quinta-feira, 6 de setembro de 2012

EDIÇÃO 1848






A partir da divulgação das novidades em relação às melhorias que serão realizadas no Parque Assis Brasil nos próximos anos, a maioria dos motoristas espera que sejam tomadas medidas para reduzir os constantes congestionamentos ao redor do parque, durante a Expointer. Alguns condutores sugerem que a sinalização fosse adequada, assim como a melhor utilização das ruas do bairro Novo Esteio, visando maior fluxo de veículos. 

Além de ficar responsável pela segurança interna e externa, a Brigada Militar também teve que monitorar o trânsito na BR 116, nas proximidades do parque. O motivo dessa função dupla foi a greve dos policiais rodoviários federais que não trabalharam pelo menos sete dias. A situação voltou a se normalizar somente no penúltimo dia da feira. 

Tradicionalmente no último domingo de Expointer, a direção e organizadores da feira liberavam a entrada do público nos portões de acesso a pedestres. Mas neste ano, a determinação foi que a cobrança de ingressos seria até o último minuto. Um dos motivos alegados pelos organizadores foi por medida de segurança, evitando furtos, arrastões e até assaltos nas dependências do parque.







Os mesários de Esteio de Esteio que irão atuar na eleição terão que participar de uma reunião de treinamento. O encontro ocorre na quarta-feira, 19 de setembro, às 19h30, na Sala de Sessões Luis Alécio Frainer, na Câmara Municipal, que fica na Rua 24 de Agosto, 535, Centro. Interessados podem obter mais detalhes pelo telefone 3473-6088. 

A limpeza do Parque Assis Brasil surpreende quem visitou a 35ª Expointer. Para manter as ruas, prédios, pavilhões e banheiros assim, uma equipe de 750 pessoas trabalhou 24 horas por dia. Para maior conforto do público, foram instaladas 1.555 lixeiras pelo parque. 
“Este ano os visitantes estão mais conscientes e colaborando com a limpeza”, afirmou o coordenador do setor de Limpeza, Paulo Duarte. Parte do material vai para um depósito de resíduos que fica localizado no bairro Tres Marias. Já o lixo seco é coletado por uma cooperativa local, que separa e reaproveita o material para geração de renda, através da reciclagem. Este processo é importante, pois ajuda no sustento de diversas famílias. 







Após nove dias de Expointer, o que é observado nas ruas próximas ao parque e em suas dependências é a grande quantidade de lixo deixada pelos visitantes e entulhos da reorganização do parque. Um dos pontos que pedestres e motoristas podem observar a sujeira é na Avenida Independência, paralela à BR 116. Mas devido à agilidade dos funcionários da limpeza, em menos de 24 horas após o encerramento do evento, a calçada e alguns acessos da área estavam limpos, pronto para receber a Semana Farroupilha. 





Lançamento
A cantora esteiense Thaiane Seghetto lança no dia 08 de setembro, seu quarto CD, intitulado ‘Incomparável’. O show acontece às 20 horas, no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. Mais detalhes sobre a apresentação pode ser obtida pelo telefone 3473-0414. 


Parceria
A partir de agora, os frequentadores da Academia Fitwell, podem ficar ligados na Rádio e Jornal Destaque na chegada à academia. Trata-se da nova parceria para divulgação do JD através de um banner na entrada do local. A rádio pode ser ouvida pela internet no endereço: www.radiojornaldestaque.com 


Jantar-baile
Integrantes do Lions Club Centro estão organizando a festa alusiva aos cinquenta anos da entidade. Um jantar-baile será realizado no sábado, 29 de setembro, a partir das 20h30, no Clube Aliança. A animação ficará por conta da banda Reprise. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3473-5835 ou 9622-1587. 


Lar Betel: há 58 anos abrigando a 3ª idade 



No dia 06 de setembro, o Lar Betel completa 58 anos de atuação na cidade, abrigando idosos que vivem em situação de vulnerabilidade social. 
Diretor há 15 anos do lar, pastor Ivo Nunes, destaca que a presença da entidade em Esteio  é datada desde 1951, mas em 1956 foi registrada, no Município recém emancipado de São Leopoldo. “Nosso trabalho é desenvolvido há mais de 60 anos, em prol das pessoas carentes. Durante alguns anos, a entidade chegou abrigar um orfanato e até uma creche”, informou pastor Ivo.  Após décadas de trabalho na cidade, o Lar ameaçou fechar as portas em 2011, devido algumas adequações no Estatuto do Idoso, que determinou diversas melhorias no local, que teria um custo de R$ 3.500,00, tornando-se inviável. “Ainda estamos trabalhando para melhorar a estrutura, através de uma determinação do Judiciário. Por isso, o convênio com a Prefeitura teve que sofrer reajuste visando atender a demanda”, disse o pastor. Ele enfatizou que foram contratadas uma assistente social e uma psicóloga, para suprir as necessidades. “Já a nutricionista e o professor de Educação Física serão mantidos pelo Executivo. Devemos investir no ser humano, principalmente naqueles que foram abandonados ou não tem família”. Para melhor atender os 32 idosos do lar, pastor Ivo informou que ainda neste ano iniciam as obras de construção de um novo espaço, que irá abrigar salas de lazer e recreação, além de um cozinha e oito quartos. “Apesar de serem modestas, as instalações irão ajudar a melhorar o serviço proposto pela entidade”. Além da igreja e do lar de idosos, a Betel possui um abrigo para os seminaristas da congregação. 



Clubes de serviço apresentam 
saldo positivo na Expointer 

O setor de alimentação também teve um saldo positivo, em especial, os quiosques dos clubes de serviço do Lions e Rotary do Município, que participaram do evento de forma voluntária. O valor arrecado pelos grupos será revertido em ações solidárias às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. De acordo com o presidente do Lions Club Centro, Jaime Mattos, as vendas de comida e bebida foram superiores, em relação a 2011. A comercialização no penúltimo dia foi 30% maior, que no primeiro dia da festa. No domingo, o faturamento chegou a atingir 20%, se comparado com o anterior. “A tendência é aumentar as vendas em 2013, com a nova estrutura do espaço”. O responsável pelo Lions Exposição, José Antonio Leorato disse que o clube conseguiu superar os resultados obtidos na edição anterior da Expointer. “A verba arrecada será destinada para atividades em prol da comunidade e em breve haverá uma mobilização”. Para a presidente do Lions Industrial, Lia Nara Magalhães, os melhores dias de vendas foram nos finais de semana e mesmo assim, se comparado 2011, superaram as expectativas, tendo um retorno financeiro acima do esperado. “As novas instalações do quiosque ajudaram no andamento dos trabalhos, que estarão melhores em 2013”, ressaltou Lia. A presidente do Rotary Club Esteio, Ivone Rockembach destacou que apesar dos primeiros quatro dias terem sido de chuva e frio, o que prejudicou o fluxo de pessoas na feira, a partir de quinta o movimento se intensificou. “Podemos considerar que esta Expointer foi uma das melhores da década, inclusive superando a edição anterior”, disse Ivone. 


Mulher protesta contra demora em atendimento para cirurgia 



Uma vendedora reivindicou que aguarda há dois meses um procedimento médico no joelho
A demora ao ser chamada para fazer uma cirurgia no joelho levou a vendedora Cloreci Ribeiros dos Santos, a fazer uma manifestação na manhã de 05 de setembro, em frente ao prédio da secretaria de Saúde do Município. 
Moradora do bairro Primavera, Cloreci relatou que sofreu um acidente de moto no dia 20 de julho e ao ser levada para o Hospital São Camilo, o médico disse que havia sofrido apenas uma luxação e indicou remédios contra a dor. “Passei um final de semana com dor”, desabafou a vendedora. Ela salientou que devido ao estado em que se encontra, resolveu procurar um outro médico, onde foi comunicada sobre a fratura platotibial e o ligamento do joelho lesionado. “Se não tivesse procurado um segundo médico, não teria sido  informada que poderia perder até a perna”. 
Cloreci enfatizou que mesmo com o parecer do profissional indicando um procedimento cirúrgico com urgência, praticamente nenhuma providência foi tomada. “Apesar da dor, ainda tenho que passar pelo sofrimento de aguardar na fila para fazer a cirurgia. É descaso com o cidadão, que paga os impostos em dia e quando precisa não tem a quem recorrer”. O secretário de Saúde de Esteio, José Antônio Silveira informou que no dia 04 de setembro foi entregue um mandado judicial comunicando que o Município deve tomar as providências, mas em função da complexidade da cirurgia, o Estado tem dez dias para analisar a situação e informar o que fazer. Silveira disse ainda que o atraso foi agravado pelo fato  da paciente ter buscado ajuda por profissionais privados, ao invés de permanecer no sistema público. 


A caixa de primeiro socorros de crianças e adolescentes está vazia 



Paredes mofadas, com umidade, rachaduras, falta de segurança, buracos no teto e falta de extintores.  Essa é a estrutura da sede do Conselho Tutelar de Esteio, que funciona há 14 anos na rua Pedro Lerbach, 426, no centro da cidade. 
Segundo relato das conselheiras Flávia da Rosa Weeck e Magali Terezinha Alves Martins, a manutenção rigorosa, que envolva reparos na estrutura de paredes e condições mínimas de trabalho, não acontece há anos, desde quando o Conselho passou a atender no local.
“Não há segurança aqui, o alarme não funciona há dois anos, as persianas das salas de atendimento onde estão os computadores, documentos, fichas e relatórios não fecham e não há extintores de incêndio”, conta Flávia.Em outubro de 2011, foi solicitado à Secretaria de Cidadania e Assistência Social, cadeados e reforços nas janelas. “A sede já foi arrombada duas vezes”, contam.Outro ponto destacado é o conserto do veículo do Conselho, que dificilmente está em condições de uso. “O carro vai para oficina, que recebe pelo serviço, e retorna com o mesmo problema, em virtude disso, utilizamos taxi para fazer as visitas”, explica Flávia.Em 2008, o teto de uma das salas  desabou, mas felizmente não havia ninguém no local. “Essa é a única sala que possui forro de PVC, será que a Secretaria vai esperar cair o próximo?”, indaga a conselheira, que se emociona ao falar da dedicação da equipe apesar das dificuldades. “Trabalhamos acima da carga horária normal, nos dedicamos ao que nos propomos a fazer, somos agentes fiscalizadores, e ainda assim somos mal vistos por muitos”, desabafa.A Secretária Sueli Luiza Peres, afirma que apesar de estar apenas há três meses atuando como secretária, tem acompanhado o sistema de garantia de direitos da criança e adolescente, há mais de vinte anos como funcionária da Prefeitura Municipal, como assistente social e conselheira do (Comdica).“Nestes últimos anos as questões referentes ao Conselho Tutelar tiveram significativos avanços, como a lei nº 12.696, de 25 de julho de 2012, que garante aos conselheiros tutelares do Brasil uma série de benefícios. Entretanto, o que está previsto na lei já era disponibilizado aos conselheiros de Esteio, ou seja, todos já recebiam férias, décimo terceiro e outros benefícios”. Luiza explica que o Conselho possui sede própria, equipamentos, carro, funcionários e manutenção custeada pela Prefeitura, além de serviço de táxi e telefone celular para uso exclusivo. “Sabemos que ainda há questões a qualificar e para que isto ocorra, é necessária a participação efetiva do Comdica, Juizado da Infância e Juventude, da SMCAS e do próprio Conselho Tutelar”, disse.A Secretária disse ainda que já foram realizadas diversas obras de manutenção do prédio, inclusive no decorrer dos quatro anos em que foi presidente do Comdica, período em que eu visitava uma vez por semana o local. Na semana passada foi encaminhado pela Secretaria, o memorial descritivo para reforma do prédio, ao o setor de compras, processo que deverá iniciar em breve”.O valor previsto no orçamento do Conselho Tutelar para de 2012 é de R$ 130.000,00, “entretanto, o recurso já tem sido suplementado, pois o custo das despesas do Conselho é muito alto. Exemplo disto é o valor do táxi, de R$ 12 mil, gasto em menos de quatro meses”.A Secretária argumenta que o foco de todo esse processo deve ser o diálogo e o planejamento, “assim poderão ser viabilizadas propostas que se concretizarão na qualificação do trabalho do conselheiro tutelar, cujo papel requer despir-se de conceitos pessoais e buscar sempre trabalhar pela proteção integral da criança e adolescente”, finalizou.
NÚMEROS DO CONSELHO
Em 2011 foram realizados 3.309 atendimentos:
Crianças e/ou adolescentes de outros municípios- 19
Exploração do trabalho infantil - 28
Alcoolismo - 35
Violência doméstica - 41
Abuso sexual - 46
Encaminhamentos médicos -53
Desvio comportamental - 58
Situação de risco - 103
Dependência química- 104
Maus tratos 314 - referente à negligência - 699
Situações escolares (entre FICAIS, atendimentos e encaminhamentos) - 836

Os demais atendimentos ficam divididos em visitas, reuniões, audiências, ocorrências, acompanhamentos, orientações e esclarecimentos. 
Contato - (51) 3473.0350 de segunda à sexta feira das 8 às 18 horas.
                (51) 9678.4015  Plantão - 24 horas - para urgências e emergências aos finais de semana e feriados.  Denúncias -  Disque 100
 Não serão aceitas ligações  a cobrar devido aos “trotes”.




Juizado Criminal faz balanço positivo durante atuação na feira 


Durante os nove dias de Expointer, os profissionais que atuam no Juizado Especial Criminal, chegaram a registrar cinco audiências por dia. 
De acordo com a juíza Jocelaine Teixeira, o resultado do trabalho foi positivo, pois o Poder Judiciário cumpriu sua função assim como a atuação da segurança pública, fundamentais para a redução de ocorrências, se comparado com 2011. “Os principais problemas foram ligados a flanelinhas e cambistas que vendiam ingressos falsos”, informou. 
Segundo o capitão da BM, Daniel Araújo, as ocorrências com maior incidência foram referentes aos flanelinhas e guardadores de carro em situação irregular, pois não estavam cadastrados na entidade responsável pelo estacionamento nas imediações do Parque Assis Brasil. “Também tivemos um significativo número de pessoas que estavam vendendo bilhetes falsos e até posse de entorpecentes”, disse. O trabalho do Jecrim também contou com a atuação do juiz Marco La Porta e a Defensoria Pública de Esteio. 


Valores de campanhas de vereadores em Esteio superam R$ 700 mil

Os candidatos a vereador pela coligação liderada por Gilmar Rinaldi que tem o maior limite de gasto em  campanha é o PMDB chegando a atingir um montante de R$ 750 mil. Já o segundo colocado é o PT, com um orçamento de R$ 675 mil. O PTB estabeleceu a cota máxima de R$ 550 mil e o PV, R$ 270 mil. Os demais partidos que integram a coligação disponibilizaram um limite de R$ 50 mil. Já os candidatos ao Legislativo esteiense pela coligação de Vanderlan Carvalho de Vasconselos (PSB) ficou estabelecido o valor de R$ 60 mil, igualitário para todas as siglas que formam a coligação. De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral do Município, Evânia Núbia de Oliveira, os valores que constam na página do TSE na internet é um cálculo estabelecido por cada partido. “Apesar de alguns valores de candidatos a vereadores ser elevado, é uma prévia que o parlamentar pode gastar, sem exceder a quantia divulgada”, disse Evânia. Ela salientou que para conseguir obter os valores elevados, o candidato necessita de doações, principalmente do empresariado. Estas informações podem ser encontradas no site www.tre.jus.br/eleicoes 2012.




Professor de capoeira relata experiência de seminário na Bahia


Tratamento de campeão


O Balaqueiro do Nonoai – grande campeão do Freio de Ouro 2012 – Categoria Macho na Expointer, foi a atração da Feira na última semana. O tratador Cleber Rodrigues Esteriz conta que no caso da Expointer, o cavalo precisa de muita água para evitar o estresse acarretado pela interação com um público grande. “O mais importante é lembrar que o cavalo precisa muito do campo, afinal é o seu habitat natural”, disse.
 O campeão faz três refeições por dia à base de ração e pastagem e já iniciou a preparação para reprodução na segunda-feira. “Temos que estar sempre de olho para o pessoal não se aproximar muito, pois todos querem passar a mão e isso o deixa estressado”, resumiu Esteriz. O Balaqueiro do Nonoai participou do Freio de Ouro pela segunda fez. No ano passado, obteve a quarta colocação na competição.


Brigada Militar de Esteio inova no patrulhamento da Expointer  


Em nove dias de Feira, foi possível observar a diversidade de tribos, sobretudo nos meios de transporte que circulavam pelas ruas. Carros elétricos e carroças, segways da polícia e um menino sendo levado por um pônei. 
O mais curioso são os segways – patinetes motorizados de duas rodas. A Brigada Militar de Esteio trouxe dois à Expointer. 
O uso do patinete “é um teste”, diz o tenente-coronel Andreis Dal’Lago, mas já demonstra um ganho de agilidade no patrulhamento. Além do segway, a corporação atuou no parque com duas motos e um carro elétrico.  Os carros elétricos também despertaram a atenção, por serem parecidos com os veículos utilizados no golf. 
A adminstração da Expointer possui 22 veículos deste tipo, 10 de carga e 12 de passageiros. A segurança do parque utilizou motos. A polícia civil, carros. Já os bombeiros têm a necessidade de mais espaço ao circularem com uma ambulância e até um grande caminhão que abriga quatro agentes.


Rotaract Canoas distribuiu 
preservativos na Expointer


No dia 1º de setembro, integrantes do Rotaract Club Integração, de Canoas realizaram a distribuição de quase dois mil preservativos para o público visitante da 35ª Expointer, no Parque Assis Brasil. Segundo o responsável pelo clube, Thiago Sum, a primeira vez em que foi promovida, a mobilização ocorreu na edição da feira, em 2010. “A iniciativa se tornou possível através da parceria com os integrantes do Rotary Club Esteio e da secretaria de Saúde do município”, disse Sum. Ele salientou que em outras ações similares feitas na região, o público tem aderido à ideia, pois a prevenção é fundamental para evitar novos casos da doença. 


35ª Expointer encerra com  
recorde de vendas e público


Em entrevista coletiva, no dia 02 de setembro, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi apresentou o balanço da 35ª Expointer. Ele comemorou os números “fantásticos” da Feira. O faturamento da Expointer já havia ultrapassado R$ 2,036 bilhões. “Todos estão sorrindo. É a maior Expointer já realizada”, disse o secretário.  Mainardi revelou que, ao todo, 1.405 pessoas trabalham na Feira, entre funcionários da Secretaria da Agricultura e profissionais terceirizados de diversas áreas. “Nós cumprimos objetivos”, afirmou. O público do último dia de Feira até às 20 horas foi de 97.500, acumulando 478.500 desde o dia 28 de agosto, quando iniciou. Ao ser cumprimentado por diversos representantes de entidades por conta da boa organização da feira, o diretor do Parque de Exposições Assis Brasil, Telmo Motta, agradeceu com modéstia: “Não fizemos mais que nossa obrigação”. O presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas (Simers), Cláudio Bier, divulgou que até o momento haviam sido comprados R$ 2,02 bilhões em máquinas na Expointer. “Eu com certeza sou o que estou sorrindo mais nesta mesa. Não poderia imaginar que pudesse chegar a estas cifras quando o ex-governador Olívio Dutra nos concedeu o banhado no parque”, declarou. O Simers repassou R$ 1,6 milhão para o Parque de Exposições Assis Brasil.  Bier disse que parte significativa das compras foram de produtores gaúchos que vivem no Centro-oeste do país, mas que são atraídos de volta pelo ‘charme da Expointer’. “Nossos cavalos crioulos e outras coisas atraem os produtores a virem ao estado”. Já os negócios prospectados pelo Banco do Brasil na feira chegaram aos R$ 513 milhões – 69% a mais do que no ano anterior.  O vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira, elogiou as políticas de crédito do governo federal e de irrigação do governo estadual. “Um dos problemas que ainda temos é a falta de seguros, mas o seguro do produtor também está na sua água. E quando o governo federal baixou os juros de 5,5% para 2,5%, o Brasil transmitiu a mensagem que acredita no produtor”, defendeu Pereira.



Esteienses visitam a Casa Destaque/Adjori na Expointer 



Durante a 35ª Expointer, a Casa Destaque/Adjori no Parque Assis Brasil recebeu muitas visitas de amigos e personalidades da sociedade que consideram o local como a embaixada dos esteienses na Expointer. Na quinta-feira, 30 de agosto, o espaço foi prestigiado pela juíza pretora aposentada, da Comarca de Esteio, Uiara Maria Castilho dos Reis, o advogado Rudi Schneider, além do comandante do Corpo de Bombeiros, Nelson Dalamaria e o sargento Nascimento. A corte da 35ª Expointer formada pela rainha Jéssica da Silva Brentano, primeira princesa, Luana Loewe Costella e segunda princesa Luiza Aires Dias Bonoto, também marcou presença, na companhia do escritor Jauri Machado e da assessoria de comunicação do Executivo.


Setembro
Padre BOANERGES André Carbonera


De fato, o ano voa.   Damos as boas-vindas ao mês de setembro.  Setembro!
Pensamos na pátria. Em muitas cidades, ainda ocorrem os desfiles de alunos e de militares.
Poucas pessoas sabem cantar, direitinho, o Hino Nacional.  Por sinal, em jogos com times apenas do Brasil, inúmeros locutores propalam: - Ouviremos o Hino nacional “brasileiro”. Não será outra tautologia?
Sinto saudade dos tempos em que narrei, por diversos anos , o desfile das escolas esteienses, ao lado do amigo Cláudio Stork. Bons momentos!...  Uma sensível apatia tomou conta dos brasileiros. Motivo: falcatruas e desmandos políticos... Os maus exemplos vêm de cima. Diariamente, a imprensa nos mostra os abusos cometidos por quem deveria ser modelo. Daí, o povão desanima... 
 - Com tanto roubo, por que desfilar, por que marchar?... Setembro! Independência ou morte!
 Somos, realmente, independentes, ou não passamos de frágeis macaquinhos?...Urge pensar.
Setembro! Data farroupilha. Os gaúchos vibram com o dia 20 de setembro. A tradição rio-grandense é muito bonita e muito rica. Afinal, por dez anos, os gaúchos formaram uma república... Com razão, orgulham-se do seu estado. Setembro! Natividade de Maria. Fará, no céu, 2027 anos. É! Nossa Senhora está velhinha... Parabéns, Mãe de Deus! Setembro! Recordamos os famosos arcanjos Gabriel, Rafael e Miguel.   Santos arcanjos, rogai por nós! Bem-vindo, Setembro! Viva a Primavera!
Fim de papo.


Apae solicita parte de recursos 
do abrigo municipal



Representantes da Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos da Câmara de Esteio farão uma emenda para a transferência de parte de um recurso que deveria ser destinado ao Abrigo Municipal Construindo Novos Sonhos, à APAE, no valor de 84 mil reais. O ato do Legislativo, debatido em reunião é uma resposta ao pedido dos membros da diretoria da instituição já que a entidade atende cinco crianças, que estavam internadas no Abrigo Municipal - sendo dois cadeirantes e três portadores de necessidades especiais - e argumenta que precisa de recursos para mantê-las.  Além de membros do Legislativo também participaram do encontro, a presidente da Apae, Ângela Garcia de Lima e integrantes da instituição. 
A emenda, uma construção coletiva, vai estar ligada à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para ser inserida no orçamento de 2013.
O Abrigo Municipal  acolhe crianças e adolescentes entre seis e 17 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social, já havia passado por denúncias de irregularidades e violência entre os internos.


Banrisul quer participar do Distrito Industrial de Sapucaia

A gerente do Banrisul de Sapucaia do Sul, Ivania Maria Dalmoro Basso, se reuniu na quinta (30), com o gestor do Distrito Industrial, André Souza, para discutir de que forma o banco poderá integrar-se ao empreendimento.
A ideia é disponibilizar linhas de crédito para financiamento das obras das empresas que vão se instalar no Distrito.  Hoje já são 57 empresas cadastradas, sendo que 90% pertencem ao setor metal mecânico, seguido do alimentício, têxtil e de embalagens. 
O projeto arquitetônico prevê a construção de uma creche comunitária, restaurante, quadra de esportes, biblioteca, posto policial e um espaço destinado a serviços.
A BER, empresa contratada para elaborar os projetos urbanístico e arquitetônico, tem 90 dias para concluir a primeira fase, que inclui terraplanagem, drenagem pluvial, pavimentação e energia elétrica, já com aprovação da Metroplan. Após esse processo, o Município estará liberado para fazer o parcelamento do solo. 
A comercialização dos lotes inicia no primeiro semestre de 2013. O valor total do contrato com a empresa é de R$ 329 mil, a primeira etapa terá um custo de R$ 152 mil e a segunda (projeto arquitetônico) R$ 177 mil.
O gestor informou ainda que todos os atos praticados pela ACIS serão transparentes e publicados no site da entidade. 





FLASHES Expointer 2012










Ex-presidentes da OAB 
são homenageados

Os ex-presidentes da OAB de Esteio foram contemplados com a entrega da medalha Leonardo Macedônia. O evento foi realizado na noite de 29 de agosto, no auditório da entidade e contou com a presença de advogados do Município. A honraria foi entregue pelo presidente da OAB estadual, Cláudio Lamachia. De acordo com o Cláudio, um dos objetivos do evento é homenagear aqueles que trabalharam em prol do crescimento da entidade, desde sua implantação até os dias atuais. “Além disso é uma forma de reconhecer os profissionais que lutaram para o reconhecimento da OAB no município, na defesa do cidadão”, disse Lamachia. Receberam a distinção os ex-presidentes, Flávio Warken, Hígidio Dassi, Léo Perini, Patrícia de Oliveira Melo, Maria Cedeni de Oliveira, Ivoney Karnal Johnann e Henor de Moura. O advogado Eran de Negreiros foi agraciado com um certificado.





Aniversários

José Pereira de Souza completou mais um ano de vida no dia 23 de agosto e sua filha Gabriela Almeida de Souza, no dia 12 de agosto.
A homenagem especial é de familiares e amigos. Parabéns!!


Unidades de Saúde da região 
contarão com teste rápido de HIV


Sapucaia do Sul será uma das primeiras cidades do Estado neste mês a oferecer o teste rápido de HIV e sífilis durante o pré-natal através do Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é que o exame seja feito logo na primeira consulta. O procedimento é efetuado por meio de uma única punção na ponta do dedo e oferece resultado em apenas 30 minutos. Com o diagnóstico precoce e o tratamento a tempo, as chances da mãe infectar a criança caem para menos de 1%. Além disso, quando a testagem na mãe der positivo, o parceiro também poderá fazer a verificação. Assim como o Município, Esteio também contará com este serviço. Para a implantação do teste, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) realizará  capacitações nos municípios, já que os exames serão feitos nas Unidades Básicas de Saúde, onde a gestante é acompanhada durante o pré-natal. Neste mês, o curso acontecerá para os municípios da macrorregião Metropolitana.


Alunos do Colégio Coração 
de Maria realizam Simulado 
Nacional da Editora FTD

No último final de semana, (1º e 02) de setembro, os alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio realizaram o Simulado Nacional da Editora FTD. Realizado pela manhã, nos mesmos moldes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os alunos testaram seus conhecimentos sobre os conteúdos e competências desenvolvidos ao longo do curso. Os resultados obtidos nesse simulado servirão de base para ver como os alunos estão se preparando para o Exame, que ocorre em novembro. 
Além de participar de atividades como esta, os alunos, ao longo do ano, estão tendo a chance de se desafiar por meio de minissimulados realizados em aula, bem como do Projeto Terceirão/Enem, cujas aulas ocorrem semanalmente desde o início do ano. No próximo dia 15, os alunos do 3º ano vão participar, em Canoas, de uma Superaula de Redação, ministrada pelo professor Paulo Henrique Rinaldi, especialista em redação e professor de escola e cursos de São Paulo.
O Colégio promoverá, no mês de outubro, um Simulão Enem para alunos de todos os anos do Ensino Médio e para as séries finais do Ensino Fundamental, para incentivar os alunos, desde cedo, a se preparar para os desafios da vida. 





Agentes da civil apreendem 
armas em Esteio e Sapucaia


Agentes da 2ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul, coordenados pelo delegado Eduardo Moraes, com o apoio de policiais da 1ª DP do Município, apreenderam nove armas de fogo, no último dia 29. 
A ação ocorreu no cumprimento a três mandados de busca e apreensão, sendo um no bairro Paraíso, em Sapucaia, e dois em Esteio, no Tamandaré. Foram apreendidas três pistolas de calibres 40, 380 e 9 mm e seis carabinas, quatro calibre 12 e duas calibre 20, encontradas pelos policiais num compartimento secreto em uma das residências. 
Juntamente com as armas foram apreendidas munições de diversos calibres e uma máquina de recargas de munições.


Anna
(Terapeuta esotérica)

Há sempre alguém ou algum 
lugar necessitando somente de ti 
para dar um sentido para existir!

O que está acontecendo contigo? Assim, tão desanimada, cansada “da vida” (ou do que a vida está te oferecendo), tipo, falta de dinheiro, desemprego, a perda de um ente querido, o final de um relacionamento, alguma doença nada fácil de combater, o filho que enfrenta dificuldades na escola frente ao bullying,a gravidez indesejada, o relacionamento traído e mesmo sabendo, aceitas; as contas que precisas saldar e não consegues, as amigas  (que nunca fizeram um esforço sequer estudando, repetindo o ano, ou só passando de ano com a tua ajuda), e hoje, passam por ti chiquérrimas em seus carrões... e suas mansões) enquanto que para elas,tu pareces invisível...O que fazes neste exato momento? Já posso imaginar: estás comendo um saco de batatas fritas e bebendo muito refri, depois, um pote de sorvete com chocolate derretido! Acertei? KKK! Olha... Que tal aqueles famosos discursos: “pega um bom livro, assiste a bons filmes, presta atenção em quem  sofre e mora nas ruas... Mas estes não são os TEUS sofrimentos!”Ah! E para dar um upgrade, coloca um sorriso no rosto e sai pulando pela cidade dizendo: Eu sou feliz! Assim, quem sabe teu cérebro acredite nisso e resolva te ajudar! Vai...  Chora, desabafa escrevendo algumas páginas do que sentes, reza (mas reza com fé) e pede a Deus para que tu consigas compreender o propósito destas tristezas, e expõe que o que desejas é que a tua vida seja direcionada para a tua felicidade! O Pai saberá o que fazer! Não pensa que tua vida não tem motivo para existir!
Há sempre alguém ou algum lugar necessitando somente de ti para dar um sentido para existir!


Homicídios - A César o que é de César
Ronie de Oliveira Coimbra
Major - Cmt do 33º BPM de Sapucaia do Sul
www.roniecoimbra.blogspot.com

Homicídio é uma palavra em voga na mídia gaúcha. Esta recorrência é consequência do fenômeno de aumento considerável desta modalidade de crime no Rio Grande do Sul. É senso comum que o aumento de homicídios obrigatoriamente denota aumento da classificação de violência na localidade ou região que o fenômeno ocorre, inclusive, os homicídios são os indicadores oficiais da ONU para determinar o grau de violência em determinada comunidade, inserida em um território estabelecido em um determinado momento histórico. Esta escolha dos homicídios para este fim deve-se em razão da notificação obrigatória deste delito. A pessoa não tem escolha para comunicar o crime, ao contrário de furtos, furtos qualificados, roubos, ameaças, agressões, etc, cujas notificações ficam a critério da vítima, portanto, o homicídio é um índice confiável que demonstra exatamente, ou muito perto disto, os crimes violentos contra a vida acontecidos.Por ora, no Rio Grande do Sul, as autoridades de segurança pública do Estado, inseridas as da Pasta da Segurança Pública, Brigada Militar e Polícia Civil, engendram ações para que o indicador de homicídios se estabilize ou diminua. Ocorre que tenho a percepção que esforços oriundos somente das forças policiais não serão suficientes para conter o fenômeno, pois penso que a taxa de homicídios não aumenta somente por ineficiência da polícia ostensiva ou da polícia civil, como muito se alardeia por aí, e sim, por uma série de fatores conjugados, dentre eles os sócioeconômicos. Da mesma forma acontece quando o índice é reduzido, quando não pode um ou outro órgão assumir a responsabilidade pelo resultado. Este decorre de uma conjugação de muitos esforços e, no caso de Sapucaia do Sul, que nos últimos dois anos tem reduzido o índice de homicídios, e neste ano de 2012 tem se mantido estável, resulta de ações e operações da polícia militar no combate ao tráfico de drogas, na prisão de delinquentes e na recaptura de foragidos e procurados pela justiça; de ações investigativas da polícia civil e consequente elucidação de crimes e desbaratamento de quadrilhas; de ações sociais e de inclusão desenvolvidas pelo executivo local, irmanados com o legislativo e com parcerias do governo estadual e federal; ações mais intensas do Ministério Público e do Judiciário e, não poderia deixar de citar, da contribuição inestimável da sociedade sapucaiense apoiando os órgãos policiais, mediante denúncias e assumindo sua parcela de responsabilidade na segurança pública do Município. Isto dito concluo que para resolvermos as mazelas da sociedade, e aqui se inclui a violência e a criminalidade, há que se conjugar esforços e agir em conjunto.Porém, se alguém sabe como reduzir os índices de homicídios, agindo isoladamente, por gentileza, socialize a receita, pois a sociedade precisa e vai agradecer a mágica.  Enviem para este jornal. Prometo que passo adiante.


Segurança reforçada garantiu tranquilidade na Expointer 

Os órgãos de segurança como Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros e a segurança contratada concordam: A 35ª Expointer foi umas das edições mais seguras e com os menores índices de ocorrência, em relação a 2011. Para a Brigada, “esta feira está extremamente segura”, disse o tenente coronel Andreis Dal’Lago, comandante do 34º Batalhão. “Mesmo sem o balanço total, posso dizer que esta Expointer tem um número de ocorrências 60% mais baixo em relação a edição anterior do evento”, informou. Ele alegou que alguns fatores contribuíram, como o efetivo de 250 policiais, sendo alguns à paisana, a restrição da venda de bebidas alcoólicas, somente nos estabelecimentos comerciais nas dependências do parque e não mais na parte externa. “Neste ano não houve um caso sequer envolvendo embriaguez ou adolescentes com bebida alcoólica”, destacou Dal’Lago. 
A unidade móvel da BM distribuiu pulseirinhas identificadoras para as crianças, o que ajudou muito a localizar rapidamente quem acabou se perdendo.
 Já a Polícia Civil, que trouxe 30 agentes ao parque, também trabalhou com tranquilidade. “Houve uma queda geral nos pequenos casos, como objetos esquecidos que acabaram sendo furtados, mas nada grave aconteceu nesta edição”, conta o delegado Leonel Baldasso. Mesma realidade descrita pela coordenação da Segurança, o Corpo de Bombeiros contou com o efetivo de 14 homens, que precisou ter atenção especial, principalmente nos dias de chuva por conta da rede elétrica e, com a chegada do calor,  casos de queda de pressão dos visitantes. “Foi preciso chamar a atenção das pessoas sobre a necessidade de se hidratar. No dia 1º de setembro, houve registros de visitantes que passaram mal por causa do abafamento”, falou o Sargento Álvaro do Nascimento. 
O bombeiro trabalha há 17 anos na feira e acredita que nesta edição a estrutura oferecida à corporação foi decisiva para um trabalho superior em relação aos anos anteriores.


Duas mulheres são presas com arma e drogas

Entre os dias 29 e 31 de agosto de 2012, a Brigada Militar de Sapucaia do Sul efetuou a prisão de duas mulheres de 20 e 22 anos, a primeira estava foragida da justiça, e a segunda de 22 anos foi presa por tráfico de entorpecentes. Um revólver foi apreendido. A primeira ação foi no dia 29 de agosto, na rua John Lenon no  bairro Ipiranga. Policiais da seção de inteligência do 33º BPM receberam a informação de que no referido endereço havia uma mulher que estava foragida da justiça, com os dados, os policiais a localizaram e efetuaram a recaptura. 
Contra o suspeito existem acusações de roubo a transporte coletivo e roubo a residência. A segunda prisão foi no dia 31 de agosto.
 Os policiais foram averiguar uma denúncia de que na Rua Ivoti, Vila Vargas, em um bar, havia uma mulher traficando drogas. 
O local foi abordado, após revista minuciosa foram localizadas 12 petecas de cocaína e a quantia de R$ 88,00. No balcão do bar foi localizado um revólver marca Rossi calibre 38, com numeração raspada e municiado com cinco cartuchos intactos. Em ato contínuo, recebeu voz de prisão por tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma de fogo.


Criança recebe descarga elétrica 
durante passeio na Expointer 

Uma criança de dez anos ficou ferida após uma descarga elétrica, ao se aproximar de um poste de iluminação, próximo a Praça das Bandeiras, no último dia da 35ª Expointer, 02 de setembro, por volta das 16 horas. Após o fato, uma unidade móvel que estava instalada no parque foi até o local e realizou os procedimentos e encaminhou a vítima para o Hospital Regina, em Novo Hamburgo, onde ficou internada. 
O delegado Leonel Baldasso disse que foi aberto um inquérito policial para investigar as possíveis causas do acidente. 
Segundo Baldasso, através de informações preliminares, o garoto, que é morador de Esteio encostou-se no poste e sofreu o choque. 
“A Perícia esteve no local analisando as prováveis causas do fato, o que irá nos auxiliar durante a investigação”, disse o delegado.  No final da tarde de (03) de setembro, a criança teve alta no hospital. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário