sexta-feira, 14 de setembro de 2012

EDIÇÃO 1849






Integrantes da invernada do CTG Quero-Quero realizaram na tarde de 08 de setembro, um pedágio solidário, em uma sinaleira, localizada na Avenida Presidente Vargas. Um dos objetivos da mobilização foi tentar arrecadar dinheiro para que o grupo tenha condições de participar do Enart, que acontece em novembro, em Santa Cruz do Sul,  um dos mais importantes eventos ligado à cultura do Rio Grande. 

Um candidato a vereador foi detido na tarde de 10 de setembro. O motivo foi desacato a fiscais de trânsito, pois havia estacionado em uma vaga para idosos. Após cometer o ato, ele tentou se esconder em um prédio público, mas foi capturado pelos policias militares que conduziram até o 34º BPM, onde foi feito termo circunstanciado. Em seguida foi liberado, mas haverá uma audiência judicial em outubro, para mais esclarecimentos. 

Menores abandonados pela mãe 
Dois menores de 17 e 13 anos, foram abandonados pela mãe em virtude das drogas, há dois meses e vivem sozinhos desde então, sem a presença de um responsável. Vizinhos relataram que o Conselho Tutelar esteve na residência há dois meses para verificar a situação e até agora nada foi feito efetivamente. Segundo informações do  Conselho, a mãe já havia retornado e por isso o caso foi encerrado. Na terça-feira (11), o JD  acionou o órgão para verificar novamente a situação dos menores, que conforme moradores, permanecem sozinhos.








Mulheres de Arte e Ação
As inscrições para oficinas de artesanato e práticas domésticas estão abertas. O curso é gratuito e acontece às quartas das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas (artesanato) e  às quintas, das 9 às 11 e das 14 às 16 horas (práticas domésticas).
As aulas acontecem no Centro de Formação Teresa Verzeri, rua São Luiz, 240, Parque Amador. Mais informações pelo telefone (51) 3460.4197ou por e-mail cfv.esteio@verzeri.org.br

Fiscalização 
O Conselho Municipal de Saúde não aprovou a aquisição de uniformes para as 10 equipes de saúde da família, no valor de 36 mil reais, e sim para as três, que já estão atuando no CAIC e Votorantin. “O valor foi liberado proporcionalmente à necessidade”, informou o presidente, Luís Antônio Oliveira. Porém, foi aprovada a suplementação financeira que garante os exames e consultas excedentes aos disponibilizados pelo SUS, de média e alta complexidade até o final deste ano. 






Os motoristas precisam ter atenção redobrada ao dirigirem no interior da Vila Navegantes, em Esteio, pois a instalação de uma boca de lobo acima do nível da rua já foi responsável por estragos nos pneus de alguns veículos, causando prejuízos e indignação. À noite fica praticamente impossível de visualizar a “melhoria”, que sequer teve seu acabamento concluído. E quando ocorrem danos materiais, a quem os moradores devem recorrer para pagar a conta?



Comemoração
Dentro das comemorações de 55 anos da Escola Estadual Santo Antônio Maria Claret, serão realizadas no dia 15 de setembro, diversas atividades na instituição. Entre as atrações previstas estão concurso de beleza e apresentações artísticas. A escola fica localizada na Rua Padre Felipe, Centro. 


Festa
No dia 15 de setembro, a Escola de Educação Infantil Vivendo a Infância realiza o 9º Jantar Baile de aniversário. A festa será realizada no Salão da Apae, a partir das 20h30. Durante a comemoração, haverá som mecânico com o DJ Ivan Luis e sorteio de brindes. Os ingressos podem ser adquiridos diretamente na instituição. Mais informações pelo telefone 3458-4270 ou pelo e-mail emeivivendoainfancia@yahoo.com.br.


Jantar
Será realizado no dia 15 de setembro, o jantar-baile Encontro de Gerações. A festa tem início às 20h30, no Clube Aliança. 
A animação fica por conta da Família Serginho Show. Informações sobre compra de convites pode ser obtido pelo telefone 3473-1539 ou 9998-6114.



Debate morno entre candidatos
 a prefeito de Esteio 



Representantes de diversos segmentos da comunidade participaram na noite de 10 de setembro, do debate entre os candidatos ao Executivo de Esteio, Gilmar Rinaldi (PT) e Vanderlan Vasconselos (PSB). O encontro ocorreu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal. Em função da chuva e do frio poucos militantes acompanharam o debate.  
A apresentação das propostas dos candidatos teve a duração de aproximadamente 90 minutos, divididos em quatro blocos, onde foram realizadas perguntas referentes aos mais variados assuntos ligados à situação do Município, saúde, educação, esporte, segurança, entre outros. 
Após o encontro, o presidente do PT, Uéverson Costa Alves, disse que o debate foi importante, onde a comunidade teve a oportunidade de conhecer as propostas e analisar quem está mais preparado para administrar o Município. Já o representante da coligação liderada pelo PSB, Bernardo Salcedo, o candidato da oposição, mostrou projetos importantes, que caso eleito pretende desenvolver na cidade, focado para melhorias e bem estar da comunidade, em especial na área da saúde, segurança e educação. 


Produtor cultural visita o Museu Destaque


O produtor cultural esteiense Ricardo Varela conheceu o Museu Destaque, na tarde de 10 de setembro. Ele relatou que devido à sua participação em movimentos culturais da cidade teve a curiosidade de saber mais sobre o único espaço no Município que possui um acervo com fotos e objetos, mostrando a evolução de Esteio, em suas diferentes épocas. Também teve a oportunidade de conhecer mais através do livro Ao Longo dos Trilhos, de Miguel Luz. “É um espaço em que os esteienses devem visitar, pois a comunidade precisa ter uma referência histórica, que retrata sua evolução”, disse Varela. 
Ricardo comentou que um dos atrativos do lugar são as fotos, que registram o desenvolvimento da cidade ao longo destes 57 anos de emancipação política. “Pretendo divulgar a existência do museu entre os integrantes do grupo Coletivo Tomada, no qual faço parte, mostrando que Esteio tem uma história que não deve acabar”. Interessados em conhecer o espaço podem entrar em contato pelo telefone (51) 3473-1712 ou pelo e-mail jdestaque@terra.com.br. 


Candidato a prefeito visita o JD


O candidato a reeleição ao Executivo de Esteio, Gilmar Rinaldi esteve realizando uma visita de cortesia no Jornal Destaque, na manhã de 12 de setembro. Gilmar foi acompanhado pelo vice, Fladimir Costella, o Costelinha. Ambos foram recebidos pelo diretor do periódico, Miguel Luz. Durante a visita, o candidato conheceu a nova estrutura do JD e da rádio web, assim como o auditório. Miguel mostrou um filme sobre a história da Revolução Farroupilha. 
Faltando menos de 30 dias para as eleições, Gilmar destacou que foi um período importante em que tivemos a oportunidade de divulgar os investimentos que foram feitos nos últimos três anos na cidade,  nas áreas de educação, com a compra de vagas para a educação infantil, a implantação do turno integral na rede e também a entrega dos uniformes escolares. “Também houve ações de melhorias na habitação, saúde e segurança”, disse Rinaldi. Já o vice, Costelinha comentou que na atual gestão foram captados recursos que foram fundamentais para que fossem feitas obras que mudassem a realidade da comunidade. 


PRIMAVERA 
Pe. André Boanerges Carbonera, Missionário claretiano

Sim!
Vivenciamos uma nova estação: A PRIMAVERA.
No parecer do filólogo Deonísio da Silva, primavera se origina da “expressão latina primo vere, começo do verão. No Hemisfério Sul, a primavera começa no dia 23 de setembro e vai até o dia 21 de dezembro. Utiliza-se o vocábulo para designar a idade de uma pessoa jovem...” Fonte: “De Onde Vem as Palavras. Deonísio da Silva. Página 659.”
Primavera!
O trinar dos pássaros empolga mais, bem mais.
Há o retorno das andorinhas e o crescer das aves.
Primavera!
Os dias são mais longos e as noites, mais curtas.
Primavera!
A natureza RENASCE.
Há uma nova vida.
Percebe-se um entusiasmo resplandecente.
Primavera denota:
mais ânimo;
mais alegria;
mais saúde;
coragem;
força;
exercício;
dinamismo;
oração;
gratidão;
amizade;
mudança;
REVIGORADA VIDA;
TRANSFORMADA VIDA.
A primavera é plena de pulcritude.
Valorizamos a primavera?
Vivamos intensamente a PRIMAVERA!
Pela primavera, louvemos o Senhor!
PRIMAVERA: Seja bem-vinda!
Fuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiii...




Machado de Assis é o mais lido 
pelos leitores esteienses




O livro ainda é o melhor amigo para quem está só. E para manter o gosto pela leitura, a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa de Esteio, é a referência para estudantes, crianças, adolescentes e público adulto. Atualmente possui oito mil sócios e um acervo de 12 mil obras, distribuídas nas áreas de literatura, livros didáticos, revistas e jornais. Mensalmente são registrados de 500 a 600 acessos e de 300 a 350 empréstimos. A comunidade também pode colaborar com o acervo, através da doação de materiais que estejam em boas condições de uso. O material em duplicidade é repassado para outras instituições como a Biblioteca Comunitária do Centro de Educação, Cultura e Inclusão do Bairro Santo Inácio, e também é disponibilizado nas feiras de doações. “Se fôssemos traçar um perfil dos nossos leitores, poderíamos dizer que os alunos do ensino fundamental e médio buscam livros para pesquisa, os jovens preferem a literatura e os adultos procuram mais pelos livros espíritas”, relata a bibliotecária Mara Solange Franke. 
Os autores mais lidos são Machado de Assis, Érico Veríssimo, Moacyr Scliar e nomes da literatura internacional. Sobre a febre dos e-books, a bibliotecária, entende que é mais uma opção para o leitor e não substituirá o livro impresso. “As pessoas ainda preferem manusear os livros, a internet cansa os olhos.” Em outubro a Biblioteca deve receber cerca de 1.200 livros, adquiridos através do MINC e da Fundação Biblioteca Nacional pelo Programa Nacional de Livros de Baixo Preço. Foram investidos 12 mil reais na compra das obras.
INFORMATIZAÇÃO
Futuramente, pretende-se implantar um novo software que está em fase de avaliação e testes de migração da base de dados atual. Pretende-se fazer uso da mesma base que a Secretaria de Educação e Esportes (SMEE) utiliza para o catálogo informatizado e assim formar uma rede municipal de bibliotecas, permitindo um amplo atendimento. O programa permite fazer a catalogação das obras, cadastrar usuários, reservar livros, registrar a entrada e saída. “Atualmente utilizamos um que nos possibilita apenas catalogar os livros”, disse. 
Na semana da criança em outubro, a Biblioteca vai oferecer atividades lúdicas,hora do conto, teatro e seção de cinema. Para se associar é preciso levar uma foto, RG e comprovante de residência, não é cobrada taxa.
O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 8 às 12horas e das 13h15 às 19horas.


Alunos do Colégio Coração de Maria aprendem brincando, desenvolvendo a consciência ambiental

Projeto “Meu Querido Planeta Terra”
As turmas do 3° ano (1131 e 1132) vêm realizando um projeto denominado “Meu querido Planeta Terra”, que, a partir dos conteúdos obrigatórios do currículo (recursos naturais) e envolvidos pelo assunto água (a utilidade para os seres vivos), ressaltou a curiosidade dos alunos,   relacionado ainda a uma pesquisa sobre a vida marinha. Cada aluno sorteou uma “vida marinha” para realizar a pesquisa e vem realizando uma apresentação do seu trabalho ao grande grupo, juntamente com a construção de uma réplica da sua vida marinha. As apresentações tiveram início no dia 16 de agosto, e o trabalho foi finalizado no dia 04 de setembro. Como culminância das atividades, os alunos realizaram uma saída de campo ao CECLIMAR, órgão vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Litoral Norte. As atividades realizadas pelo CECLIMAR são desenvolvidas de forma integrada pelos seus setores, que são: museu de ciências naturais, centro de reabilitação de fauna marinha e silvestre (CERAM) e setores de ensino, pesquisa e extensão, pois, dessa forma, os alunos poderão estar conciliando os estudos teóricos de sala de aula com a prática e observação nesta saída de campo.



Alunos do Colégio Coração de Maria visitam 
o Instituto Martim Pescador
Os alunos do Pré1 e Pré 2 do Colégio Coração de Maria estão desenvolvendo o Projeto “Água: elemento de importância para a vida”, tendo como principal objetivo trabalhar a importância da preservação da água para o nosso planeta. No dia 04 de setembro, os alunos participaram de um passeio ao Instituto Martim Pescador, acompanhados por biólogos, explorando a fauna e flora no local, com a finalidade de enriquecer e ampliar os estudos dos nossos pequenos, realizando o percurso de 10km pelo Rio dos Sinos, com saída da cidade de São Leopoldo. Esse momento proporcionou uma tarde alegre, envolvente e de muito conhecimento e conscientização. Os alunos participaram entusiasmados e puderam ver de perto aquilo que estão aprendendo em aula.




Escola Bernardo encerra oferta
 da educação básica em 2012

A Escola Estadual Bernando Vieira de Mello está encerramento as atividades escolares, vinculadas à educação básica. 
De acordo com a titular da 27ª Coordenadoria Regional de Educação, Lúcia Barcelos, um dos motivos da instituição não ter o ensino fundamental é a baixa procura, pois os pais estão optando por matricular os filhos na rede municipal. “A turma da 8ª série possui somente 18 alunos”, informou Lúcia. Ela salientou que a equipe diretiva da instituição está tentando junto com os órgãos competentes e o apoio da comunidade a implantação de um curso técnico, com o objetivo de atender a demanda que existe na região. Lúcia falou que Esteio possui 12 escolas estaduais, sendo nove de ensino médio, com a adesão da Escola Estadual Caetano Gonçalves da Silva, com o ensino médio regular. “A partir dessas medidas, será possível aumentar o número de vagas, principalmente em instituições que estão localizadas próximas a escolas da rede municipal”. 
Em Sapucaia do Sul, Lúcia ressaltou que a implantação de novos loteamentos contribuiu para que aumentasse a quantidade de crianças e adolescentes no Município. 


Aluno de Sapucaia do Sul é ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática 



O aluno da 7ª série do ensino fundamental da Escola Municipal José Plácido de Castro, em Sapucaia do Sul, Alisson Silva Neimaier, 12 anos, foi um dos vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas.
A medalha de ouro foi entregue pela presidente Dilma Rousseff, no dia 27 de agosto, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Alisson foi um dos 500 estudantes que conquistaram a medalha de ouro, entre mais de 18 milhões de alunos brasileiros participantes da 7ª Olimpíada. 
O aluno venceu na categoria Nível 1, que contempla as 5ªs e 6ªs séries, nas provas aplicadas em agosto e novembro de 2011. Além da medalha, Alisson garantiu uma bolsa de Iniciação Científica concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, para estudar durante um ano, tópicos selecionados pelo Conselho sobre a área das Ciências Exatas.
CAPACITAÇÃO
Para a Secretária Municipal de Educação, Marisa Kutter, a vitória do estudante destaca o crescimento da rede municipal de ensino. “Estamos orgulhosos com a premiação de um aluno nosso. Esta conquista mostra que os nossos estudantes estão preparados e que estamos construindo uma educação de qualidade, através dos investimentos feitos na aprendizagem e capacitação dos nossos professores e funcionários”, comentou. A diretora da escola Ana Beatriz Muller, professora Daniela de Oliveira e a mãe Tatiane da Silva Neimaier, também acompanharam o estudante.


Conselho de Saúde defende a centralização de atendimento 

O presidente aponta sugestões para a melhoria dos serviços e valorização do médicos




O Conselho Municipal de Saúde, responsável por fiscalizar e deliberar sobre temas pertinentes à área da saúde de Esteio, apresentou algumas reivindicações e sugestões para melhorar a qualidade do atendimento à população em entrevista ao JD.
Para o presidente Luis Antônio Oliveira, a saúde em Esteio funciona relativamente bem, o que falta é planejamento, “existem muitos postos de saúde espalhados pela cidade, porém com falta de médicos, pois não há dinheiro para manter a qualidade dos serviços”, explica. 
O Conselho defende a transformação e centralização do posto Claret, US Centro e US Novo Esteio, em locais com atendimentos até a meia noite. “A ideia é utilizar as fichas que sobram de alguns postos e prestar o atendimento nestes locais, com clínico geral e pediatra, através do remanejamento destes profissionais”, argumenta. O objetivo de todo esse processo, é desafogar a Fundação de Saúde Pública São Camilo e fazer com que exerça sua função de hospital, atendendo as urgências e emergências. 
A UPA - Unidade de Pronto Atendimento - após concluída, é uma obra, na visão do Conselho, que vai exigir mais recursos para compor o mobiliário e pagamento de funcionários. “É preciso equipar bem esses três pontos para qualificar o atendimento e não criar mais uma unidade se o principal, que são os médicos, está deficitário”. 
Para o Secretário da Saúde, José Antônio Silveira, essa transformação exige uma preparação para atender em formato de pronto atendimento e hoje, não há condições e recursos financeiros para isso. “É preciso equipamentos e pessoal qualificado”, explica. Esse posicionamento, explica o presidente, não significa que a Entidade é contra a existência de postos, e sim a forma como são investidos os 32 milhões de reais, o equivalente a 30% do orçamento. “Mesmo com todo esse investimento não conseguimos oferecer um salário justo aos nossos médicos”. Ainda sobre a questão de salários, o Conselho se mostrou contra à lei que unifica os reajustes de todos os servidores que possuem curso superior, independente da formação.  “Nossa reivindicação é que o cargo de médico seja desvinculado dessa lei, para que o Município possa pagar melhor esses profissionais. Hoje o salário de um médico concursado 20 horas não chega a R$ 2.500,00. Entendemos que é preciso desvincular o reajuste, pois é essa redação que impossibilita a melhora de salários. O Município não tem condições de arcar com o reajuste ao mesmo tempo para todos de nível superior”.
A presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, Tânia Marli Rodrigues, (PTB), prometeu estudar a viabilidade legal para uma possível alteração na lei, já que também se mostrou favorável à mudança. “Precisamos analisar com cautela e avançar sem vícios de inconstitucionalidade”, disse.  
O presidente esclarece à comunidade que o Conselho de Saúde, antes de tudo é um órgão deliberativo e fiscalizador. As reuniões são abertas à comunidade, a próxima será realizada na quinta-feira (13), às 17 horas, no auditório da Casa dos Conselhos, rua Engenheiro Henner de Souza, 150.


Pacientes terão teste 
ergonômetro e urodinâmico

Cerca de 200 pacientes que aguardam pelo teste ergonômetro para complementar o diagnóstico cardiológico, deverão ser atendidos nas próximas semanas. O teste urodinâmico, destinado a pacientes, 40 no total, que consultaram com urologistas também estará disponível. A contratação da empresa que prestará o serviço será feita pela Fundação de Saúde Pública São Camilo. A verba disponível para investimento é de 120 mil reais, sendo que o valor máximo disponível para o teste ergonômetro é de 70 reais e urodinâmico, 280 reais. O Secretário de Saúde, José Antônio Silveira, adianta que serão atendidos inicialmente somente aqueles que estão na fila de espera. Será feito um orçamento com empresas do ramo considerando o valor disponibilizado pela Fundação, e posterior contratação.



Esteiense é destaque na música gospel

Aos 15 anos, Thaiane está divulgando seu quarto CD




A música gospel tem conquistado vários admiradores e também revelado grandes talentos. Um dos mais recentes trabalhos neste gênero é a esteiense Thaiane Seghetto dos Santos. Aos 15 anos, a artista tem mostrado seu potencial pelos mais diversos locais que se apresenta, principalmente para divulgar o mais recente CD ‘Incomparável’. Para marcar esta etapa em sua carreira, Thaiane realizou no dia 08 de setembro, uma apresentação especial, no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, onde contou com a presença de mais de 200 pessoas. 
Apesar da pouca idade, Thaiane disse que começou a cantar aos três anos, quando participava dos cultos da Igreja Assembleia de Deus, em Esteio. Devido  à sua espontaneidade e o dom para a música, a cantora se apresentou também em vários templos evangélicos pela região. “O apoio da família foi importante para que pudesse realizar o sonho de gravar o divulgar meu trabalho”, disse Thaiane. 
Em 2004, aos seis anos, Thaiane teve a oportunidade de gravar um CD chamado ‘Basta Crer’, título de uma das melodias. “Mesmo sem experiência, foi um trabalho válido que possibilitou mostrar meu potencial”. Ela salientou que o segundo CD, intitulado ‘Amigo Leal’ se tornou possível devido a ajuda de uma integrante da igreja que ficou impressionada com minha voz e resolveu colaborar financeiramente. “Foi um trabalho mais elaborado que ajudou-me a projetar, tendo uma repercussão entre os evangélicos e também em outros segmentos religiosos”, ressaltou a cantora. 
Lançado em 2009, o CD ‘O meu melhor para ti’, Thaiane inicia um novo momento em sua carreira, em que não fica apenas cantando, mas também revela seu lado compositora. “Isso se tornou possível através das aulas de violão que possibilitaram a qualificação da minha carreira”, frisou Thaiane. 
A cantora enfatizou que já se apresentou em shows para mais de três mil pessoas, inclusive cantando em outras igrejas, como a católica. “O foco principal do trabalho é levar a palavra de Deus, através de louvores, com músicas que tocam o coração de cada um”. 
FAMÍLIA
Uma das principais incentivadoras da carreira de Thaiane é sua mãe, Viviane Seghetto. Ela relatou que durante os cultos, em especial no momento do louvor se emocionava e imaginava que sua filha um dia pudesse ser uma cantora. “É um sonho que tem se tornado realidade. Minha outra filha, de onze anos está seguindo os passos da irmã mais velha e quer ser cantora”. 
Thaiane é aluna do 1º ano do ensino médio da Escola Augusto Meyer e pretende se capacitar nesta área. “Entre as metas irei fazer um curso de inglês e prestar vestibular para a faculdade de Música”. 
Atualmente a família participa na igreja Assembleia de Deus Manancial de Vitória.

Chuva alaga região central de Esteio


A chuva que atingiu a região metropolitana nos dias 09 e 10 de setembro, resultou em alguns pontos de alagamentos na cidade. Alguns dos locais que tiveram problemas com acúmulo de água foram as ruas Theodomiro Porto da Fonseca e José Guimarães, no bairro São Sebastião. As pessoas que precisavam se deslocar para o trabalho ou escola tiveram dificuldades em sair de casa. Para os motoristas, a atenção teve que ser redobrada para evitar problemas mecânicos. Em função da quantidade de chuva, os arroios Esteio e Sapucaia estavam cheios, mas não chegaram a transbordar. Já nas ruas como a Rio Grande, no São e Roque Gonzáles, que fica localizada no Santo Inácio, as obras de drenagem e melhorias na rede de esgoto pluvial contribuíram para que não piorasse a situação nas vias. Algumas ruas como a Bento Gonçalves, alguns trechos ficaram com água retida, por causa do entupimento ou a ausência de bocas de lobo. 






Parabéns
O dia 29 de agosto foi de comemoração para Juarez Duarte, que recebeu felicitações da família e de amigos. 


Aniversário
Para os amigos especiais, um dia de homenagem é pouco, diante de tantos acontecimentos maravilhosos que merece. É muito bom contar com a sua presença entre nós, e não há nada que aconteça que possa ser completo sem a sua companhia. Parabéns pela passagem do seu aniversário no dia 10 de setembro Jane Battistello.  É  o que lhe desejam seus familiares e amigos.


Feliz Aniversário
Lucas Reis comemora no dia 14 de setembro a passagem do seu aniversário. A data será lembrada por amigos e familiares. 


Felicidades
Rudi Schneider festejou no dia 07 de setembro, seu aniversário. Amigos e familiares parabenizaram pela data especial.


Homenagem
Jurema Monteiro completou mais um ano de vida no dia 12 de setembro. A homenagem é de seus colegas do Banrisul. Parabéns!


Calçamento na rua 24 de Agosto 
era inaugurado em 1956

Uma das primeiras obras feitas pelo então prefeito Luiz Alécio Frainer foi o calçamento da rua 4 (hoje, rua 24 de Agosto). A inauguração da primeira rua pavimentada do Município aconteceu no dia 19 de setembro de 1956. O trabalho foi possível através do esforço entre o Executivo e o Legislativo, pois a cidade tinha pouco mais de um ano que havia sido emancipada e não havia uma arrecadação significativa. 
Para marcar este momento histórico, ao entregar a primeira parte da obra, o empreiteiro responsável pela pavimentação, Justino Fagundes resolveu fazer um churrasco de confraternização em sua residência, onde estiveram presentes autoridades e políticos do Município e região. 
De acordo com informações retiradas do livro Ao Longo dos Trilhos, de Miguel Luz, o chefe do Executivo falou sobre a importância do calçamento que ajudou a transformar a realidade do local. Durante o encontro, Lizandro Araújo Filho, Galvany Dornelles Guedes e Paulo Couto se pronunciaram sobre a realização da obra na cidade. 

Operação Paramount busca suspeitos de ataques a banco com explosivos

No dia 11 de setembro foram presas 16 pessoas suspeitas da participação em roubos a bancos e caixas eletrônicos. Entre os assaltos realizados por esta quadrilha estão os ataques ao caixa eletrônico do Bradesco, localizado na empresa Paramount, e ao Banco Itaú, localizado na Avenida Getúlio Vargas, na cidade de Canoas, no dia 13 de março deste ano.
A quadrilha também é suspeita do ataque ao mercado Acadrole, no dia 18 de março, em Canoas, em ambos os casos com uso de explosivos. Além dos assaltos a caixas eletrônicos a quadrilha também é suspeita de estar envolvida em roubos de carros, residências e estabelecimentos comerciais. A quadrilha tem como base a cidade de Sapucaia do Sul e os mandados estão sendo cumpridos ainda em Novo Hamburgo, São Leopoldo e Gravataí.
Segundo o Delegado Juliano Ferreira, da Delegacia de Roubos, alguns dos integrantes desta quadrilha teriam também participado de ataques ocorridos na Serra.
A ação, desencadeada na manhã de terça-feira, é o resultado de seis meses de investigações da Delegacia de Roubos e contou com a participação de 100 agentes.
Dos quatro líderes da quadrilha, Babão e Marcinho, já haviam sido presos ha cerca de um mês pela Polícia Civil, com veículo roubado, outro, conhecido por Buda, foi preso hoje, e outro homem, conhecido por Grandão ainda não foi preso. Foram apreendidos aproximadamente 5 mil reais e notebooks.


Anna
(Terapeuta esotérica)

Setembro: 8
Como assim, 8? Tu deves estar te perguntando, pois, em nosso calendário, este número cabe ao mês de agosto, não é? Porém não me refiro a isto! Refiro-me ao número de letras que formam esta palavra.
E convenhamos, o mês anterior geralmente não tem uma energia nada suave para muitos... Mas, nada a ver com a crendice do “mês do desgosto”! A não ser que tu assim acreditares! Tudo bem! Abraça este azar!
Observando na numerologia Kabalística o número 8, este traz consigo uma energia de prosperidade sob todos os aspectos, sempre com a necessidade de equilibrar o espiritual com o material, ou seja, ganhar dinheiro para uso de maneira correta!
E quando falo em “prosperidade”, não enfatizo somente o dinheiro! Prosperar é ter saúde, emprego, amigos, relacionamentos amorosos, enfim, tudo o que te realiza... Tudo o que te dá prazer... Tudo o que te faz feliz!
E, vivenciar a verdadeira fé no Pai Celestial, assistindo à Sua Obra brotar nas flores as quais exalam os mais diferentes perfumes e exibem as mais variadas belezas? Esta façanha só pode ser chamada de Criação Divina! 
Vai! (Por mais tola que possa parecer esta sugestão), olha fixamente para uma flor e desfruta a tamanha perfeição com que foi “feita”... Vê!Esta és tu, desenhada(o)com muito carinho e cuidado... Um ser único que, assim como a flor, TU és a Obra perfeita que está parada no momento, numa “deprê”, ainda fazendo a mesma pergunta: “Por que eu nasci?”. Ora! Para viver esta nova energia do mês de setembro, o qual vibra a tua prosperidade, a tua felicidade, começa a pensar no tempo que O Cara Lá De Cima teve para te inventar e no porquê... Uma vez que Ele tinha tantas outras coisas que poderiam ser bem mais importantes...
Não! O Pai dedicou toda esta importância somente a TI! Então, retribui, buscando a Tua alegria! Vais encontrá-la!







Formação dos 30 novos policiais militares acontece no Parque Assis Brasil

Na terça-feira (12) chegaram os 30 policiais militares que irão integrar o efetivo da Brigada Militar de Esteio. A formação será realizada no Parque de Exposições Assis Brasil e terá duração de 8 meses, distribuídas em 1300 horas-aula e 46 disciplinas em três ciclos. Na primeira parte serão ensinadas matérias referentes à sociologia, criminalística, medicina legal, uso da arma de fogo, defesa pessoa e legislação. No segundo ciclo, os policiais aprenderão sobre mediação de conflitos, saúde mental, uso da força, a doutrina e a técnica da polícia ostensiva, redação técnica e estágio supervisionado I. Na terceira e última etapa serão ensinadas técnicas de inteligência policial, noções de combate ao fogo, medidas em local de crise, saúde física e estágio supervisionado II.
Durante a formação, o grupo vai permanecer no alojamento do Parque. O curso também vai abranger policiais que serão designados à Sapucaia do Sul, 25 no total, estes ficarão no alojamento da BM, localizado no Horto Florestal do Município.

Homem invade casa e mata 
morador no Primavera

No dia 09 de setembro por volta das 20 horas um homem invadiu uma residência na Travessa Souza de Moraes, 200, no Parque Primavera e efetuou 6 disparos, sendo um na cabeça do morador . O atirador recarregou a arma e continuou atirando, um dos tiros acertou um amigo da vítima na perna e a mãe da vítima foi ferida com uma coronhada.A polícia civil já tem pistas do suspeito e prossegue com as investigações


Acidente deixa um ferido 

No dia 08 de setembro, por volta das 23 horas, na avenida padre clarete, 1124,  acidente de trânsito com lesões corporais envolvendo dois veículos, um dos motoristas ficou ferido e foi levado ao HSC pelo SAMU.  Os veículos foram recolhidos ao depósito SOS Esteio


Mãe é agredida pelo filho

No dia 08 de setembro, por volta das 16 horas, uma mulher de 52 anos, deu entrada no Hospital São Camilo, após sofrer uma agressão do próprio filho, que reside na mesma casa. O médico informou que as lesões sofridas foram leves, mas mesmo assim a manteve em observação. A senhora mora rua Soledade e passa bem.


Falta de investimentos e 
servidores prejudicam o
 trabalho dos bombeiros de Esteio

Mesmo com algumas deficiências, o grupo busca atender as necessidades da comunidade

Passados 23 anos de sua instalação em Esteio, a unidade do Corpo de Bombeiros tem algumas dificuldades em oferecer um serviço de qualidade junto à população, devido às deficiências, em relação à precariedade de materiais e falta de profissionais. 
Segundo o responsável pela corporação, o tenente Nelson Dalamaria, apesar do intenso trabalho existente na entidade, a guarnição precisa lidar diariamente com equipamentos e materiais em péssimo estado de conservação ou que não funcionam. Outro problema que atinge o CB é o déficit no efetivo. “Ao longo dos anos, a cidade cresceu, devido à construção de condomínios residenciais, assim como a implantação de novas empresas. Apesar das mudanças , o Corpo de Bombeiros não acompanhou a evolução”, disse o Tenente Nelson. Ele informou que em 1989, quando foi inaugurado o prédio da corporação, o Município tinha cerca de 40 mil habitantes e 40 bombeiros. “A quantidade de moradores praticamente dobrou e temos 21 bombeiros atuando e quatro executando funções administrativas”. 
Tenente Nelson falou que mesmo com alguns problemas, a entidade tem feito constantemente ações nas comunidades e nas escolas, com um trabalho preventivo. “Esta mobilização foi importante, pois durante a Consulta Popular, organizada pelo Governo do Estado, conseguimos fazer uma votação expressiva, onde o principal recurso é a compra de um caminhão que está estimado em aproximadamente R$ 500 mil”. Além disso, está em estudo, junto com órgãos competentes a compra de um veículo resgate, orçado em mais de R$ 200 mil. Uma corporação que possui materiais de boa qualidade, para cada atividade auxilia no trabalho dos profissionais. Ele enfatizou que estes equipamentos caso forem adquiridos, poderá acarretar um melhor preparo do grupo para atender a demanda em 2014, por conta da Copa do Mundo. 
TROTE
O número do CB é alvo constante de trotes, referente a incêndios ou acidentes que nunca ocorreram. De acordo com o Tenente, através de palestras educativas em estabelecimentos de ensino e associações de moradores foi possível reduzir a quantidade de telefonemas falsos, inclusive, aos poucos conseguimos identificar quem realiza o trote. “O perfil do público que liga são em sua maioria pré-adolescentes que ligam de telefones públicos, localizados nas proximidades das escolas no horário de entrada ou saída. Muitos não tem consciência do prejuízo que causam em um grupamento”, relatou. 


CB registram aumento de 
atendimento na Expointer

O Corpo de Bombeiros divulgou uma prévia das ações que a entidade realizou durante os nove dias da 35ª Expointer. Integrantes da corporação participaram do evento trabalhando para manter a organização. Neste período houve um aumento do número de ocorrências, comparada com a edição de 2011 da festa. Segundo o tenente do CB do Município, tenente Nelson Dalamaria, foi registrado 1.785 intervenções durante a Expointer, sendo a maioria dos casos ligados a mau súbito, em função dos dias de calor, principalmente no último final de semana da festa. Também ocorreram sete princípios de incêndio em estabelecimentos comerciais, além de situações ligadas a energia elétrica,  como descargas elétricas,  devido aos dias de chuva. “Os trabalhos preventivos que foram feitos com os expositores, como a colocação de extintores e explicações específicas foram fundamentais, pois em caso de acidente, o problema foi resolvido com agilidade. Já a estrutura oferecida pelos organizadores contribuiu para o bom fluxo dos trabalhos”, comentou Dalamaria. 


Policiais militares ajudam 
mulher durante o parto

Os soldados Cristian e Albino Renato, do 34º BPM tiveram uma noite diferente de trabalho. A dupla de policiais militares ajudou no parto de uma mulher, na manhã de 10 de setembro, em sua residência no bairro Novo Esteio. Segundo informações da Brigada Militar do município, por volta das 4h45, a guarnição foi acionada para atender uma ocorrência de urgência, no qual o pai da criança havia chamado a Brigada, pois a esposa estava em trabalho de parto, após o rompimento da bolsa. Ao chegar no local, os brigadianos auxiliaram nos primeiros socorros e em seguida encaminharam mãe e filho para o Hospital São Camilo. Na tarde do dia 10, um dos soldados que ajudou no parto esteve fazendo uma visita à mãe e seu filho. Ambos passam bem e nos próximos dias receberão alta. 

Esgrimista esteiense é 
recepcionado pela comunidade

Jovane Guissone chegou em
 Esteio por volta das 15 horas


O esgrimista esteiense Jovane Guissone, 29 anos, entrou para a história esportiva ao ganhar a primeira medalha paraolímpica para o Brasil. A conquista do título ocorreu no dia 05 de setembro, em Londres. O prêmio foi comemorado por familiares da cidade e de Barros Casal e atletas que através do esporte conseguiram superar os obstáculos. A recepção de Jovane em solo gaúcho aconteceu no dia 11 de setembro. Por volta das 11 horas, o medalhista olímpico desembarcou no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. No período da tarde, Jovane chegou em Esteio onde foi recepcionado por autoridades locais e em seguida conduzido pelo Corpo de Bombeiros pelas principais ruas da cidade, recebendo manifestações de carinho e reconhecimento pelo seu esforço e determinação. Familiares e amigos recepcionaram o campeão, que reside no bairro Primavera.  “Esse combate foi meu melhor momento. Tive iniciativa, coragem e não perdi meu foco e a humildade. Mantive a calma, não deixei o adversário ter o controle da luta. Estou muito feliz, muito mesmo”, disse Guissone, que dedicou a medalha ao filho que completou um ano, no período em que se preparava para a competição. “Apenas pensei  numa coisa: a medalha é minha. Decidi arriscar, fui pra cima e venci! A vitória representa, para todos que acreditam no esporte e que sabem que ele pode fazer a diferença na vida de uma pessoa”, afirmou Gissone. Jovane começou a praticar o esporte há quatro anos, depois de ficar paralisado ao levar um tiro nas costas durante um assalto. 






















Nenhum comentário:

Postar um comentário