por intermédio dos recursos financeiros obtidos com a venda de lanches durante a Expointer, no Parque Assis Brasil. “É uma satisfação poder observar a alegria no olhar de cada criança. Mesmo sendo poucos membros, mas trabalhamos como um exército, em prol da cidadania dos mais necessitados”, disse Ivone. 
COLABORAÇÃO
Segundo irmã Ana Garaffa, os pequenos que participaram da ação são em sua maioria oriundos dos trabalhos sociais mantidos junto às comunidades carentes da cidade. 
“Além da diversão, todos são contemplados com brinquedos e alimentos”, destacou irmã Ana.  Após o encerramento da festa no Clube do Comércio, os voluntários levaram brinquedos e alimentos para a sede da associação dos moradores da Vila Nova, que fica na Rua Rio Grande. 



Museu Destaque completa 21 anos na defesa da história de Esteio 

Devido a falta de incentivo, o espaço
 cultural ameaça a fechar suas portas


Tendo por objetivo em preservar a história de Esteio, ao longo dos anos, Miguel Luz reuniu objetos, fotos e documentos significativos que retratassem a história e a evolução do Município. A ideia em criar um museu surgiu em 1987, quando o Jornal Destaque realizou uma exposição, juntamente com o Foto Ramos, intitulada “Esteio: Ontem e Hoje”. 
Apesar das dificuldades enfrentadas, a determinação de Miguel Luz em ter um espaço histórico foi importante, pois o sonho começava a se tornar realidade. O material que vai compõe o museu contam desde o início do povoamento na Vila do Esteio, passando pelas batalhas em defesa da emancipação até manuscritos que mostram a evolução da cidade durante os 57 anos de existência. Com a quantidade de material, o diretor do JD resolveu montar um local, em que a comunidade, estudantes e visitantes possam conhecer mais sobre a história e a cultura dos esteienses.  
De acordo com informações do livro Ao Longo dos Trilhos, num clima de alegria e emoção, no dia 17 de outubro de 1991 o Museu Destaque foi inaugurado. Representantes de diversos segmentos da comunidade participaram da solenidade. Na ocasião, Miguel Luz explicou a finalidade do espaço, bem como a dificuldade em conseguir um acervo tão importante. 
ACERVO
Durante o evento, a secretária de Educação e Cultura, Marília Timm e o prefeito Clodovino Soares reafirmaram a intenção de construir uma casa de cultura e colocar salas a disposição do museu, que permanece no mesmo local até hoje. Após o corte da fita inaugural feito pelo chefe do Executivo e Carmen Costa, o padre Guido Klein fez a bênção do espaço cultural.  
O museu possui um acervo de aproximadamente três mil peças entre objetos e fotos antigas, desde o século XIX até os anos 2000. Os visitantes podem ver equipamentos como ligadas a comunicação máquinas de escrever e fotográficas, projetor de filmes, microfones, entre outros. Além disso, é possível conhecer algumas imagens sacras, como também movéis, instrumentos musicais e acessórios. 
VISITAS
Ao longo das mais de duas décadas de funcionamento, o Museu Destaque é o único local em que principalmente estudantes da cidade e universitários tem para pesquisar sobre a história de Esteio. Turmas ou pequenos grupos foram responsáveis pelas atividades no espaço. Dentro das comemorações de 45 anos do Jornal Destaque, um grupo de alunos do Centro de Educação Camilo Alves esteve visitando o acervo e também conhecendo a nova estrutura do JD, inclusive o estúdio onde está em atividade a Rádio Jornal Destaque. O Museu fica na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134, Centro. 



















Bailarina esteiense participa de eventos

Aos 15 anos, Mariana tem conquistado o reconhecimento da crítica e do público


Mariana Cardoso tem se tornado um destaque na dança não apenas em Esteio mas em outras cidades do Estado. Prestes a completar 15 anos, a menina se dedica a dança desde que sua mãe Maria Sanchez Cardoso a colocou para fazer aulas na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, quando ela tinha apenas dois anos e seis meses. Mesmo dividindo seu tempo entre a escola e a dança, Mariana ainda continuará a representar a cidade e escola de artes Edohfis. A jovem disse que para se manter na dança o apoio da família e de sua professora e amiga Lico Schamnn são fundamentais. “Um dos principais eventos em que participei foi no Sul em Dança onde tive minhas coreografias premiadas com o 1° e o 2° lugar”. Ela informou que no Santo Ângelo em Dança tirou o primeiro lugar concorrendo com 108 coreografias, foi indicada como melhor bailarina e melhor solo do festival. A menina falou também que esteve no Festival de Esteio, o GEDE, onde recebeu a medalha de 1° lugar e medalha de melhor solo. Já no Dança em Novo Hamburgo concorreu com 400 bailarinos, foi premiada com a primeira colocação e ainda entre as dez melhores notas do festival.
NOVIDADES
De acordo com sua mãe, não foi só de competições que o ano está sendo especial para Mariana, ela recebeu diversas homenagens. Entre elas, uma música de Daniel Mello chamada ‘Sonho de Bailarina’ e foi convidada a coreografar e dançar no lançamento do CD ainda este ano. “Também foi agraciada pelo escritor e produtor cultural Paulo Henrique dos Santos que teve a bailarina como inspiração sobre o seu livro que fala sobre o cotidiano da nova sociedade. No trecho, Mariana, simplesmente Mariana, o escritor fala sobre a história de luta e superação da bailarina”, ressaltou Ana. Além disso, a jovem bailarina foi convidada para participar da Fantástica Fábrica de Natal, em Novo Hamburgo e a única bailarina de Esteio a participar da inauguração a Arena do Grêmio prevista para dezembro.


Parada Livre será lançada no dia 22


A 5ª edição da Parada Livre de Esteio será lançada oficialmente na segunda-feira, 22 de outubro. O evento ocorrerá na Sala de Exposições da Casa de Cultura, a partir das 19 horas. Durante o encontro, autoridades e representantes da ONG Amigos da Diversidade falarão sobre as novidades que farão parte da festa e sua importância da festa no Município.
A Parada Livre ocorre no domingo, 28 de outubro, a partir das 13 horas, no espaço coberto da Rua Garibaldi. A população poderá conferir shows, apresentações de drag queens, go-go boys, grupos de pagode e funk, entre outras atrações. A expectativa desse ano é atrair centenas de pessoas de cidades da região Metropolitana. Em 2011, a festa teve uma participação significativa no evento.


Alunos promovem feira de conhecimento


A interação de diversas disciplinas foi um dos destaques da 4ª Amostra de Ideias, organizada pela Escola Santos Dumont. O evento aconteceu no dia 05 de outubro, nas dependências da instituição. Conforme a diretora da instituição, Lione Dorneles, a feira contou com o apoio dos pais que ajudaram seus filhos na preparação e organização dos trabalhos que seriam expostos. “Foi uma mobilização que iniciou nos primeiros meses de retorno as aulas, em que o grupo pode conhecer mais através da prática”, disse Lione. Já a professora Patrícia Filmann destacou que todos os trabalhos tiveram sua representatividade. “Por exemplo, os alunos de 7ªs e 8ªs séries mostraram aos visitantes, através de uma sala do terror, com se pode aprender matemática de maneira alegre e diferenciada”, explicou Patrícia. 
Ela salientou que também foi utilizado em muitos trabalhos material reciclado e maquetes, como forma de ilustração. Mãe de dois alunos na instituição, a empresária Luciane de Figueiredo comentou que acompanha a feira desde a primeira edição e tem ficado surpresa com o crescimento do evento, assim como da qualidade. “Isso é uma forma criativa de aprendizado e que contribui no conhecimento”. 

Dia das Crianças é comemorado 
com tarde de poesia 

As histórias de Cecília de Meireles, Monteiro Lobato, Vinícius de Moraes e Pedro Bandeira saíram dos livros e invadiram a Escola Municipal Afonso Guerreiro Lima, em Sapucaia do Sul. Durante toda tarde de 11 de outubro, ocorreu no pátio da instituição o 2º Sarau Literário, realizado em homenagem ao Dia das Crianças. O evento continua à noite para os alunos da EJA, com a apresentação do Coral da Unisinos. Organizado pelas professoras de língua portuguesa, Fernanda Teixeira e Cátia Dias, o sarau envolveu estudantes da pré-escola ao 8º ano, que declamaram poesias e apresentaram números de dança e teatro. 
“Estes escritores homenageiam as crianças com as suas histórias. Então resolvemos unir o útil ao agradável, realizando o sarau nesta data. Além disso, muitos dos nossos alunos só têm acesso à literatura na escola, e acreditamos que é nossa função trazer a cultura para perto deles”, disse Fernanda.  Vestindo uma capa vermelha e uma coroa de príncipe, o estudante do 7º ano, Victor Petrillo, 12, estava ansioso para encenar para os colegas a peça O Fantástico Mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira. “É muito bom termos uma oportunidade para manifestar a nossa arte”, disse. O colega de sala e de peça, Pedro Gabriel da Silva, 12, também estava empolgado com a apresentação e com o conhecimento adquirido. “Foi muito divertido aprender sobre os escritores e depois poder apresentar um pouco do que eles fizeram”. Já Gabriel Moraes, do 6º ano, era fã de Pedro Bandeira e não sabia. “Já conhecia a história da Feiurinha mas não sabia quem era o autor, e foi aqui na escola que eu soube mais sobre ele”.  Além da escola Afonso Guerreiro Lima, outras instituições de ensino da rede municipal aproveitaram a véspera do feriado para homenagear as crianças. Na Escola de Educação Infantil  Dalila da Silveira Oliveira, brinquedos infláveis foram montados para os pequenos. Já  na Hugo Gerdau, o show Patati Patatá cover fez a alegria da criançada. Mas a festa continua na próxima semana, no dia 20 de outubro, nas escolas Francisco Greiss e Alfredo Adolfo Cassel.


Pesquisa aponta aumento da ocorrência de derrames entre pessoas mais novas

Dados mostram que número de pessoas 
com menos de 55 anos que sofreram 
AVC subiu de 13% em 1993 e 1994 para 19% em 2005 

Pesquisa realizada na Universidade de Cincinnati, nos EUA, revela que o derrame esta se tornando cada vez mais comum entre pessoas mais jovens.
O trabalho, publicado na revista Neurology, mostra que número de pessoas com menos de 55 anos que sofreu derrame subiu de 13% em 1993 e 1994 para 19% em 2005.“As razões para esta tendência poderiam ser aumento nos fatores de risco como diabetes, obesidade e colesterol alto. Outros fatores, como a melhoria do diagnóstico através do aumento do uso de imagens de ressonância magnética também pode estar contribuindo. Independentemente disso, a tendência de crescimento verificada em nosso estudo é de grande preocupação para a saúde pública porque derrames em pessoas mais jovens se traduzem em maior deficiência durante o tempo de vida”, afirma o pesquisador Brett Kissela.Kissela e seus colegas analisaram a ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC) em pessoas com idades entre 20 e 54 anos na região metropolitana de Cincinnati e no norte de Kentucky durante três períodos separados de um ano, entre julho de 1993 e junho de 1994, e entre os anos completos de 1999 e 2005. Somente os primeiros derrames foram incluídos na análise.O estudo constatou que a idade média das pessoas que sofreram derrame caiu de 71 anos em 1993 e 1994 para 69 anos em 2005. Além disso, os pesquisadores notaram que derrames entre pessoas abaixo dos 55 anos tiveram uma porcentagem maior do que todos os derrames ocorridos nesse tempo, crescendo de cerca de 13% em 1993-94 para 19% em 2005. A taxa de AVCs em jovens aumentou em afro-americanos de 83 derrames em 100 mil pessoas em 1993-94 para 128 em 100 mil em 2005. Em caucasianos, esse número foi de 26 AVCs entre 100 mil pessoas para 48 em 100 mil em 2005.“A boa notícia é que alguns dos fatores que podem contribuir para os derrames podem ser modificados com mudanças no estilo de vida, como dieta e exercício.


15 de outubro: Dia do Professor

Educador relata um pouco do seu 
contato com crianças e adolescentes


Dia 15 de outubro foi comemorado o Dia do Professor. Uma data que provavelmente não foi esquecida por quem está estudando ou já passou pelos bancos escolares. Qualquer um tem um educador que marcou sua vida e outros até seguiram sua profissão, com a missão de perpetuar o conhecimento. Um desses é o professor Alceu de Brito Ferreira. Ele relatou que iniciou na carreira após ter atuado em outras áreas ligadas a Administração. “Quando lecionei pela primeira vez, vi que estava no caminho certo. A tarefa de ser professor pode-se definir como envolvente e gratificante”, disse Ferreira. Ele salientou que atualmente ser educador é difícil, principalmente, em função dos recursos tecnológicos, os quais, envolvem os alunos em profundas atividades de comunicação em redes de relacionamento. “Hoje a criança e o adolescente dominam em sua plenitude executando tarefas múltiplas (ouve música, fala ao celular, joga videogame, assiste TV, etc). Por isso cabe aos educadores o desafio de transformar, dentro da nossa respectiva área na formação de elementos motivadores que consigam integrar e motivar os alunos”, disse o professor. 
FAMÍLIA
Alceu falou que não basta o esforço em buscar alternativas para adequar a atividade educacional, mas o envolvimento de toda uma comunidade é importante neste processo. “Somos todos agentes da educação”. Ele enfatizou que a família deve cumprir com sua importante função de transmitir aos adolescentes os conceitos de moral e ética”. O educador ressaltou que o professor deve estar presente na formação do individuo. “Quando ao encontrarmos ex-alunos, encaminhados profissionalmente, que traduzem em agradecimentos a nossa participação no decorrer do seu aprendizado. Este é, portanto, este é o nosso papel, de registrar a sua marca como forma de fixação de conhecimentos”. 



Ação contra o tráfico de drogas é realizada pela Brigada Militar

Suspeitos foram presos e 
encaminhados a DPPA de Canoas

A Brigada Militar de Sapucaia do Sul realizou uma operação contra o tráfico de drogas. A ação foi realizada por policiais militares da agência de inteligência e iniciou dia 10 de outubro. Após receber uma denúncia por volta das 18h20, os policiais se deslocaram até a Rua São Bento, no bairro Walderez onde flagraram a venda de drogas. A policia abordou um suspeito e um usuário. O suspeito, um adolescente de 17 anos e sem antecedentes criminais carregava 13 pedras de crack e 60 reais. Já o usuário assinou um termo circunstanciado por posse de entorpecente. Ambos foram encaminhados a DPPA de Canoas. A operação continuou dia 11 por policiais militares do Pelotão de Operações Especiais que por volta das 21h abordaram um suspeito de 16 anos, sem antecedentes criminais, em um bar localizado na Rua Ivoti, no Bairro Vargas. Foram encontradas junto ao suspeito, 13 petecas de cocaína e 22 reais em dinheiro. O adolescente foi apreendido por tráfego de drogas. 
PRISÕES
Os policiais deram continuidade na operação no dia 12, quando foram averiguar uma denúncia de tráfico por volta das 03h50 na Avenida Luiz Pasteur. No local, um suspeito de 45 anos com passagem pela polícia por furto, lesão corporal e posse de entorpecente foi preso no momento em que fornecia uma pedra de crack a um usuário. Foram encontradas 27 pedras de crack e 14 reais. No mesmo dia, por volta das 21h em um bar, a polícia prendeu um casal que era dono do estabelecimento. O suspeito de 27 anos já possuía passagem pela polícia por homicídio, furto qualificado e posse de entorpecente. Já com a mulher de 20 anos, esposa do suspeito que não possui antecedentes criminais foi encontrada 11 petecas de cocaína. No bar foram encontrados sete tijolinhos de maconha. O casal foi encaminhado a DPPA de Canoas. Por fim, no dia 13, aproximadamente às 23h30 o Pelotão de Operações Especiais fazia a patrulha de rotina no Bairro Ipiranga quando abordaram um suspeito de 38 anos e sem antecedentes criminais com 65 gramas de cocaína e uma balança de precisão.


Cuidadores de idosos participam de encontro do curso de capacitação 


O início desta quarta-feira, 17 de outubro foi bem produtiva para os profissionais que participaram da oficina da Capacitação para Cuidadores de Idosos, oferecida pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social em parceria com o Lar Betel. Cuidados com saúde e higiene domiciliar foram os temas abordados no encontro. Os alunos participaram de simulações de como deitar e levantar um idoso, aprenderam como prevenir ferimentos na pele e como realizar a limpeza e aplicação de medicamentos.
“É uma oportunidade única, porque por mais que a gente saiba sempre tem algo novo para aprender. A troca de experiências também é muito legal”, comentou Derci Mendes, 50 anos, funcionária do Lar Betel há 11 anos.
A capacitação é oferecida para quem trabalha com idosos e para familiares atendidos nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), técnicos de lares e de secretarias municipais. A formação ocorrerá uma vez ao mês, até 12 de dezembro, no Lar Betel.
PRÓXIMAS OFICINAS DE CAPACITAÇÃO PARA CUIDADORES DE IDOSOS
14 de novembro
Tema: Doenças do Envelhecimento
Local: Lar Betel
Horário: Das 8h30min às 11h

12 de dezembro
Tema: Avaliação e Planejamento para 2013 e entrega de certificados
Local: Lar Betel
Horário: Das 13h30min às 16h


Mulher é agredida por ex-companheiro

Uma mulher foi agredida pelo ex-companheiro, sua atual esposa e uma jovem. A agressão ocorreu no dia 14 de outubro, por volta das 20h30, na casa da vítima. Ela falou aos policiais que estava no imóvel quando o trio invadiu a residência e começou a bater sem motivo. A vítima foi encaminhada para fazer o exame de corpo de delito no DML, em Canoas e também foi orientada a prestar esclarecimentos sobre o caso no posto da mulher. 

Colisão de veículos no Centro

Um acidente envolvendo um microônibus e um automóvel resultou apenas em danos materiais para os proprietários dos veículos. O fato ocorreu por volta das 21 horas, de 14 de outubro, na Avenida Presidente Vargas, na área central da cidade. De acordo com informações de um dos motoristas, houve apenas uma batida na lateral de um dos carros envolvidos. Ninguém ficou ferido.


Homem é preso com arma 
e munição no Santo Inácio

Suspeito tinha em sua casa um veículo 
que havia sido furtado em Canoas

Após denúncias anônimas através de telefone 190, uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Esteio esteve realizando uma vistoria numa residência localizada na Avenida João Frainer, no Bairro Santo Inácio. A ação ocorreu na manhã de 16 de outubro. O motivo principal para os policiais irem até a casa seria o esconderijo de carros que haviam sido furtados e roubados na região. No local, um homem foi detido pelos PMs. De acordo com informações da BM, que contou com o apoio de duas viaturas do Grupamento Tático com Motos (GTAM), foi localizado um veículo Peugeot/206, de cor prata, que se encontrava na situação irregular. O registro do delito referente ao carro foi em Canoas. O automóvel estava na residência da irmã do suspeito. Após algumas buscas pelo bairro, o indivíduo estava escondido na casa do pai, há poucos metros, onde havia deixado o veículo. No quarto do rapaz, os policiais encontraram sete trouxinhas de cocaína e 100 munições calibre 38, todas intactas. O suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Polícia, onde prestou esclarecimentos. Em seu nome havia registros ligados a receptação, porte ilegal de arma. 


Suspeito presta depoimento na DP

Estava previsto para prestar depoimento na tarde de 17 de outubro, na Delegacia de Polícia do município, o suspeito que violentou sua esposa, na residência do casal, na noite de 22 de setembro. Ele foi indicado a ir na companhia de seu advogado, pois estava foragido da justiça. De acordo com o delegado Leonel Baldasso, o fato ocorreu durante uma festa em Sapucaia do Sul e a partir de relatos das testemunhas, o provável motivo foi uma discussão sobre uma suposta amante do indivíduo. “Foi descrito por algumas pessoas, nos respectivos depoimentos que o indivíduo chegou a bater a cabeça da vítima contra a parede e que não recordava, pois estava sob o efeito de álcool”, relatou Baldasso. Foi concluído no inquérito que por ter sido uma tentativa de homicídio, agregando violência contra a mulher, a pena ultrapassa mais de 20 anos de detenção. O provável local será o Presídio de Charqueadas.  Já a vítima ainda fará um exame médico em 30 dias, para averiguar se ficou sequelas.  


Casas de jogos são fechadas

Em ação conjunta, que tem por objetivo combater os jogos de azar na cidade, foi montada uma força tarefa, com a participação de diversos órgãos de polícia, onde foi apreendido cerca 110 máquinas entre elas carcaças para montagem. A operação aconteceu no dia 15 de outubro, em salas comerciais localizada na área central da cidade. As máquinas foram recolhidas por um caminhão. Segundo o delegado Leonel Baldasso, as salas foram arrombadas, mediante a mandado de busca e apreensão. “Junto com Ministério Público iremos manter nosso trabalho em terminar com os jogos, pois isso é uma contravenção penal”, disse Baldasso. Ele salientou que em outubro, outras operações já foram realizadas na cidade para combater a jogatina ilegal no Município.  


Jovem é ferido durante briga

Um jovem de 23 anos ficou ferido após ser atingido por dois tiros, quando estava em um estabelecimento comercial, localizado na Rua Pedro Lerbach, no Centro de Esteio. O fato aconteceu no dia 13 de outubro, por volta das 2 horas. Segundo policiais da Brigada Militar, a vítima havia brigado no local e um indivíduo sacou uma arma e desferiu os tiros contra o jovem. O suspeito fugiu do estabelecimento. O rapaz deu entrada no Hospital São Camilo. Após serem ouvidos algumas testemunhas é que serão tomadas as medidas necessárias para resolver o caso. 


Idoso é assaltado 

Dois suspeitos assaltaram um homem de 63 anos,  por volta das 4 horas da manhã. O delito aconteceu no dia 14 de outubro, num trecho da Avenida Presidente Vargas. A vítima falou em seu depoimento que estava trafegando pela via, quando foi abordado pelos indivíduos, que deu um golpe no pescoço e levando sua carteira, que estava no bolso traseiro. Os suspeitos levaram documentos, cartões de crédito e objetos pessoais. Ele disse que ambos não utilizavam armas e pode reconhecer através de registros fotográficos na DP.


Caminhada da Fé acontece 
no dia 21 de outubro


A 31ª edição da Caminhada de Fé, Penitência e Esperança, coordenada pela freira irmã Ana Garaffa será realizada no domingo, 21 de outubro. Para os peregrinos, a saída será por volta das 8 horas, defronte do convento das irmãs do Sagrado Coração de Jesus, que fica localizado no bairro Parque Amador, seguindo até o Imaculado Coração de Maria, passando pela igreja de Nossa Senhora das Graças, no Centro de Esteio. Após percorrer alguns quilômetros, os fiéis farão uma parada na Paróquia São José e na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, ambas em Sapucaia do Sul. O trajeto até chegar ao santuário de Padre Reus, em São Leopoldo será pela Estrada do Horto Florestal, passando pelo túnel sapucaiense. Em 2011, a Caminhada da Fé reuniu mais de duas mil pessoas, entre esteienses, sapucaienses e de outras regiões do Estado. Após a chegada na igreja capilé, o público teve a oportunidade de assistir uma missa festiva. 


Associados da Adjori visitam a 
Arena do Grêmio em Porto Alegre

No encontro, foi possível acompanhar o 
processo de semeadura do gramado



Representantes da Associação dos Jornais do Interior (Adjori/RS) estiveram no dia 19 de outubro, visitando as futuras instalações da Arena do Grêmio, localizada no bairro Humaitá, em Porto Alegre. A comitiva foi recepcionada pelo presidente do clube, Paulo Odone. Durante o passeio, o grupo teve a oportunidade de conhecer o andamento da obra, que deverá ser inaugurado em dezembro. Esta data também marcou o processo de semeadura do gramado, em que foi utilizado um dos processos mais modernos do mundo. Paulo Odone falou sobre a satisfação de receber associados da Adjori, numa data especial. “Além de ser um momento histórico, não apenas para os gremistas, mas para o futebol gaúcho que ganhará talvez um dos mais modernos do mundo, em relação a infraestrutura, atendendo as necessidades do torcedor e dos visitantes”, comentou Odone. Ele salienta que a proposta em construir um novo estádio surgiu há aproximadamente oito anos, mas com a convicção dos idealizadores que fosse mais moderno, comparando-se com arenas da Europa. “Alguns sistemas que estão sendo feitas na obra são pioneiros no país”. A engenheira agrônoma Maristela Kuhn explicou que a Fifa tem exigindo pelo mundo que os gramados sejam de forma transversal para auxiliar os bandeirinhas e árbitros na marcação de impedimentos. “Por isso, o cuidado com o cultivo do gramado”. Já o agrônomo André Cariola Amaral, que está responsável pela colocação do gramado enfatiza que a segunda etapa de semeadura deve ocorrer na próxima semana. “Dentro de dez dias será possível analisar se houve a germinação e passados outros 15 dias já pode-se fazer o primeiro corte no local”. “A marcação das linhas deve ocorrer uma semana antes da partida inaugural da Arena contra o Hamburgo, da Alemanha, no dia 08 de dezembro”, anunciou o presidente Odone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário