sexta-feira, 5 de outubro de 2012

EDIÇÃO 1852






Veículo adaptado
Ao receber uma placa do Legislativo de Esteio, por ter conquistado uma medalha de ouro, nas paraolimpiadas em Londres, esgrimista Jovane Guissone agradeceu a honraria, mas também fez uma crítica. O motivo é que com as mudanças de ônibus na cidade, em determinados horários, Jovane tem dificuldade de se deslocar para o Centro, devido a falta de veículos adaptados. A situação já foi tema de reunião entre vereadores, órgãos competentes e comunidade.

Eleições
O último final de semana, antes das eleições municipais, em Esteio e Sapucaia do Sul foi marcado com a realização de atividades para conquistar o voto de eleitor. Tanto no sábado, quanto no domingo, carreatas de políticos percorreram diversas ruas de ambos os municípios. Além disso, caminhadas e ‘bandeiraço’ também foi uma forma de chamar a atenção do público.

Idosos
Enquanto Sapucaia do Sul promoveu diversas ações em homenagem ao Dia do Idoso, lembrado no dia 01 de outubro, em Esteio, os festejos alusivos à data foram transferidos. 
A data provavelmente será em novembro.
Um dos motivos alegados por parte dos organizadores é tempo hábil para preparar as atividades e também por ser um período eleitoral.








Culinária
Entre os dias 05 e 08 de novembro, acontece mais uma edição do projeto Sesi Cozinha Brasil. A ação irá ocorrer na sede da Associação de Moradores do bairro Tamandaré, pelo período da manhã. A entidade fica localizada na Rua Manoel Machado, próximo ao Hospital São Camilo. 

Política
A última sessão na Câmara de Esteio, realizada na noite de 02 de outubro, antes da eleição foi marcada pelo pronunciamento de alguns parlamentares sobre o que fizeram nos últimos quatro anos, enquanto estiveram a frente do Legislativo. Nenhum projeto de lei ingressou na ordem do dia para ser aprovado. 

Os vereadores esteienses aprovaram o projeto de lei que autoriza o Executivo a abertura de crédito suplementar no orçamento do Município, no valor de R$ 1.588.070,00. O montante servirá para cobrir as despesas decorrentes aos vencimentos e encargos sociais da folha de pagamento dos servidores, abrangendo todas as secretarias. 









Pedestres que trafegam pelas calçadas de Esteio devem ter atenção redobrada. Um dos motivos é que a falta de fiscalização e a não manutenção tem resultado danos. Entre os locais que tem o problema no passeio público está na Avenida Presidente Vargas esquina com a Rua Machado Lopes e na Rua Fernando Ferrari, ambas na área central da cidade. Em pelos menos um dos registros, foi colocado uma sinalização improvisada, evitando que alguém se machuque. 



Festividade
O Centro de Formação Teresa Verzeri está organizando a 11ª edição da festa Expressando-se com Cidadania. O evento ocorre no dia 27 de outubro, a partir das 13 horas, nas dependências da instituição. Além de apresentações artísticas, também está previsto serviços importantes para a comunidade. O CFTV fica localizado na Rua São Luiz, bairro Parque Amador. 


Exposição
A equipe diretiva da Escola Santos Dumont está organizando para o dia 05 de outubro, a V Amostra de Ideias. O horário de funcionamento será das 9h às 16 horas, nas dependências da instituição. Estarão expostos diversos trabalhos produzidos pelos estudantes. A instituição fica localizada na Rua Pelotas, 1835, Centro. 


Inauguração
A equipe diretiva do Centro de Educação Érico Verrisimo promove na segunda-feira, 08 de outubro, a inauguração da nova praça, localizada nas dependências da instituição. A solenidade ocorrerá a partir das 14 horas, com apresentações artísticas de alunos do Programa Mais Educação. A escola fica localizada na Rua Santana. 



Candidatos ao Executivo 
de Esteio apresentam algumas 
ações em prol da comunidade

Os eleitores terão que escolher apenas um deles para administrar a cidade nos próximos quatro anos


Faltando praticamente pouco mais de 72 horas para o pleito de 2012, os candidatos a prefeito e a vereador de Esteio e Sapucaia do Sul estão ainda em busca de votos para conseguir a vitória nas urnas. Os esteienses nesta eleição possuem dois candidatos a prefeito e cerca de 120 para uma das dez cadeiras no Legislativo. Enquanto isso, em Sapucaia do Sul são cinco na disputa pela Prefeitura e cerca de 300 candidatos a Câmara que possui onze parlamentares.
O horário de votação é das 8h ás 17 horas, sem fechar ao meio dia. Para votar, o eleitor precisa do título eleitoral ou um documento com foto. 
Segundo informações do Cartório Eleitoral, a previsão é que no início da noite sejam conhecidos os vencedores do pleito municipal. Uma das novidades deste ano é que as urnas eletrônicas possuem entrada para pen drive, ao invés dos antigos disquetes. Outra mudança significativa para o futuro é que já estão aptas para fazerem o recadastramento biométrico no futuro, com a leitura digital e o espaço para a foto. 

Conheça um pouco mais dos candidatos a prefeitura:




Nome completo: Gilmar Antônio Rinaldi
Idade: 45 anos
Data de nascimento: 05 de novembro de 1966
Profissão: Metalúrgico
Há quanto tempo reside em Esteio: Há 36 anos
Coligação: Frente por Esteio - PT, PMDB, PTB, PC do B-PV, PSC, PHS, PR, PSD, 
PSDC e PRTB

Planos de governo 

Saúde 
Gilmar vai construir a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, localizado na Rua Novo Hamburgo. Além disso, vai construir mais três postos de saúde, como também terminar com as filas nas unidades existentes, através do teleagendamento. Contratar mais médicos especialistas também estão previstos em seu plano de governo. 

Obras
Concluir as obras da Avenida Beira Arroio e assim consequentemente acabar com as enchentes. Está previsto a pavimentação em mais 14 quilômetros de ruas na cidade. 

Segurança
Além das câmeras de videomonitoramento já existente está no plano de governo, caso seja eleito instalar mais 15 câmeras equipamentos. 
Com a vinda de mais 30 policiais militares será possível a Guarda Municipal atuar mais nas escolas, parques e praças da cidade.





Nome completo: Vanderlan Carvalho de Vasconselos
Idade: 55 anos
Data de nascimento: 21 de junho de 1957
Profissão: Advogado
Há quanto reside em Esteio? 53 anos
Coligação: Esteio Merece Mais - PSB, PDT, PPS, PRB, PPL, PP, PSL, PSDB e DEM

Planos de governo 

Saúde
Ampliação das equipes de saúde da família, dos horários de atendimento nos postos de saúde, dos exames no Hospital São Camilo, clínicas e laboratórios conveniados, contratação de mais médicos para acabar com as filas nos postos de saúde e criação de um posto de saúde 24 horas.

Educação
Garantia dos 10% de triênios ao magistério, valorizar e qualificar os profissionais de educação, garantir os direitos adquiridos ao longo da carreira, qualificar o ensino em Esteio, inclusão de um idioma estrangeiro no currículo escolar e investimento em tecnologia a serviço da educação.

Segurança
Unificação e qualificação da Guarda Municipal de Trânsito, fiscalização de trânsito em frente às escolas, realização de campanhas preventivas, como Balada Segura e Combate ao Crack.

Identifique os locais de votação em Esteio







CTG Quero Quero comemora 59 anos


Entidade foi fundada antes da emancipação da cidade. Enquanto, em 1958, o Rio Grande do Sul se despertava para o tradicionalismo, a então vila de Esteio, já havia fundado o CTG Quero-Quero. Sua inauguração foi em 04 de outubro de 1953, em um galpão existente nos fundos do prédio da rua Gravataí. O nome da entidade foi uma homenagem ao símbolo do RS. Conforme informações obtidas no livro, Ao Longo dos Trilhos, de Miguel Luz, o primeiro espaço do Centro Tradicionalista funcionou uma oficina mecânica que pertencia a Max Kollert, que gostava de cultuar as tradições do pampa. Por não haver uma extensão de terra significativa e a presença do pássaro foi um dos fatos que determinou a escolha do nome do CTG. O lema do CTG é “Pelo Rio Grande, sempre vigilante”.  
DIRETORIA
A primeira diretoria eleita teve como patrão, Max Kollert e agregada das pilchas, Iraci Kollert. Mas em 1956, um novo grupo de tradicionalistas foram escolhidos. O patrão foi Osmar Manara Alves; o maiordomo foi Estevão Armando Calai; capataz ficou a cargo de Ieda Maria Corso e sota capataz, Maristane Vaz Trapp. O primeiro agregado de pilchas foi Jorge da Silva Lubas e o segundo foi Lourdes Tereza Moreira Alves. O conselho tinha como integrantes João Vargas, Guilherme Carlos Trapp, Itamar Pereira, Renato Luiz Gomes e Ivan Vaz Sesimbra.  A sede do CTG por muitos anos foi na Rua São Sebastião do Caí, mas com o aumento da população nas imediações da edificação, nos últimos anos tem dificultado a patronagem a promover eventos e ensaios das invernadas. Para atender a demanda, o CTG foi contemplado com uma doação de área para a construir uma nova sede.  Em 2013, a entidade comemora 60 anos de trabalho em prol da cultura gaúcha. 




Reunião sobre alagamentos 
na cidade é transferida


A situação dos moradores atingidos pelas enchentes no Município era para ser tema de uma reunião, no Plenário da Câmara de Vereadores, a pedido da Comissão de Segurança Pública, mas foi adiada por tempo indeterminado. A ideia tinha por objetivo dialogar com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, moradores, além do Executivo, para buscar uma solução para os constantes alagamentos nos bairros Ezequiel, Três Marias, Navegantes, São José, Jardim das Figueiras, Vila Nova e São Sebastião. 
Devido aos constantes alagamentos, um grupo de moradores da Rua Bento Gonçalves, foram até o Legislativo, onde utilizaram a Tribuna Democrática para expor o problema. Em função da constante chuva, houve o aumento dos níveis dos arroios Sapucaia e Esteio, principalmente entre os dias 15 e 18 de setembro, causando o transbordamento dos arroios deixando, segundo a Defesa Civil, estragos  em cerca de 800 residências. Ficaram desalojadas 450 pessoas, que foram instaladas em escolas e igrejas da cidade.




Empresário apresenta medidas 
para evitar enchentes na cidade


O empresário Vinicius Seibt esteve realizando uma visita no Jornal Destaque. Além de conhecer a nova infraestrutura do local, Vinicius também comentou que a Academia Fitwell, de sua propriedade, teve parte de seus equipamentos submersos, devido a constante chuva que atingiu o Estado, em especial no dia 18 de setembro. 
Ele relatou que em outubro de 2005 também foi prejudicado por uma enxurrada na cidade que resultou na destruição de diversos materiais de trabalho que estavam no estabelecimento. “Como empreendedor e cidadão, não aguentamos mais esta situação, pois além do transtorno, perco equipamentos importantes para o funcionamento do local e praticamente nenhuma providência é tomada”, desabafou Vinicius. Ele salientou que mesmo com a quantidade elevada de chuva, mas se fossem feitas ações de prevenção, talvez o problema não teria esta proporção. Vinicius sugere que os órgãos competentes estudem a viabilidade de construir um dique de contenção, que abrange o trecho das ruas Érico Verrisimo, Uruguai e Bento Gonçalves. “Mesmo que seja necessário o remanejo de famílias para outros locais, esta obra iria resolver o problema. Além disso, a Beira Arroio irá sanar os alagamentos na Rio Grande e imediações, mas a parte mais central ainda seria atingida por alagamentos”, explicou o empresário.



Candidato a presidência do 
Grêmio visita o JD




O candidato a presidência do Grêmio, Paulo Odone esteve na tarde de 03 de outubro, realizando uma visita de cortesia na sede do Jornal Destaque. Odone, que também é deputado estadual foi acompanhado de uma comitiva formada por aproximadamente 16 pessoas. O grupo foi recepcionado pelo diretor do periódico, Miguel Luz, no auditório do espaço cultural JD. Paulo Odone falou que está realizando visitas em cidades da Região Metropolitana e Vale do Sinos, buscando o apoio do associado para as eleições do clube que serão realizadas no dia 21 de outubro. "A receptividade está sendo positiva em todos os locais que estamos visitando. Isso demonstra que os gremistas estão otimistas, em especial com a nova sede", disse Odone. Ele salientou que por ter visitado o Município, no qual o diretor do JD é presidente da Associação dos Jornais do Interior (Adjori) está sendo programado um encontro com representantes de jornais no canteiro de obra da Arena, no bairro Humaitá, em Porto Alegre. "No dia 08 de dezembro será feita a inauguração do estádio, com o jogo entre Grêmio e Hamburgo, da Alemanha. Caso o tricolor ir para a final da Sul Americana, o jogo será na nova casa", informou Odone. 



Escola Padre Reus celebra jubileu de ouro

Homenagens e apresentações artísticas 
foram uma das atrações da festa


O cinquentenário da Escola Estadual Padre Reus foi comemorado na noite de 29 de setembro, com uma festa, que contou com a presença de pais, alunos e funcionários. Além disso, o evento teve a participação de pessoas que ajudaram no desenvolvimento da instituição, que hoje é um dos destaques no Estado, em relação ao aprendizado de surdos. 
De acordo com a diretora Lais de Souza Netto, a instituição possui cerca de 100 alunos e 30 servidores, no qual trabalhamos em prol de uma educação igualitária. "Mesmo com nossas dificuldades, conseguimos ser referência ao passar o conhecimento para um surdo. A data representa o quanto eles são especiais e merecem o respeito de toda a sociedade", disse Lais, que atua na direção há pelo menos 11 anos. Ela salientou que a comunidade também foi importante neste processo, devido sua participação e também colaboração nos momentos de maior dificuldade. 
Diretora por 25 anos na Escola Padre Reus, Lourdes Pimentel, enfatizou que é uma data significativa para a educação no Estado. "Sempre acreditei nesta instituição, pois a partir da década de 90, o surdo começou a ser aceito na sociedade e inserido no mercado de trabalho", disse Lourdes. Foram homenageados durante a solenidade referente ao jubileu de ouro, professores e funcionários. Também houve a escolha do Garoto e Garota Padre Reus. O encerramento foi marcado com o tradicional parabéns à você. 



Vereador é ameaçado 
de perder o mandato


A Executiva do PMDB de Esteio ingressou no dia 01 de outubro com uma ação judicial no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), contra o vereador José Sirlon Ribeiro. 

Conforme o secretário da sigla, Carlos Romero, a medida foi tomada, pois o parlamentar abonou sua desfiliação do partido no dia 10 de setembro. "Simplesmente estamos cumprindo com a lei, através da Resolução 22.610, neste caso, o mandato é do partido e não do vereador", informou Romero. Ele destacou que após receber a notificação, Sirlon tem cinco dias úteis para apresentar recurso e a defesa. O vereador Sirlon, através da assessoria de imprensa da Câmara informou que até o dia 03 não havia sido comunicado sobre o assunto. Mas ao receber e ficar ciente do caso irá se pronunciar e tomar as medidas necessárias. 

Sirlon não concorre a uma vaga na Câmara nesta eleição. 


Gerdau celebra dia da Árvore
 com ação voluntária

Algumas escolas de Sapucaia foram 
contempladas com atividades


Em comemoração ao Dia da Árvore, no dia 21 de setembro, colaboradores da usina Riograndense, produtora de aço da Gerdau, visitaram escolas de Sapucaia do Sul para difundir mensagens de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. Na ocasião, aproximadamente 150 crianças de cinco a dez anos elaboraram desenhos e frases relacionadas à data com a ajuda dos colaboradores voluntários da empresa.  Foram usadas folhas de papel reciclado nas atividades como forma de conscientização quanto à importância do uso de recursos naturais. Ao final das tarefas, o material produzido pelas crianças foi exposto em um painel nas dependências da usina. As escolas Marcus Vinicius, Hugo Gerdau, Otaviano Silveira, Primo Vacchi e Olaria Daudt foram beneficiadas pela segunda vez. Em 2011, a data foi lembrada com a participação dos voluntários da empresa que plantaram mudas de árvores no jardim das instituições.
EMPRESA
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. 



Pe. André Boanerges Carbonera, missionário claretiano
Belezuras

O ano voa. Tudo passa vertiginosamente.
Mais uma primavera...
A primavera vem acompanhada por um séquito maravilhoso... 
Vejamos...
Os dias começam a ficar mais longos.
Cresce o número de pássaros.
Há mais trinares, por sinal, melodias encantadoras...  As árvores recebem nova roupagem.
As flores se tornam mais pulcras.
A natureza se engalana...
Respiramos novos ares. 
Os pulmões agradecem...
As pessoas, especialmente, as crianças, vibram e se transformam... 
Destacamos:
Vida nova;
Rejuvenescimento;
Esperança;
Saúde;
Contentamento;
Entusiasmo;
Ânimo;
Espiritualidade;
Gratidão;
Caridade;
Amor;
Paz.
Vivemos uma renovadora e esperada estação.
Por ela, louvamos o CRIADOR. Louvamos e bendizemos... 
Vivamos a primavera!
Vibremos com a primavera!
Sem dúvida, o universo está pleno de embelezantes belezuras... Bem-vinda, maravilhosa primavera!
E fim de papo.


Anna
(Terapeuta esotérica)

Culpa?
Durante a vida inteira tu te sentes culpada (o) por... teres realizado o curso errado; por não teres engravidado quando tinhas condições; por teres casado cedo; por escolheres uma vida sem parceiro(a) fixa(o); por teres enganado alguém; por teres “puxado o tapete” de teu melhor amigo; por não ter realizado os exames médicos a tempo de uma possível cura; por teres cometido delitos... E assim a culpa segue em trilhões de assuntos! Mas eu te pergunto:
O que ganhaste até agora guardando ou explanando esta culpa? Nada!
Não digo que... 
Ah! Tudo bem! “Matei o cara”, mas peço desculpas à família... Porém tu estás aqui neste Plano, nesta vida, para seguir em frente! 
O passado já foi! Então, tu és quem deve te perdoar! O Pai já te perdoou há tempo! Se continuares a te culpar, onde está a fé em Deus? 
De nada adianta dizeres que tens fé, se não acreditas no maior perdão que há: DEUS! Vive o agora e procura sempre, somente ser feliz!
Namasttê


Prédio do Clube Aliança era 
inaugurado há 59 anos

Solenidade contou com a presença de 
autoridades e a comunidade



Apesar de ter sido fundado em 1942, o Clube Aliança teve a sede social inaugurada no dia 05 de outubro de 1953. Na época, o evento movimentou a vida social da vila de Esteio e cidades vizinhas. De acordo com relatos obtidos no livro Ao Longo dos Trilhos, de Miguel Luz, às 23 horas, o presidente da entidade, Luiz Alécio Frainer acompanhado com Ildo Meneghetti entram no salão e são recebidos com aplausos. A mesa oficial era formada pelo subprefeito Waldomiro Schauberg, vereador de São Leopoldo, Galvany Dornelles Guedes, o deputado Zacarias de Azevedo e o vice-prefeito da cidade capilé, Edgar Fajet Coelho. Também prestigiaram representantes de entidades, entre elas, do Clube de Atiradores de Dois Irmãos, assim como os padres Geraldo Penteado de Queiroz e Erico Schmidt, o ex-vereador Theobaldo Schüller e o ex-presidente do Aliança, Jorge de Souza Moraes. Na oportunidade foram entregues um “diploma de honra” a várias pessoas que ajudaram na construção do clube, tendo como principal orador, Adrovando Rodrigues. 
CHUVA
A fita inaugural foi cortada por Ildo Meneghetti, a convite do presidente, Luiz Alécio Frainer. O padre Erico, da capela Nossa Senhora das Graças fez a bênção do local e padre Geraldo, uma oração salientando o valor social para Esteio a inauguração do novo espaço na cidade. Após o ato de lançamento foi realizado um baile que terminou quase na manhã do dia seguinte. Um fato curioso foi que no momento da bênção, uma forte chuva atinge o povoado causando alagamentos em ruas, transformando a avenida um verdadeiro lamaçal. 
Estes relatos foram de pessoas que estiveram presentes no dia, pois os livros de atas estavam em uma gráfica para encadernação, quando o estabelecimento foi destruído num incêndio e apagando parte da história do clube. 


Parada Livre acontece no dia 28

Festa acontece no espaço coberto da Rua Garibaldi


Com o objetivo de divulgar a diversidade que existe no movimento que envolve gays, lésbicas, bissexuais e travestis (GLBT) da região será realizado no dia 28 de outubro, a 5ª Parada Livre de Esteio. O evento tem início a partir das 13 horas, no espaço coberto da Rua Garibaldi. Neste ano, o tema da festa é ‘Vista sua Identidade’. Estão previstas apresentações de performances de artistas da cidade e região. 
A Parada, segundo os organizadores, de uma maneira descontraída é reduzir o preconceito que ainda há contra este público. Além disso, os shows é uma oportunidade da comunidade em conhecer a produção desenvolvida por eles.
A festa conta com o apoio do Executivo Municipa e da Organização Não Governamental (ONG) Amigos da Diversidade. 




Avenida Mauá é contemplada
 com recuperação asfáltica



A Prefeitura de Sapucaia do Sul, através da Secretaria de Obras, segue realizando ações de melhoria nas principais vias da cidade. Nesta semana, uma das avenidas mais movimentadas da cidade, a Mauá, está recebendo obras de recuperação asfáltica.  
Os serviços de pavimentação estão gerando benfeitorias permanentes, deixando a pista de rodagem mais segura e melhorando o fluxo dos veículos. Conforme o secretário de Obras, Wilson Kersting, toda a Avenida passará por esta revitalização. “Vários pontos da avenida, nos dois sentidos, estão recebendo uma camada asfáltica, tornando mais bonita e segura a via”, comentou. A próxima rua a receber a equipe da Secretaria de Obras é a Américo Vespúcio. O trabalho começará após o término das obras na Avenida Mauá.







50 anos
A Escola Estadual Padre Reus festejou no dia 29 de setembro, a passagem dos seus 50 anos de existência na cidade. No evento, além da apresentação artística dos alunos foi realizada uma homenagem aos ex-diretores que ajudaram neste processo. 




Feliz Aniversário
O tenente do Corpo de Bombeiros de Esteio, Nelson Dalamaria comemorou no dia 30 de setembro, a passagem do seu aniversário. A data foi lembrada por amigos e familiares. 


Casamento
Os casais João e Manuela; Marcos e Elisângela comemoraram sua festa de casamento no dia 21 de setembro. A cerimônia ocorreu na Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Manancial de Vitória. Os amigos e familiares lhe desejam sucesso. 


Parabéns
A servidora da Polícia Civil Agnes Lazaron comemorou no dia 03 de outubro, a passagem do seu aniversário. A data foi lembrada por colegas de trabalho e a família. 


Festa do Lions Clube Esteio
Para marcar o ano do cinquentenário do Lions Clube Esteio Centro foi organizado um jantar-baile, alusivo a data. A festa aconteceu na noite de 29 de setembro, no Clube Aliança e contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas. O baile ficou por conta da Banda Reprise. 





Felicidades
Cleris Emerin festejou no dia 22 de setembro, seu aniversário com familiares. Já a festa para os colegas de trabalho ocorreu no dia 24. 



Dia do Descarte inicia no próximo dia 20

O dia 20 de outubro será marcado como o dia do descarte consciente em Esteio. Um dos objetivos dessa ação é retirar de circulação objetos que não são mais utilizados ou estão sobrando em casa. O slogan da campanha é “Não  descarte essa ideia”, no qual poderão ser recolhidos apenas aparelhos de DVD, celulares, fax, central telefônica, carregadores, pilhas, lâmpadas, óleo de cozinha e central. Na área de informática serão aceitos CPU’s, estabilizadores, fios, fontes, impressoras, teclados, mouse, scanners, notebooks, modem, HD’s CD’s e DVD’s. O local para descarte será na Rua Gravataí, 49, em frente a Acise, das 9h às 17 horas. Mais informações de como participar da atividade, através da coleta seletiva em seu bairro, pelo telefone 3473-0715 ou pelo e-mail meio.ambiente@esteio.rs.gov.br. A ação é uma parceria entre a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio, Câmara dos Dirigentes Lojistas e Conselho Municipal do Meio Ambiente, com o apoio do Jornal Destaque.   


Operação resulta em mais 
de 800 abordagens na cidade

Em quase 90 dias de fiscalização da Operação Balada Segura no Município até agosto houve cerca de dez blitze realizada e pelo menos 28 motoristas foram flagrados dirigindo após ter ingerido bebida alcoólica. No total, 807 veículos foram abordados neste período e 761 testes de bafômetro foram realizados. 
A operação teve início no final de maio e é realizado em conjunto com a Brigada Militar, servidores do Detran, Fiscalização de Trânsito e Guarda Municipal. Durante a ação, são conferidos a documentação dos veículos e condutores, além do teste do bafômetro. A Operação Balada Segura envolve fiscalização e educação de trânsito com o objetivo de reduzir os acidentes causados por motoristas alcoolizados.
NÚMEROS DAOPERAÇÃO ENTRE 25/05 A 18/08
Veículos abordados: 807
Veículos autuados: 136
Veículos recolhidos: 39
CNHs recolhidas: 96
CRLVs recolhidos: 8
Total de autuações: 157

Solicitação para a realização do teste de etilômetro: 807
Testes de etilômetro realizados: 761
Autuados por recusa: 46
Autuados por teste (multa administrativa): 28 (até 0,3mg de álcool por litro de ar expelido)
Autuação por crime: 17 (mais de 0,3 mg de álcool por litro de ar expelido)
Total de autuados por teste: 45





Dupla é presa em Sapucaia do Sul


Agentes da 1ª Delegacia de Sapucaia do Sul prenderam no dia 27 de setembro, um foragido, durante a realização da operação “Redenção”. Um dos objetivos da ação foi desarticular uma quadrilha relacionada ao tráfico de drogas e homicídios na Vila Fortuna.
O indivíduo de 20 anos teve sua prisão preventiva decretada, pela suspeita de participação em duplo homicídio, ocorrido em dezembro de 2011. 
No local em que o jovem foi preso, outro homem foi flagrado por posse irregular de arma de fogo de uso restrito, um revólver calibre 38, com numeração raspada e uma espingarda calibre12. Além disso, os policiais apreenderam máquinas caça níqueis em funcionamento.
Segundo o delegado titular da 1ª DP, Thiago Lacerda, o líder da quadrilha, continua foragido do sistema prisional e possui três mandados de prisão deferidos pelo Poder Judiciário contra a sua pessoa. Os detidos após alguns esclarecimentos na delegacia foram encaminhados para o Sistema Prisional.


Mulher é agredida pelo companheiro

Uma mulher de 34 anos foi agredida pelo companheiro, na noite de 29 de setembro, na residência do casal, que fica na Vila Esperança. Ela disse aos policias em seu depoimento que vivia de maneira amigável com um homem, de 46 anos, há pelo menos dois anos. Por ser dependente de bebida alcoólica, ele se tornava violento, sem motivo aparente. Durante a discussão, o indivíduo o agrediu, causando diversos ferimentos pelo corpo. Mesmo ferida conseguiu fugir de casa, onde buscou auxílio com vizinhos. Após o registro na DP, a mulher foi encaminhada ao Departamento Médico Legal, em Canoas, onde fez exames. 


Veículo é furtado em Sapucaia 

Um automóvel Monza, de cor prata foi furtado na noite de 29 de setembro, defronte de uma residência localizada na Avenida Justino Camboim, em Sapucaia do Sul. O condutor do veículo disse a polícia que havia estacionado o veículo e quando retornou observou que não se encontrava mais no local. Ele comentou que no carro não havia alarme e nem corta corrente.


Brigada Militar prende 
dois por tráfico de drogas

Os suspeitos estavam em um 
estabelecimento no bairro Nova Sapucaia

Uma guarnição da Brigada Militar de Sapucaia do Sul prendeu na manhã de 23 de setembro, dois suspeitos por tráfico de drogas, em frente a um estabelecimento comercial, localizado as margens ERS 118, no bairro Nova Sapucaia. Com os indivíduos, os policiais encontraram 67 pedras de crack, 25 gramas de cocaína não fracionadas, além de 30 petecas embaladas para a venda. Também foi achado uma quantia aproximada de R$ 1.112,00, em dinheiro, oriunda da venda de drogas.  
Conforme informações da BM, integrantes do Pelotão de Operações Especiais (POE) realizaram uma abordagem em uma casa noturna, que fica próximo ao quilômetro quatro de via expressa, em decorrente as constantes denúncias de tráfico de drogas. No local, os policiais abordaram o segurança e o proprietário. O primeiro identificado pelo POE tem 46 ano e possui antecedentes criminais como lesão corporal, homicídio e posse de entorpecentes. Já o responsável pelo estabelecimento, tem 59 anos tem possui vários registros na polícia, como exploração sexual de adolescentes, posse irregular de arma de fogo e lesão corporal.   
Os suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados a Delegacia de Polícia Civil de Pronto Atendimento, em Canoas, para a lavratura do auto de prisão.


Acidente na BR 116 
resulta em dois feridos

Um motociclista e um carona ficaram feridos após um veículo colidir numa motocicleta, no km 255, da BR-116. O fato aconteceu no dia 30 de setembro, por volta das 21h45. 
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, através do relato de uma das vítimas, a moto CG Titan, de cor vermelha trafegava pela via expressa no sentido capital/interior, pela pista lateral, quando o carro saiu da pista e bateu na traseira do veículo, que resultou na queda do condutor e do caroneiro. 
O motorista do carro fugiu sem prestar socorro. Os condutores que trafegavam pela BR acionaram o serviço de Samu, que realizou os primeiros atendimentos e conduzindo a dupla para o Hospital Getúlio Vargas, onde ficaram internados para observação. 
O motociclista disse aos policiais que não foi possível identificar o motorista do carro.  


Polícia fecha casa de jogos em Esteio

Foi apreendido mais de 80 computadores nos locais


Agentes da delegacia de Polícia Civil de Esteio, juntamente com as delegacias de Sapucaia do Sul, coordenados pelo delegado Leonel Baldasso em conjunto com a Força-Tarefa de combate aos jogos ilícitos do Ministério Público,  cumpriram, na tarde de 02 de outubro, mandados de busca e apreensão em duas casas de jogos de azar no Município. 
Ambos os bingos tinham acesso pela Rua 24 de Agosto, na área central. Foram apreendidos mais de oitenta computadores programados para jogos, além de dinheiro e material para os jogos. Segundo o delegado Baldasso, os dois estabelecimentos, que foram fechados pela polícia, eram de grande porte. “Um deles, inclusive, já havia sido fechado pela quinta vez”, informou Baldasso. Ele salientou que também será instaurado inquérito policial para investigar a locação dos prédios onde as casas de jogos de azar funcionavam.
Já o tenente coronel do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Andreis Sílvio Dal’Lago, falou que a corporação foi parceira nesta iniciativa e irá manter um trabalho constante para evitar que novos estabelecimentos sejam abertos. “O jogo é um vício como qualquer outra droga. Por isso, temos a necessidade de terminar com estes locais”, disse o tenente coronel.  
A ação realizada entre a Polícia Civil e o Ministério Público, contra a jogatina ilegal, foi decorrente de cooperação mútua e troca de informações entre estas instituições.


Policiais prendem suspeito por tráfico 


Um homem de 22 anos foi preso no dia 27 de setembro, em flagrante em Sapucaia do Sul, suspeito por tráfico de drogas. No local, os policiais encontraram um quilo de maconha e 250 pedras de crack. A ação foi coordenada pelo delegado Juliano Brasil Ferreira, com a participação dos agentes da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), juntamente com policiais da 2ª DP de São Leopoldo.
Segundo o titular do Deic, a mobilização foi possível devido a mandato de busca e apreensão, que originou-se após uma denúncia anônima referente a posse de explosivos. Após os procedimentos de polícia judiciária, o preso será encaminhado ao Presídio Central.


Suspeitos são presos 
pela BM de Sapucaia

Dois homens, com idade entre 22 e 29 anos foram detidos por uma guarnição da Brigada Militar de Sapucaia do Sul, suspeitos de terem arrombado um estabelecimento comercial, na área central do Município. O fato ocorreu no dia 25 de setembro, por volta das 6 horas da manhã.  Segundo informações da BM, uma equipe foi acionada para averiguar um suposto arrombamento e furto qualificado no comércio. Ao chegar no local, os PMs abordaram os indivíduos que estavam em frente ao local e foram identificados. Ambos tinham antecedentes criminais por terem cometido alguns delitos como furto de veículos, receptação, violação de domicílio, estupro, desacato e apropriação indébita. Além disso, com um dos suspeitos, os policiais encontraram um saco de lixo que continha diversas roupas, que foram avaliadas em aproximadamente R$ 2.500,00. Os PMs também acharam outros bens da loja, como uma TV de 32 polegadas. A dupla foi encaminhada para Delegacia de Polícia para prestar mais esclarecimentos sobre o caso. 


Jovens são detidos por
 pichar muro no Centro

A pichação tem causado transtorno devido ao aspecto de abandono e poluição visual. Para combater esta situação, os órgãos de segurança tem feito um trabalho intenso para resolver o problema. Na noite do dia 28 de setembro, por volta da meia noite, dois jovens foram detidos por terem pichados um muro, na Rua dos Ferroviários, no Centro. 
Conforme informações, uma guarnição da Brigada Militar foi acionada após uma denúncia de duas pessoas em atitude suspeita, próximo de um muro, com uma lata de spray na mão. Ao chegar no local, os policiais flagraram a dupla com o objeto de pintar na mão. Ambos foram detidos e conduzidos a DP para prestar mais esclarecimentos. Já o material de pichação foi apreendida. 


Motorista é assaltado 

Dois homens assaltaram um homem e roubaram seu automóvel. O delito ocorreu no dia 30 de setembro, por volta das 19h30, na Avenida Ernesto Dornelles, no Santo Inácio. 
A vítima, de 24 anos, relatou aos policiais em seu depoimento que estava parado em frente a uma residência, quando, um veículo Corola se aproximou e um homem desceu, utilizando um boné e anunciou o assalto com uma pistola oxidada. Além do veículo, o indivíduo também levou alguns objetos que estavam no carro. 


Dupla é presa com droga

Durante uma briga entre duas jovens, com idade entre 23 e 20 anos, a Brigada Militar encontrou drogas no bolso de uma delas. A apreensão do objeto ocorreu no dia 30 de setembro, num trecho da Avenida Senador Salgado Filho. 
Segundo o relato de um dos PM’s que atendeu o fato falou que foi comunicado pela sala de operações que duas meninas estavam discutindo na rua. Após terminar com a briga, ambas foram revistadas e com uma delas encontrado um cigarro de maconha.


No ar: Rádio Jornal Destaque



Desde o dia 01 de outubro, um novo canal de comunicação entrou no ar via web. Foi a Rádio Jornal Destaque, que teve em seu lançamento a exibição dos primeiros programas, com assuntos diversificados, mas com o foco para a realidade da região. A primeira atração a inaugurar a rádio foi o ‘Opinião’, sob o comando da juíza pretora aposentada Uiara Castilho dos Reis. Com aproximadamente 60 minutos de duração, o programa tratou de assuntos ligados à educação, a família e também questões vinculadas a área do Direito, por onde atuou por mais de três décadas. Na sequência, o programa ‘Alternativa’ é comandado pela terapeuta esotérica Anna Hiller. Durante o período em que esteve no ar, Anna recebeu telefonemas, e-mails e contou ainda com a participação do público através das redes sociais, que fizeram perguntas sobre os mais variados assuntos. Para responder aos ouvintes sintonizados pela internet, a terapeuta teve a ajuda das cartas ciganas. Além dos programas, um dos focos da Rádio Jornal Destaque é um repertório musical variado, que tem como objetivo atingir diversos segmentos da sociedade, não ficando restrito apenas em Esteio, mas em qualquer lugar do planeta, pode ser ouvido a rádio. Interessados em conhecer mais sobre esta novidade pode acessar o site www.radiojornaldestaque.com. Dúvidas, questionamentos e sugestões podem ser enviadas pelo endereço eletrônico radiojornaldestaque@gmail.com ou também pelo telefone 3473-8284.   




Nenhum comentário:

Postar um comentário