sexta-feira, 24 de agosto de 2012

EDIÇÃO 1846






Aos poucos o serviço ligado a área de segurança em Esteio está se qualificando. Está previsto a partir de setembro, a chegada de novos policiais civis para a DP. Já para o Corpo de Bombeiros, entidades e órgãos competentes irão cobrar junto ao governo do Estado, a contratação de mais efetivo e também de veículos e um novo caminhão, com o propósito de atender a demanda da comunidade. 

Apesar do rigor imposto durante o período eleitoral, ainda existem dúvidas e questionamentos, por parte dos partidos e também pelo eleitor. Em relação as placas dos candidatos é permitido colocar na calçada, desde que não atrapalhe o tráfego de pedestres e de veículos. Além disso, o tamanho da placa deve ser respeitado, para evitar transtornos ou multas para as siglas. 

Com a aproximação da Expointer, muitos candidatos ao Executivo e ao Legislativo migram para o bairro Novo Esteio em busca de voto. O motivo é devido a quantidade de público que vem para o local durante os nove dias do evento. Porém, muitos visitantes não são eleitores do Município, mas as pessoas tem a oportunidade de conhecer mais sobre os futuros vereadores e prefeito de Esteio.









O Juizado Especial Criminal (JECRIM) da Comarca de Esteio estará presente na Expointer deste ano. Serão disponibilizados serviços de lavratura de Termos Circunstanciados; atendimento imediato às partes envolvidas em conflitos; audiências de conciliação, transação e/ou suspensão condicional do processo, na presença de Juiz Togado.
Serão atendidas e solucionadas ocorrências de menor potencial ofensivo ocorridas no Parque  durante a Feira, de  25 de agosto a 02 de setembro. Os serviços serão executados pelos servidores do Foro de Esteio, sob a coordenação da escrivã Fátima Denízia Henriques Pinheiro. 


O feriado alusivo ao Imaculado Coração de Maria foi marcado com uma celebração religiosa, na noite de 22 de agosto. A missa contou com a participação do arcebispo de Gravataí, além de algumas apresentações artísticas locais. Um dos objetivos é valorizar o que é feito na cidade, em especial na data em homenagem a padroeira do Município. 









Na semana em que o Parque Assis Brasil começa a contagem regressiva para abertura dos portões aos 500 mil visitantes, os funcionários e expositores estão envolvidos na limpeza, conserto e manutenção do local, tudo isto acompanhado de muito barulho e correria para deixar tudo pronto até sábado. Porém, toda esta mobilização parece não ter interferido no sono profundo do cachorrinho, que dormia tranquilamente enquanto todos trabalhavam e passavam apressados em frente ao local do descanso. Bons sonhos, afinal, ninguém é de ferro!!




Jantar-baile
O cinquentenário do Lions Clube Centro/Esteio será festejado com um jantar-baile. O evento será realizado no dia 29 de setembro, a partir das 20h30, no Clube Aliança. A animação ficará por conta do conjunto Reprise. Interessados na aquisição dos convites podem entrar em contato pelo telefone 3473-5835 ou 9622-1587. 


Audiência Pública
A Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo de Esteio realiza no dia 27 de agosto, uma audiência pública para ser debatida a proposta do projeto de Lei referente as Diretrizes Orçamentárias do Município para 2013. O encontro terá início às 19 horas, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. Na oportunidade serão debatidos como o montante de R$ 194.989.000,00 será aplicado em prol da comunidade. Informações sobre a audiência pode ser obtida pelo telefone 3458-5000.


Chopp
O CTG Independência Gaúcha está organizando mais uma edição do tradicional baile do Chopp. A festa acontece no dia 01 de setembro, no salão de festas da entidade, que fica localizada na Rua Antônio Zonta, 649, bairro Novo Esteio. Mais detalhes sobre a festa pode ser feita através do telefone 91787039. 






Gilmar Rinaldi apresenta 
plano de governo na Acise


O candidato a prefeito Gilmar Rinaldi (PT) apresentou suas propostas, caso eleito para um segundo mandato, ao Executivo esteiense. O encontro aconteceu na noite de 16 de agosto, no auditório da Acise e contou com a presença de empresários e associados da entidade. O presidente da Entidade, Longuinho Muzykant, disse que a ideia da atividade é proporcionar ao associado, condições de conhecer o plano de governo do candidato. “Devemos ter consciência de que a escolha do novo prefeito será importante, pois em função da sua localidade, o desenvolvimento é fundamental”, disse Muzykant. A atividade foi organizada pela Acise, CDL, Sub-seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação dos Contabilistas de Esteio e Sapucaia do Sul. 

Conheça algumas propostas:
EDUCAÇÃO
Uma das propostas previstas no plano de governo do candidato pelo Partido dos Trabalhadores na educação infantil é zerar o déficit de crianças de zero a cinco anos.
Também será implementado na rede municipal o kit escolar para estudantes da educação básica. 
Entre as melhorias propostas está o desenvolvimento de parcerias público/privado, com instituições e foco na criação de cursos técnicos e profissionalizantes, tendo como objetivo atender as necessidades do mercado de trabalho. 

SAÚDE
Gilmar falou que na saúde, uma das ações com o propósito de qualificar o serviço no Município está o teleagendamento de consultas, onde o usuário não precisa aguardar em filas, podendo marcar consultas médicas nas unidades de saúde, fazendo via telefone. Na questão do combate as drogas, uma das medidas a ser tomada é planejar um programa de prevenção e combate ao uso de drogas e álcool, como melhorias no serviço de atendimento aos dependentes químicos.  

DESENVOLVIMENTO
Com a instalação das empresas no Loteamento Industrial, haverá maior retorno de impostos para a cidade, mas o próximo chefe do Executivo deverá desenvolver ações de melhorias em relação à infraestrutura. Através da parceria com o governo do Estado, com o programa RS Empreendedor, será possível oferecer cursos de qualificação ao trabalhador. Tanto o Centro, quanto as áreas centrais dos bairros serão revitalizadas, com ações voltadas ao fomento do comércio e serviços locais. 

SEGURANÇA
A segurança foi um dos pontos destacados, pois caso eleito, a implementação do policiamento comunitário e o aumento do efetivo da Guarda Municipal, fazendo o monitoramento nas escolas municipais, praças e parques, estão previstos no plano de governo. No combate à violência, a instalação de novas câmeras de videomonitoramento em outros pontos estratégicos irá contribuir para os trabalhos dos órgãos policiais. 

HABITAÇÃO
Reduzir o número de famílias que vivem em áreas irregulares, com a regularização dos terrenos, foi um dos tópicos mostrados pelo candidato aos associados. A partir desta medida, mais pessoas deverão pagar o IPTU, que é revertido para melhorias na cidade. Serão captados recursos junto ao governo federal para ampliar o programa habitacional na cidade, reduzindo o déficit no setor, com a construção de novos empreendimentos imobiliários, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. 

ASSISTÊNCIA SOCIAL
Ampliação dos serviços para beneficiar mais famílias. Outra ação é a busca de investimentos, que serão revertidos em cursos de capacitação,  com o objetivo de oferecer uma vida digna às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. 

ESPORTE E LAZER
Na área do esporte e lazer está prevista a revitalização das praças, oferecendo condições para que as famílias tenham condições de frequentar esses locais. A instalação de academias ao ar livre, assim como a recuperação dos campos de futebol existentes, com o incentivo ao esporte amador também estão contemplados no plano de governo. 
Para os adeptos de atividades físicas, será desenvolvido um projeto para a criação de ciclovias e melhorias nos espaços públicos. 

CULTURA
Sobre o setor cultural, Gilmar disse que pretende valorizar os artistas locais, assim como a descentralização das práticas culturais, não ficando restrita apenas a um ponto, mas abrangendo outros bairros, proporcionando mais acesso à cultura. Uma das metas de governo é a implantação do primeiro estúdio público de música, oportunizando aos músicos e bandas esteienses, um espaço para gravar e divulgar a sua arte. Também planeja-se criar o Plano Municipal de Cultura (CMC). 

TRANSPORTE
A partir do resultado da licitação que determina a empresa ou grupo a explorar o transporte público, o responsável deve atender exigências previamente estabelecidas, como a colocação de veículos adaptados para portadores de necessidades especiais e ar condicionado. Os novos veículos também já devem vir com a estrutura para a bilhetagem eletrônica, que irá diminuir a venda de passagens.



Homens ainda são maioria 
na política esteiense

Em relação à escolaridade, o ensino 
médio completo predomina

Nas eleições municipais, o eleitor deve buscar informações sobre as propostas apresentadas pelos candidatos, mas verificar a escolaridade, além da experiência ou não na política. O voto é a oportunidade em que o cidadão pode mudar o rumo da história do Município. Em Esteio, pelo menos 120 candidatos estão em busca de votos para ficar entre os dez vereadores que atuam no Legislativo Municipal. Neste pleito, cerca de 80 candidatos são homens e 41, mulheres. Apesar de haver leis que obrigam os partidos políticos a destinar algumas vagas para as mulheres, a predominância na eleição 2012 para os esteienses é formada por homens. 
ESCOLARIDADE
Em relação ao grau de escolaridade, há candidatos com curso superior que atinge a marca de 21. Já os candidatos que não chegaram concluir o curso superior totalizam 14 pessoas. Para o Ensino Médio completo há um montante de 49 candidatos, enquanto o Ensino Médio incompleto somente três pessoas. 
O candidatos que possuem o Ensino Fundamental completo abrange 17 candidatos e o incompleto seis. Pelo menos cinco candidatos sabem apenas ler e escrever. 
Além da qualificação, a faixa etária é outro fator que muitas vezes, pode ser determinante na escolha do candidato. Muitos daqueles que pretendem se eleger nasceram na década de 1970, seguido pelos nascidos nos anos de 1960. Aqueles que foram gerados na década de 1950 também tem uma quantidade expressiva. 
Os nascidos na década de 1980, totalizam 13 candidatos e aqueles que já passaram dos 60 anos de idade, existem sete concorrentes. A mais jovem candidata a vereadora é de 1993, sendo que existem outros dois, dos anos 90. 
Informações e dados podem ser conferidos no site www.tse.jus.br. 


Mais de 800 mesários irão 
trabalhar na eleição na cidade




No pleito de 07 de outubro, em Esteio foram convocados 828 mesários para trabalhar a eleição que irá escolher os novos representantes do Executivo e Legislativo. O grupo foi dividido em 216 seções eleitorais. 
Segundo a chefe do cartório esteiense, Evânia Núbia de Oliveira, apesar de algumas seções terem sido agregadas, num único espaço devido a quantidade de eleitores, mas o trabalho dos mesários não sofrerá alterações. “Mesmo com essa iniciativa, houve um crescimento de número de pessoas convocadas para trabalhar no pleito”, disse Evânia. Ela explicou que cada seção é composto pelo presidente, 1ºs e 2ºs mesários e o 1º secretário. “O que chamou a atenção para quem selecione os voluntários a trabalhar foi que praticamente os mesários foram buscar a notificação de maneira espontânea. Isso demonstra que aos poucos estamos ficando mais conscientes no processo democrático”, comentou a chefe do órgão. 



ACIS solicita abertura de inquérito civil e defende alterações no projeto de duplicação da ERS-118


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACIS), de Sapucaia do Sul, solicitou ao Ministério Público no último dia 15, a instauração de inquérito civil referente às obras de duplicação da ERS-118.
O motivo do pedido se deve ao fato de que a Entidade não obteve resposta sobre as sugestões enviadas ao governador Tarso Genro; secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque; diretor de Gestão de Projetos do DAER, Luiz Carlos Oliveira e à Senadora Ana Amélia Lemos, que alteram o projeto original. 
A ACIS discorda da forma como a Rodovia está sendo duplicada, pois conforme o projeto, será uma via expressa com quatro pistas centrais, além das laterais, o que dificultará a passagem de estudantes que residem do lado oposto ao das escolas. Há ainda um reduzido número de viadutos e passarelas que permitam um fluxo seguro de pedestres e veículos.
Segundo o presidente da ACIS, Fernando de Paula, mesmo após o envio destas correspondências, as obras seguem o seu ritmo normal. “Da forma como está, o projeto trará problemas ainda maiores”, argumenta.
A Entidade salienta que ao longo dos anos muitas pessoas foram vitimadas ao tentar atravessar a rodovia, considerada um eixo viário com forte ocupação urbana no seu entorno, sendo marcada por condições de circulação notoriamente críticas.
As correspondências apontam sugestões para a solução deste problema, e têm o apoio das prefeituras municipais, câmaras de vereadores e outras entidades de Sapucaia do Sul e Esteio.



Escola Camilo Alves 
inaugura nova estrutura do JD





Os alunos da escola municipal Camilo Alves marcaram uma nova fase do Jornal Destaque, que agora, além do museu, oferece aos visitantes um espaço cultural dedicado a palestras, vídeos e apresentações destinados à comunidade. A visita realizada na quinta-feira (16) integra uma das etapas da Olimpíada da Língua Portuguesa, em que a escola participa com as turmas de 7º ano. Os alunos devem desenvolver um trabalho de pesquisa através do resgate de memórias. A escola optou por explorar a história da própria cidade e entrevistar uma personalidade ligada ao Município. Os alunos foram os primeiros a serem recebidos nas novas instalações do Jornal Destaque, onde conheceram fatos, fotos e curiosidades marcantes sobre a cidade, contados pelo diretor do JD Miguel Luz através de um telão. Após a apresentação, as turmas conheceram o museu histórico, hoje com aproximadamente três mil peças, entre objetos e documentos.
Para o aluno Gabriel Dias Duarte, de 12 anos, a visita foi muito importante para a pesquisa, pois aprende-se coisas novas.  A aluna Izadora Gomes Klazer,  de 13 anos,  disse ter gostado  da visita ao museu, e o que mais lhe chamou a atenção foi a descoberta de lugares que hoje são ocupados por outras construções. “As fotos do antes e depois são incríveis, o espaço onde hoje está localizado o conjunto comercial era um circo”, disse surpresa.
A professora de português  Regina Brito, que acompanhou a turma, disse ser o local ideal para formar a base histórica necessária para produção textual dos alunos. Após a visita a turma poderá aplicar o que viu e conheceu em seus textos. Também será produzido um vídeo com as informações da cidade. 
A próxima escola a visitar o espaço cultural do JD é a Tom e Jerry, no dia 27 de setembro, às 14 horas.

Mostra reconta 50 anos da
 primeira escola de Sapucaia



Na quinta-feira ( 23), acontece a exposição alusiva aos 50 anos da escola Justino Camboim, a primeira do Município, no  Museu Histórico de Sapucaia do Sul. 
Conforme a coordenadora do Museu Regina Portella Schneider, a mostra  reconta os momentos mais importantes da escola através de fotos, documentos e objetos. A abertura da exposição ocorre às 16h40 e segue por dois meses no local, de segunda a sexta-feira, das 14 às 16h30min. A visitação será em grupos, no turno da manhã e deve ser agendada pelo telefone: 3452-4526. O  Museu fica localizado na rua Coronel Serafim Pereira, 58, Centro.
Inaugurado no dia 16 de novembro de 2011, o Museu Histórico de Sapucaia do Sul está em processo de reorganização. Seu acervo é composto por documentos históricos originais referentes à emancipação, como atas, assinaturas, manifestos, mapas, fotografias e objetos. 
O Museu também possui galeria de fotos dos ex-prefeitos e de personalidades da época, assim como as primeiras construções de estabelecimentos comerciais e de vias públicas.
As doações começarão a ser aceitas após a ampliação do local, que hoje ainda é utilizado pela Escola Sapucaia. “Após este processo de reestruturação, conseguiremos receber objetos e documentos, pois estaremos preparados para guardá-los”, explica a coordenadora. 


Expointer 2012
As estrelas da festa começam a
 chegar no Parque Assis Brasil 


A 35ª Expointer  abre seus portões no próximo sábado, (25) e aguarda a passagem de 500 mil visitantes durante os nove dias de Feira. As modernas tecnologias e os melhores exemplares das raças criadas no Estado começaram a chegar na segunda-feira (20).
O tratador Sandro Cardoso, da Cabanha Letícia de Uruguaiana,  conta que os animais viajam 12 horas e chegam ao Parque estressados, com fome e sede.  As ovelhas chegam a perder  de 6 a 8 quilos, mas assegura que até o dia da competição estarão no peso normal. A alimentação é baseada em ração, aveia e alfafa. 
Segundo o veterinário Revir Milani, os animais devem chegar ao Parque até a sexta-feira (24) à meia noite. 
Para a funcionária da limpeza Maria Rejane dos Santos, que está no Parque desde o dia 13 de agosto, trabalhar na Expointer é diferente, “ a gente se diverte também e participa da festa de certa forma”, disse.

Confira as atrações da Expointer 2012:
Os visitantes terão muitas opções de entretenimento. São mais de 400 eventos e atrações que acontecem simultaneamente:
Exposição de 151 raças de animais 
Bovinos de corte, bovinos de leite, gado misto, bubalinos, equinos, ovinos, caprinos, pássaros, aves, chinchilas e coelhos.
Julgamentos e leilões de animais  
Dezenove locais específicos para julgamentos e nove locais de leilões que destacam o alto nível zootécnico dos animais.
Desfile dos Campeões
O desfile de todos os animais premiados durante o evento, é a grande festa de inauguração da Expointer, com a presença de autoridades, representações estrangeiras e grande público. 
Show de Máquinas
 Os maiores fabricantes nacionais de máquinas e implementos agrícolas apresentam seus mais recentes lançamentos. Demonstrações técnicas e áreas de test-drive de utilitários. 
Feira de Agricultura Familiar  
Divulgação e comercialização de produtos da culinária colonial gaúcha, como pães, bolos e cucas, doces e schimias, salames, queijos, conservas, licores e embutidos, entre outros produtos. 
Expoargs  
Exposição de artesanato -  A Exposição de Artesanato é a feira mais significativa para os artesãos. O  objetivo é dar visibilidade a produtos típicos regionais confeccionados em lã crua, couro e metal, e que também reflitam a cultura das diversas etnias do Estado. 
Concurso Freio de Ouro 
O Freio de Ouro é a mais disputada prova funcional entre as raças equinas no evento. A raça crioula é considerada a característica do Rio Grande do Sul. 
Prêmio Gerdau
 Melhores da Terra
O Prêmio Gerdau Melhores da Terra é a grande premiação para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas. A premiação reconhece os melhores produtos e trabalhos acadêmicos do setor em três categorias: Destaque, Novidade e Pesquisa e Desenvolvimento.  O regulamento e as informações podem ser obtidas no site www.melhoresdaterra.com.br
Boulevard 
Situado em rua coberta do Parque Assis Brasil, compreende uma área de 250 metros de extensão, dos quais 1,67 mil metros quadrados são de área construída. O local é um espaço de lazer,  manifestações artísticas e culturais.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO PARQUE:
Entrada de público pedestre: 
das 08 às 20h30min. 
Veículos visitantes: das 08 às 20h

INGRESSOS
Pedestre: R$ 10,00 
Estudante: R$ 5,00 com apresentação de:
Carteira oficial de estudante da UNE (ensino superior), UBES (ensino médio ou fundamental), UGES.
Carteira expedida por estabelecimentos de ensino médio ou associação, ou agremiação de estudante a que pertencem (ensino médio e superior) 
Carteira de passagem escolar
Idosos: R$ 5,00 para igual ou maiores de 60 anos com a apresentação da Carteira de Identidade. 
 Crianças com até 6 anos têm acesso livre se acompanhadas. 

ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS
O valor é de R$ 25,00 por veículo (com direito ao ingresso do motorista).
Motos: não são permitidas nos estacionamentos.

INGRESSOS ANTECIPADOS PARA EXPOINTER NAS ESTAÇÕES DO TRENSURB:
Período de venda: de 20/08/2012 a 02/09/2012; 
Estações que realizarão a venda: Mercado, Rodoviária, Aeroporto, Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Santo Afonso.





Ford leva adrenalina 
para a Expointer 2012


Na 35ª Expointer, a Ford vai promover um test-drive com a Nova Ranger, a picape global da marca que acaba de chegar ao País. Com 2.500 m², a pista off-road completa foi construída especialmente para o evento e conta com uma série de obstáculos que prometem levar os visitantes à adrenalina. O circuito está localizado próximo ao parque de diversões, numa área de fácil acesso e  visibilidade. Entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro, das 8 às 18 horas, os visitantes  poderão realizar um test-drive na Nova Ranger em condições que demonstram a performance do veículo em situações extremas. Além do circuito, as pessoas também levarão uma lembrança, pois todas as picapes estão equipadas com câmeras fotográficas e as imagens serão enviadas diretamente para o e-mail dos visitantes.  

Dia do Padre
Padre BOANERGES André Carbonera

“Ser padre é ser abençoado e verdadeiramente escolhido por Deus.
 Sem dúvida nenhuma, somente alguém que tem Deus ao seu lado é capaz derealizar tantos feitos como celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar como somente um pai pode fazer.
 Um pai espiritual dado pelo Senhor para nos guiar no caminho da salvação.
 Ser padre não é uma tarefa fácil!
 Deixar tudo é entregar-se completamente nas mãos do Senhor. Isso pede vocação, força e fé. O padre é um ser humano sujeito a tentações,fraquezas e também emoções e sentimentos.
 É claro que, em alguns casos, nem sempre os limites humanos são superados, mas a graça divina e a oração constante são a melhor ajuda para os momentos de dificuldade.
 Por isso padre, saiba que eu estou orando sempre por você.
Parabéns pelo seu dia!
De todos nós Aguiar, Rosi, Karlla e Deborah”
Rezamos pelos Padres?
Incentivamos os sacerdotes?
Fim de papo.     



Anna
(Terapeuta esotérica)

Hum... Está na hora de dormir!
Ainda manténs aqueles antigos momentos de “culpa”? Tipo, estar em casa, ver toda a bagunça espalhada sem a mínima vontade de arrumá-la? Ter um tempo tranquilo só para ti e resolveres assistir aos programas de TV mais tolos, porém, que te causam prazer; mesmo que sempre ouçasque deves assistir algo que te acrescente “cultura” ou ler bons livros? A faculdade que estás cursando é algo que não te trará “futuro”, segundo “amiguinhos”, apesar de sentir muita realização? Namoras alguém que possui um caráter maravilhoso, uma pessoa batalhadora e amorosa; recebendo críticas por esta não ter um padrão financeiro alto no momento? Teu prato preferido é pão com mortadela, mas tens vergonha porque todos comem saladas sofisticadas? Já entraste na moda da “progressiva” ou estás com teus cabelos crespos e deslumbrantes? Ficas frustrada em descobrir que tua família é tua maior inimiga? (Visto que não sirva como regra geral)! 
Queres saber??? Está na hora de ir dormir e deixar, por um instante, a tua vida seguir o verdadeiro rumo, sem tuas imposições ou medos...
Não está na hora de ser quem tu és? Ou melhor... Descobrir QUEM realmente és? Em que mundo de mentiras estás vivendo até hoje, querendo agradar a todos, esquecendo-te de ti? Quanta ironia!
O momento é agora! Vira a página e começa a viver!
Teus anjos torcem por ti e te abençoam!


Morte de Getúlio Vargas
 é lembrada no dia 24 


No dia 24 de agosto é lembrada como uma das datas mais importantes da história do Brasil, quando o ex-presidente da República, o gaúcho Getúlio Vargas foi encontrado morto, com um tiro no peito, no Rio de Janeiro. O país ficou comovido pela perda, pois em seus mandatos teria criado leis dando direitos ao trabalhador, além de fomentar o desenvolvimento do país. Para homenagear Getúlio Vargas, foi construído na Praça do Expedicionário, no Centro de Esteio um busto e a réplica da carta testamento deixada pelo ex-presidente, alegando os motivos que fez a cometer esse ato. 
Além disso, uma das principais ruas da cidade foi nomeada, 24 de Agosto, alusiva a data de sua morte, em 1954. A principal avenida, onde estão instalados  estabelecimentos comerciais e de serviços  foi intitulada Presidente Vargas. 
Durante alguns anos, representantes de partidos políticos, como o PTB e PDT promoveram mobilizações para chamar a atenção da comunidade, sobre o legado que Getúlio deixou para os brasileiros. Não foi divulgado se ocorrerá alguma ação no Município. Segundo informações extraídas do livro Ao Longo dos Trilhos, de Miguel Luz, o ex-presidente do Executivo nacional passava alguns dias de férias, especialmente no verão, na fazenda de Oswaldo Kroeff, que hoje a área pertence ao Governo do Estado, onde anualmente acontece a Expointer. 



Expointer uma história de sucesso

1901 - A tradição do Estado em feiras agropecuárias remonta de 1901. A primeira ocorreu em 24 de fevereiro, em pavilhões fechados no Campo da Redenção (atual área do Parque Farroupilha) e do campus central da Ufrgs, em Porto Alegre, a 1ª Exposição de Produtos do Estado. Na feira, são apresentados bovinos, equinos, suínos, produtos agrícolas e industriais e artesanato. Contou com a participação de 2.200 expositores e público de 67 mil pessoas, números expressivos para a época. Nascia a Exposição Estadual, embrião do que 71 anos depois seria a Expointer.

1909 – A exposição é realizada no Prado Rio-grandense com o nome de Exposição Agropecuária de Porto Alegre. É a primeira feira, no Rio Grande do Sul, como uso do termo pecuária na sua denominação. Mais tarde, nesta área, constrói-se o Parque de Exposições Menino Deus, onde ocorrerem feiras organizadas pelo Estado até 1969. Neste local funciona hoje a atual sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio.

1912 – Amplia-se a estrutura maior para o Parque Menino Deus, devido ao crescente interesse pela exposição estadual. Um pavilhão metálico é encomendado a uma indústria inglesa. Em torno do pavilhão são construídas baias e pistas para desfile de animais, galpões para armazenamento de forrageiras e alojamentos para os peões.

1929 – Instalada, por Getúlio Vargas, então presidente da província (governador do Estado) a Diretoria de Agricultura da Secretaria de Obras Públicas, embrião da futura Secretaria da Agricultura. 

1935 – Criada, em 26 de junho, a Secretaria da Agricultura. No ano seguinte, a mesma é instalada em definitivo.

1937 – Firmado, em 6 de agosto, convênio entre Governo do Estado e Ministério da Agricultura instituindo as exposições estaduais de animais. As primeiras são realizadas alternadamente em municípios do Interior.

1955 – São fixados os certames estaduais no Parque de Exposições do Menino Deus.

1967 a 1969 – Constata-se a incapacidade do Parque do Menino Deus em sediar eventos com a presença de cabanheiros da Argentina e Uruguai. Em razão disso, o Governo do Estado compra 64 hectares da fazenda Kroeff, em Esteio. Apesar de protestos de produtores, criticando a mudança para um lugar considerado à época distante, inicia-se a construção do Parque de Esteio.

1970 – Inaugura-se, em 29 de agosto, o Parque de Esteio com a realização da  33ª Exposição Estadual de Animais. 

1972 – É realizada a 1ª Exposição Internacional de Animais denominada - EXPOINTER. Tem início o ciclo de exposições com a participação de diversos países. Os certames internacionais repetem-se a cada dois anos até 1984. Além dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Paraná, a 1ª Expointer contou com a presença de 13 países, Canadá, Holanda, França, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Suécia, Dinamarca, Bélgica, Uruguai, Argentina e Chile. Nesta edição, em 22 mil metros quadrados de área coberta, a Expointer contabiliza 2,9 mil animais inscritos, de 45 raças.

1974 - São doadas pelo governo da então Alemanha Ocidental três esferas para o Estado. Hoje, as estruturas, que possuem as cores do Rio Grande do Sul, são a marca da Expointer. A abertura oficial da 2ª Exposição Internacional de Animais, realizada em 31 de agosto de 1974, teve a presença do Presidente da República, o General Ernesto Geisel.

1977 – Recebe nova denominação o Parque de Esteio: Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB), homenagem a um dos mais importantes políticos e produtores rurais do Estado no começo do século XX e que, neste mesmo ano, em agosto, tem a memória reverenciada com o título, concedido pelo governo estadual, de Patrono da Agricultura.

1980 – A abertura oficial da 5ª Exposição Internacional de Animais teve a presença do Presidente da República o General João Batista Figueiredo.

1984 – As exposições de caráter internacional passam a ser realizadas anualmente na Expointer.

1998 – Ocorre a ampliação da área total do Parque de Exposições Assis Brasil, passando de 64 para 141 hectares.

1999 – A Expointer 99 é marcada por novidades e mudanças significativas. Criação de uma logomarca dando identidade visual à feira, implantação do camping dos caminhoneiros, a construção de um anel viário, a flexibilização do horário e do  valor do ingresso. O total arrecadado pela feira é de R$ 2,81 milhões. Realizada a primeira Feira da Agricultura Familiar, com a participação de 30 expositores. 

2000 – A 23ª Expointer levou 341.738 pessoas ao Parque de Exposições Assis Brasil em nove dias, batendo um novo recorde de visitação diária. A média de pagantes foi de 37.970 ao dia, enquanto na edição passada foi contabilizado um público de 361.541 pessoas em 11 dias, com média de 32.867. 

2001 – A 24ª edição da Expointer confirma a superação dos valores comercializados no ano passado. O balanço apontou um total de R$ 2.282.298,00 e 1.443 animais comercializados, com um valor médio das vendas de R$ 1.581,00. Outro recorde da Expointer quebrado neste ano foi o de maior número de visitantes em um só dia, constatado no domingo (26), quando estiveram na Feira 60.800 pessoas. Ao todo, entraram no Parque Assis Brasil 325.907 pessoas.

No setor de máquinas, o volume total de negócios registrado alcançou R$ 30,1 milhões. A Feira da Agricultura Familiar, que contou com 56 bancas e 150 expositores de todo o Estado, comercializou um total de R$ 80 mil.

2002 - A Expointer 2002 chega ao fim com um balanço otimista. A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul (SAA) divulgou os números parciais da feira. Os R$ 3.064.055,00 superam em 29% o volume comercializado no ano passado. Foram 2.502 animais vendidos. O total de visitantes foi de 304.519, sendo 218.629 pagantes e 85.890 isentos. O setor de máquinas foi o grande destaque da exposição com um crescimento de 245%. O faturamento do setor de máquinas agrícolas chegou a R$ 104 milhões. 

2003 – A Expointer desse ano recebe 620 mil visitantes (203 mil pagantes), arrecada R$ 1,3 milhão em bilheteria e comercializa R$ 4,7 milhões em animais e venda de R$ 26 milhões em máquinas e implementos. Pela primeira vez, dois presidentes de República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil e Jorge Batle, do Uruguai, abrem oficialmente a feira.

2004 – Realiza-se a Expointer 2004 com a presença de 720 mil visitantes (207.603 pagantes). A comercialização de animais chega a R$ 4,706 milhões. Nas máquinas o valor total de negócios fica em 218 milhões. A agricultura familiar é um dos destaques, com comercialização de 252,339 mil. 

2005 - Registra-se na 28ª Expointer a superação dos números de comercialização da mostra anterior. Foram negociados neste ano R$ 6.184.165,50 em vendas dentro do Parque Assis Brasil, em Esteio e R$ 1.704.340,00 das operações fora do parque. O Pavilhão da Agricultura Familiar comercializou nesta feira R$ 286.161,00. Na área de Artesanato, as vendas totalizaram R$ 944.850,00. O número de visitantes foi de 526 mil pessoas, entre pagantes e não-pagantes. Na comercialização de máquinas e implementos, o total foi de R$ 135.241.100,00. Em 2005, foram inscritos 5.956 animais, com participação de 4.537 exemplares. Foram representadas 10 nações na feira: Alemanha, Argentina, Áustria, Camarões, Chile, China, Equador, Peru, Reino Unido e Uruguai.

2006 - Registra-se na 29ª Expointer um público de 640 mil visitantes. Novamente aconteceu a superação de números, que indicaram uma venda de animais no valor de R$ 7.232.467,00, na Agricultura Familiar foram comercializados R$ 449.592,00 e os expositores de artesanato alcançaram o faturamento de R$ 1.087.351,20.

2007 - Realiza-se a 30ª Expointer com mais uma superação de dados, como o de público, com 695 mil visitantes e um faturamento total de R$ 175.036.502,00, equivalente a U$ 89.167.855,00 pela venda de animais, comercialização de máquinas e suplementos e outros. Foram realizados nos nove dias da feira 416 eventos. 

2008 – A Expointer 2008 encerra um recorde em vendas. Vendas de animais, máquinas, implementos agrícolas, artesanato e produtos da agricultura familiar totalizaram R$ 383,5 milhões – 191,2% maior do que a edição anterior. O setor de máquinas e implementos agrícolas foi o maior responsável pelo incremento nas vendas, com R$ 370,37 milhões, um acréscimo de 208,35% em relação a 2007.

Os animais também foram destaque na 31ª Expointer, com a venda de R$ 10,65 milhões, valor 10,27% maior do que em 2007. 

Em artesanato, foram comercializados R$ 1,91 milhão, 43,16% mais do que em 2007 (R$ 1,33 milhão). Os produtos da agricultura familiar totalizaram R$ 800 mil, volume 35% maior que os R$ 591 mil da edição passada. O público visitante totalizou 435 mil pessoas. Participaram da feira representações de nove países: Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos, Peru, Reino Unido e Uruguai.

2009 – O faturamento total da Expointer chega à marca de R$ 1.144.280,00. São 4.316 animais participantes e um público total de 561 mil pessoas.  O setor de máquinas comercializou cerca de R$827,5 milhões, correspondendo à venda de 15 colheitadeiras e 230 tratores. As vendas de animais alcançaram R$14 milhões. A Feira da agricultura familiar atingiu um montante de R$800 mil e o Pavilhão do Artesanato comercializou R$1,05 milhão.

2010 - Com 2,2 mil expositores e mais de 5 mil animais expostos, a feira destacou-se pelos números de comercialização e pela mostra de produtos da melhor genética gaúcha. Cerca de 420 mil pessoas visitaram a exposição.

No setor de máquinas foram comercializados R$ 795 milhões. A comercialização de animais alcançou R$ 8,39 milhões. No pavilhão da agricultura familiar os 166 estandes  da agricultura familiar comercializaram R$ 1,03 milhão, cerca de 30% a mais se comparado ao ano anterior. A Expointer 2010 contou com a visita do Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva no dia 03 de setembro, porém não participou na inauguração oficial.

2011 - Registra-se na Expointer 2011 um público de 456.365 mil pagantes. Foram comercializados 2.147 animais com uma comercialização de R$ 11.719.240,00. 
O setor de máquinas alcançou o valor de R$ 834.700.000,00. A Feira da Agricultura Familiar comercializou R$ 1.050.000,00. A grande inovação da feira de 2011 foi sistema informatizado de acesso ao parque que garantiu uma entrada segura, ágil e eficiente aos visitantes e expositores. O valor arrecadado com a bilheteria atingiu o montante de R$ 2.184.684,00. A inauguração oficial da feira, realizada no dia 02 de setembro contou com a presença da presidenta da república, Dilma Rousseff.



Esteienses participam de missa festiva em homenagem à padroeira

Solenidade contou com a presença do bispo auxiliar de Porto Alegre e párocos do Município  


O calor em pleno agosto não desanimou aproximadamente 500 pessoas que participaram da missa festiva em homenagem ao Imaculado Coração de Maria. A celebração ocorreu na noite de 22 de agosto e foi ministrada pelo Bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. Também estiveram presentes o pároco da igreja, Darley José Kummer e de outros padres da cidade. O Coral Municipal foi uma das atrações da festa, que também foi marcado com a coroação da imagem de Nossa Senhora, sendo um dos momentos mais emocionantes do evento. 
De acordo com padre Darley, neste ano a novena contou com a participação de religiosos do Município e da região Metropolitana, que divulgaram a palavra de Deus, de forma diferenciada, tornando o templo num espaço de oração e reflexão. “A presença do público foi importante, pois nos nove dias de celebrações, como também na festa, que teve a presença de aproximadamente mil pessoas, houve uma grande demonstração de fé alusiva à padroeira”, disse o padre Darley. Ele salientou que em 2011, em função das obras na igreja, as missas foram realizadas no salão paroquial. “Essa é uma nova etapa matriz do Município”. Já o bispo Jaime Spengler comentou que é a primeira vez que celebra uma missa em Esteio ficou contente com o convite. “Uma cidade em que a padroeira é Nossa Senhora é um local especial, pois Ela é um modelo de fé e de vida”, ressaltou o Bispo Jaime.  
A dona de casa Lourizete da Silva Neves, 51 anos, esteve presente durante os nove dias de celebração que antecedeu a festa da padroeira do Município. Ela relatou que esse ano foi especial, devido a diversificação de padres que ministraram as missas, tendo uma interação com o público. 
“Até a participação do público foi significativa, em relação aos anos anteriores. 
O que também contribui foram as novas instalações do templo, que aos poucos está sendo concluída”. 


Conclusão da BR-448 está 
prevista para o final de 2012


A construção da BR-448/RS, a Rodovia do Parque, está com previsão de conclusão para final de 2012.  Com a chegada do período de chuvas o trabalho ficará mais focado na confecção de peças pré-moldadas para viadutos e pontes, ficando a preparação do corpo da estrada para períodos mais secos. 
Segundo o coordenador do Consórcio Gerenciador das Obras, Luiz Antônio Didoné, com a liberação de áreas desapropriadas a partir das audiências conciliatórias realizadas em abril, “as empreiteiras poderão imprimir um novo ritmo de trabalho, principalmente nos dois primeiros lotes”. Os serviços no Lote 1, que compreendem os primeiros 9,14 quilômetros da BR-448/RS, estão adiantados na terraplenagem. O trabalho de drenagem está 90% concluído, por exemplo, as valas de drenagem (abertas ao lado da rodovia para facilitar o escoamento da água do corpo da estrada). O viaduto no entroncamento das BR-116 e a RS-118, em Sapucaia do Sul, a infra e meso estruturas estão 70% prontas. 
O Lote 2, cuja construção está a cargo do consórcio Construcap/Ferreira Guedes, tem 5,3 quilômetros de extensão e a terraplenagem está atacada em 100% da sua extensão. Os trabalhos nas obras de arte especiais estão avançando. No caso do viaduto sobre a BR-386, a obra está praticamente concluída. Na ponte sobre a vala Mathias Velho está sendo realizada a concretagem dos blocos de fundação. O viaduto de acesso à Bianchini também evolui e já estão em execução as paredes dos encontros dos pilares (mesoestrutura). As equipes do Lote 3, que integram o consórcio Queiroz Galvão/OAS/Brasília Guaíba,  estão encerrando os trabalhos de cravação de estacas e confecção dos blocos da interseção 6, no entroncamento da BR-448/RS com a BR-290, em Porto Alegre. Assim que concluída estas etapa, serão colocadas as vigas pré-moldadas, que já estão prontas. Atualmente estão sendo produzidas as pré-lajes. No canteiro industrial também são feitas as vigas para a elevada. O início das obras do elevado, ou seja, a cravação das estacas, só será possível após removidas as famílias que residem na Vila do Dique. 
Na interseção 4, no início do Lote 3, na altura da Prainha do Paquetá, bairro Mato Grande, em Canoas, estão sendo executadas as fundações do viaduto sobre a BR-448/RS. As vigas deste viadutos também estão sendo produzidas próximo à obra e estão praticamente concluídas.


Ações que farão parte da Expointer

A área da saúde terá uma infraestrutura 
especial para o evento


A 35ª Expointer inicia no sábado, 25 de agosto, dando uma amostra do que há de melhor na agropecuária, máquinas e implementos agrícolas nacionais e internacionais. No Parque de Exposições Assis Brasil, os expositores e visitantes terão uma infraestrutura, comparado com uma cidade, com diversos serviços oferecidos ao público. A coleta de lixo nas dependências do parque fica a cargo da secretaria de Obras. Já na Casa de Esteio será o ponto em que a corte da Expointer, formada pela rainha Jéssica da Silva Brentano e as princesas Luana Loewe Costella e Luiza Aires Dias Bonoto, estarão recepcionando os visitantes e acompanhando as atividades oficiais da feira. Durante os nove dias do evento, três integrantes da secretaria da Fazenda estarão no Parque para fiscalizar leilões, bilheteria e o parque de diversões, notificando para o recolhimento correto do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Além da Brigada Militar e a Polícia Civil, a Guarda Municipal estará dando apoio aos fiscais da Prefeitura que trabalharão durante a festa. Os fiscais de trânsito vão atuar na área externa na orientação aos condutores. Em preparação para a feira, foi realizada a revitalização das pinturas das vias e faixas. Desde 2006, o serviço de Assistência Social do município, junto ao Ministério do Trabalho e o Conselho Tutelar, leva para o parque as ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O trabalho buscar prevenir que menores trabalhem na exposição. Além disso, há o controle para evitar a venda e o consumo de bebidas alcoólicas por menores.
SAÚDE
Na área da saúde, a Vigilância Sanitária do Município, além de atuar na fiscalização estará participando de um evento teste que será realizado no decorrer da feira, como forma de preparação para a Copa do Mundo de 2014. Representantes das secretarias estaduais da Saúde das 12 unidades da federação que receberão jogos do Mundial, de cinco municípios gaúchos cadastrados como cidade de apoio às seleções, mais integrantes do Ministério da Saúde, Anvisa e FIFA vão atuar no Centro Integrado de Operações e Comando da Saúde (Ciocs). Neste local será feito o monitoramento de todas as ações de saúde, com levantamento dos serviços de saúde (atendimentos dentro do Parque, do Samu e de hospitais da região), análise dos riscos detectados pelas inspeções sanitárias e proposição de ações corretivas. Além disso, o Serviço Móvel de Atendimento a Urgências (Samu) e as ambulâncias da SMS estarão prestando atendimento em caso de necessidade.



Visita do governador do Rotary
O governador do Rotary Clube - Distrito 4670, Gildásio Alves de Oliveira esteve realizando uma visita de cortesia em Esteio, no dia 15 de agosto. O evento ocorreu no Clube Aliança e contou com a presença de rotarianos do Município e de Sapucaia do Sul, assim como representantes do Legislativo, Corpo de Bombeiros e da Pastoral da Criança. Também prestigiaram a cerimônia festiva integrantes de outros clubes de serviço do Município. Durante a visita, o governador teve a oportunidade de conhecer as instalações do quiosque o Rotary no Parque Assis Brasil e do chefe do Executivo Municipal. A comitiva também esteve no Jornal Destaque, onde foi recepcionada pelo diretor Miguel Luz. 





Felicidades
Olga Regina Bibrich comemorou a passagem do seu aniversário, no dia 20 de agosto, onde recebeu felicitações dos filhos, netos, além de amigos e familiares. 

Feliz Aniversário
O assessor jurídico da Câmara de Esteio, Eran de Negreiros festejou no dia 22 de agosto, a passagem do seu aniversário. A data foi lembrada por amigos e familiares. 



Grupos de AA esteienses 
promovem atividade no dia 25

Para marcar os 65 anos de existência do grupo de Alcoólicos Anônimos no Brasil e dos pioneiros em Esteio, estão sendo organizadas diversas atividades. A primeira ação acontece no sábado, 25 de agosto, com um campeonato de futebol, com início às 9 horas, no campo do antigo convento das irmãs do Sagrado Coração de Jesus. Um dos objetivos do evento é integrar os membros dos grupos e as famílias, além de incentivar a prática esportiva. Já no dia 05 de setembro, às 17 horas, coordenadores dos grupos e da região estarão entregando um questionário autoavaliativo sobre dependência química. Os pontos de entrega serão nas estações Niterói, Fátima, Canoas, Mathias Velho, São Luiz, Petrobras, Esteio, Luiz Pasteur e Sapucaia do Sul. As reuniões do grupo Boa Vontade ocorrem às quintas-feiras e aos domingos, às 20 horas, no salão paroquial da Igreja Imaculado Coração de Maria. Já o Liberdade, a se reúne na Paróquia Nossa Senhora das Graças. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3473-1261. O campo de futebol fica na Rua São Luiz, ao lado do Centro de Formação Teresa Verzeri. Em Esteio, o primeiro grupo a se instalar foi o Liberdade, em 1978 e o Boa Vontade, em 1984.



Câmara aprova recurso 
de R$ 230 mil para a saúde

Os vereadores de Esteio aprovaram uma verba de R$ 230 mil para a secretaria da Saúde, se adequar ao orçamento de 2012. 
De acordo com o projeto, de iniciativa do Executivo, o recurso vai servir de reforço para cobrir despesas  com a construção da nova  Unidade Básica de Saúde, que será instalada no bairro Tamandaré. A verba será reduzida do gabinete do secretário. Já a nova UBS terá investimento de R$ 560,7 mil. O posto será construído na Rua Manoel Machado e contará com seis consultórios, salas de imunização; de aplicação de medicamentos; de preparo de pacientes; curativos; lavagem; de espera e acolhimento. 


Nutricionista do Colégio Coração de Maria fala para alunos da rede municipal 


No dia 16 de agosto, os alunos do Programa Ação Integrada para Adultos de quatro Escolas Municipais de Esteio, participaram da palestra sobre  Alimentação x Saúde realizada pela Nutricionista Letícia Christianetti, do Colégio Coração de Maria. As professoras Adenisia Tavares, Ligia Karling, Cristina Marin e Sívia Chiesa com os alunos das respectivas escolas Oswaldo Aranha, Maria Lygia, Santo Inácio e Eva Karnal, puderam perceber o quanto ainda se faz necessário aprender sobre uma alimentação saudável nos dias atuais, onde a correria do dia a dia não propicia a qualidade que merecemos em nossa alimentação. Letícia disse aos alunos: “ Não precisamos gastar muito para ter uma alimentação saudável” e acrescentou: “ Precisamos prestar atenção na nossa rotina e reeducar nossos hábitos, comer o necessário e nas horas certas”. Nos comentários finais, os alunos demonstraram estar satisfeitos em poder participar do evento que foi esclarecedor, tanto que saíram falando sobre as mudanças que precisam pôr em prática.


Candidatos a prefeito 
apresentam projetos ao
público empresarial de Sapucaia

Na terça-feira (21), o candidato a prefeito Vilmar Ballin,(PT) apresentou suas ideias e projetos aos empresários da cidade durante a reunião-almoço promovida pela Associação Comercial Industrial e de Serviços (ACIS), de Sapucaia do Sul. Durante o encontro, o candidato assegurou caso eleito, a continuidade da parceria e apoio da Prefeitura para instalação e conclusão do Distrito Industrial localizado na ERS-118. Ballin também se posicionou favorável à construção da ERS-010 como forma de corrigir os erros dos governos anteriores quando permitiram o povoamento  da ERS-118. O candidato assegurou que em sua gestão não aprovou qualquer loteamento nas imediações da rodovia. 
Na ocasião também foi anunciada a ampliação da Ambev, que vai investir mais de 80 milhões de reais em Sapucaia.
ALGUMAS REIVINDICAÇÕES DOS EMPRESÁRIOS
Estudo para implantação de uma incubadora tecnológica; 
Instalação do escritório do empreendedor;
Criação de um centro de informações; Estacionamento rotativo;
Revitalização do centro da cidade;
Ampliação das calçadas das ruas Capitão Camaboim e Professor Francisco Brochado da Rocha;
Identificação das ruas;
Destinação de uma área para realização de eventos da semana farroupilha.



Operação policial em Esteio resulta 
em mais de 700 abordagens


No dia 15 de agosto foi realizada uma operação policial conjunta em Esteio, que teve a participação de órgãos de segurança, Conselho Tutelar e representantes das secretarias do Desenvolvimento Econômico e Social, além do Meio Ambiente. 
Segundo informações da Brigada Militar do município, 716 pessoas foram abordadas, em diversos locais do Município, onde aconteceu a operação. O resultado foi três indivíduos presos, sendo dois, por porte de entorpecentes, um suspeito por ter assaltado uma farmácia, no bairro Novo Esteio. Os policiais fizeram dois termos circunstanciados, por jogos de azar e desobediência, além de vistoriar pelo menos três estabelecimentos comerciais. 
Também foi realizada uma blitz em veículos, totalizando 376 carros, 87 motocicletas, seis táxis e dois caminhões.  Foram recolhidos três carros e duas motos, por problemas de licenciamento vencido e um moto encaminhada para o depósito, pois o condutor não tinha carteira de habilitação.  
A ação foi coordenada pelo tenente coronel Andreis Silvio Dal’Lago e tinha como objetivo inibir o tráfico de drogas, verificar as condições dos veículos que estão nas ruas, assim como capturar foragidos do sistema prisional.





33º BPM comemora 10 anos 
em grande estilo


No dia 20 de agosto, o comando do 33º Batalhão da Polícia Militar (BPM) comemorou uma década de trabalho de atuação junto aos sapucaienses. Para marcar esta data foi realizado um almoço de confraternização, na Gerdau que contou com a participação de integrantes do efetivo, autoridades e colaboradores da entidade. Durante os festejos, o comandante do 33º BPM, major Ronie Coimbra, falou da importância da data para a cidade e para a Brigada Militar local. Já o Comandante do Comando de Policiamento Metropolitano coronel Silanus Serenito de Oliveira Mello comentou sobre a data, bem como sobre a importância da corporação para a sociedade gaúcha. 
A Brigada Militar de Sapucaia do Sul tem sua origem no 3º Pelotão da 2ª Cia do 3º BPM de Novo Hamburgo, em 17 de outubro de 1990, foi criada a 3ª Cia do 15º BPM, oriunda do 3º BPM, com responsabilidade territorial sobre os municípios de Sapucaia do Sul e Esteio. Em 17 de setembro de 1998 a BM de Sapucaia do Sul foi elevado a Órgão Policial Militar de Sapucaia do Sul. Por fim, em 20 de agosto de 2002, passou a designação de 33º Batalhão de Polícia Militar através de Portaria da SJS.


Atividades marcam uma década 
do 34º Batalhão da Polícia Militar

O 34º BPM completou dez anos no dia 20 de agosto e para lembrar esse momento especial para a entidade, o Sub Comandante do 34º BPM Major Flavio Dias de Castro, instituiu a Prova de Suficiência Técnica. O evento alusivo ao aniversário do Batalhão tinha como objetivo e com a premissa do aprimoramento técnico profissional ao efetivo. As duplas foram avaliadas em 38 quesitos tais como divisão de tarefas, controle do local de risco, voz de comando, planejamento das ações, imobilização adequada e ainda no correto preenchimento da documentação operacional pertinente ao caso, sendo avaliado a codificação usada, português, descrição de objetos, capacidade de síntese dos fatos dentre outros. Os 1ºs e 2ºs lugares foram agraciados com troféus e os 3ºs lugares receberão certificados de participação. Participaram duplas representantes do efetivo Administrativo e Sala de Operações, 1ª e 2ª Companhia, Grupamento Tático de Ações com Motocicleta e Pelotão de Operações Especiais.


Polícia Civil prepara 
estrutura para a Expointer

A segurança que irá atuar durante os nove dias de Expointer foi reforçada para atender a demanda de público e dos expositores. A Polícia Civil terá a participação de 24 policiais. Segundo o delegado da DP, Leonel Baldasso, os profissionais que irão trabalhar no evento são oriundos de diversos municípios do Estado, tendo um auxílio de oito viaturas. “Em relação das melhorias no imóvel, será feito apenas alguns ajustes, pois em 2011, foi realizada uma reforma que contou com a ajuda de parceiros público e da iniciativa privada”, informou Baldasso. O delegado comentou que o posto policial no Parque Assis Brasil terá um delegado plantonista, onde poderá ser registrado ocorrências e lavrar o flagrante, entre outros serviços. A Delegacia de Polícia fica localizada na rampa de acesso a Praça das Bandeiras. 


Brigada Militar localiza casa 
de jogos em Sapucaia do Sul

No dia 13 de agosto, a Brigada Militar de Sapucaia do Sul localizou dois estabelecimentos comerciais que exploram a contravenção de jogo de azar com utilização de máquinas caça-níqueis.
A primeira ação foi deflagrada em um estabelecimento comercial localizado na Avenida Sapucaia. Esse local conhecido pela prática reiterada de jogos de azar, sendo essa a 13ª vez que são retiradas as máquinas.
Neste estabelecimento foram recolhidas três máquinas, que continha R$ 100,00, além de três placas de computador e dois ceduleiras. O proprietário do estabelecimento responderá pela contravenção de exploração do jogo de azar pela sexta vez, pois nas outras oportunidades os funcionários assinaram o termo de responsabilidade pela contravenção. Na última sexta-feira, dia 10 de agosto, no mesmo local foi efetuada a apreensão de cinco máquinas. Além disso, os policiais ainda encontraram R$ 80,00, em dinheiro e cinco  ceduleiras e cinco placas mãe e confeccionado Termo Circunstanciado ao proprietário do local, através do ciclo completo de polícia. Em um outro estabelecimento comercial que fica na Avenida Tropeiros, no Pasqualini, no dia 13, os policiais apreenderam cinco máquinas caça-níqueis e uma quantia de R$ 387,00. O proprietário do local já possuía registro pela exploração de jogo de azar. A ação foi comandada pelo subcomandante e comandante da companhia do 33º BPM capitão Rafael Luft. No total 13 máquinas caça-níqueis foram apreendidas e R$ 477,00 em dinheiro, que serão colocados à disposição do Instituto Geral de Perícia e Poder Judiciário, respectivamente.


Definidas as empresas que vão 
operar as novas autolotações


Uma importante etapa da licitação para a contratação de novos permissionários para o serviço de autolotações em Esteio foi concluída. Nesta quinta-feira (16), foi assinada a homologação do processo no Salão Nobre da Prefeitura. As seis empresas que ficarão responsáveis pelas sete linhas de transporte coletivo no Município por um prazo de 15 anos são Central S/A Transportes Rodoviário e Turismo, Real Rodovias de Transporte Coletivos S/A, Stadtbus Transportes Ltda, Viação Sinoscap Ltda, Viação Hamburguesa Ltda e Empresa de Transporte Coletivo Courocap Ltda.
A licitação ofereceu 24 permissões, divididas em seis lotes. 
As empresas vencedoras têm um prazo de 30 dias para assinar o contrato para prestação dos serviços e 120 dias, no máximo, para colocar os novos ônibus em circulação.
Todos os veículos devem ser adaptados para receber portadores de deficiência, ter câmeras de segurança, maior capacidade de passageiros e ar-condicionado, além do sistema de bilhetagem eletrônica.



Jovem é assaltado no Tamandaré

Dois indivíduos armados assaltaram um jovem de 25 anos. O delito aconteceu no dia 18 de agosto, na Avenida Presidente, no bairro Tamandaré. A vítima relatou na polícia que estava trafegando pela via, quando foi abordada por dois suspeitos, sendo que um deles, possuía um revólver, calibre 38, onde anunciaram o assalto. A dupla levou um aparelho de telefone celular, relógio e a carteira, que continha documentos e cartões de crédito. O rapaz afirma ter condições de reconhecer os indivíduos, através de registros fotográficos. 


Dois veículos batem na BR 116

Ao tentar ingressar na BR 116, no sentido Interior/Capital, dois carros se envolveram em um acidente. O fato ocorreu no dia 20 de agosto, por volta das 7h40, na Avenida Independência, nas proximidades do Parque de Exposições Assis Brasil. Conforme informações da Brigada Militar, a motorista de um Agile parou em uma rótula de acesso para entrar na via expressa, quando um Gol, não conseguiu frear e colidiu na traseira do automóvel. Ninguém ficou ferido, somente danos materiais. 


Acidente no Centro deixa um ferido

Um motociclista de 28 anos ficou ferido quando colidiu na lateral de um caminhão, que trafegava pela Rua Padre Felipe, no Centro de Esteio. O acidente aconteceu por volta das 17 horas, do dia 17 de agosto. Segundo informações da Brigada Militar do município, o motociclista estava se dirigindo no sentido bairro/Centro, enquanto o caminhoneiro, no sentido oposto. Na passagem do caminhão, o condutor da moto perdeu o equilíbrio e bateu no veículo. O Samu foi acionado e levou a vítima, com escoriações pelo corpo, sendo levado para o Hospital São Camilo. Já o motorista do caminhão nada sofreu. 


Adolescente é detido por
 dirigir sem habilitação

Um adolescente de 14 anos foi detido por policiais militares, dirigindo um veículo sem carteira de habilitação. A apreensão aconteceu no dia 19 de agosto, em torno das 22 horas, na Rua Pelotas, Centro de Esteio. De acordo com relato dos PM’s que atenderam a ocorrência, o garoto estava trafegando de moto pela rua, quando uma guarnição observou que havia algo errado com o motociclista. Ao ser abordado alguns metros depois do quartel da BM, os policiais detectaram que se tratava de um menino que não tinha CNH. A moto foi recolhida para o depósito e ele foi liberado após a mãe assinar um documento se responsabilizando sobre os atos do filho. 


A teoria das janelas quebradas presente nas ações do 34º BPM
ANDREIS S. DAL´LAGO



No ano de 1982, James Q. Wilson e George Kelling, publicaram na revista Atlantic Monthly um estudo que busca estabelecer uma relação de causalidade entre desordem e criminalidade. Naquele estudo, os autores usaram simbolicamente a imagem de uma janela quebrada para explicar como a desordem e a criminalidade poderiam, aos poucos, infiltrar-se numa comunidade, causando a sua decadência e a consequente queda da qualidade de vida. A chamada  broken Windows -  se uma janela de uma fábrica ou de um escritório fosse quebrada e não fossem imediatamente consertadas, as pessoas que por ali passassem concluiriam que ninguém se importava com isso e que, naquela localidade, não havia autoridade responsável pela manutenção da ordem e os desocupados começariam a jogar pedras nas demais janelas, ainda intactas.
A ocorrência de “desordem pública” significa o enfraquecimento dos mecanismos informais de controle comunitário, e a instalação do sentimento de medo entre os indivíduos de serem molestados por pessoas das quais se espera um comportamento imprevisível, “desviante” do padrão moral estabelecido. Evidente que tal cenário está muito longe de Esteio. Portanto, todos devem exercer sua cidadania e sair de sua zona de conforto de “apenas esperar pelo Estado” e proativamente denunciar o pichador da praça, informar a deficiência de iluminação na rua e espaços públicos, denunciar o vendedor de droga e o respectivo consumidor, registrarem toda e qualquer ocorrência em que se envolva. Enfim, a partir desta postura o cidadão terá maior poder de intervenção na melhoria de sua condição e, sobretudo, de cobrar da polícia atitudes no sentido de atender suas demandas e de sua comunidade. 
O 34º BPM tem atuado sistematicamente em todos os espaços públicos de Esteio, pois entendemos que estes lugares são sagrados para a comunidade, pois se a praça não é utilizada pelos moradores o será por desocupados e/ou delinqüentes. Por exemplo, o número de prisões por uso de droga de 2009 a 2012 aumentou em 250%. Atuamos no centro da cidade na operação “flanelinha” toda a semana estas pessoas são identificadas e lavrado termo circunstanciado. Desenvolvemos a operação “pirataria” onde recolhemos semanalmente material sem procedência e lavramos termos circunstanciado ao autor. Estamos agindo de forma rigorosa nos pequenos delitos.
Portanto, queremos que Esteio continue sendo uma cidade segura e com qualidade de vida, todavia, a participação de todos é fundamental, a Brigada está junto da comunidade, façamos todos a nossa parte. 

 TEN CEL COMANDANTE DO 34º BPM
34bpm-comunidade@bm.rs.gov.br



Trensurb atua na venda de bilhetes
 e ingressos para a Expointer

Uma boa alternativa para aqueles que pretendem visitar a 35ª Expointer e não utilizar carro, pode vir de trem, que liga Porto Alegre a Novo Hamburgo. As bilheterias das estações Mercado, Rodoviária, Aeroporto, Canoas/La Salle, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Santo Afonso estão vendendo os ingressos antecipados, no valor de R$ 10,00 para o público em geral e R$ 5,00 para idosos, estudantes e crianças até seis anos. Nos finais de semana, a Trensurb irá ampliar o número de viagens, com o propósito de atender a demanda gerada pela feira. Segundo a Trensurb que fez parceria com a empresa vencedora da licitação para explorar a bilheteria, um dos objetivos da união é ter um controle maior do fluxo de pessoas que ingressam no parque durante os nove dias do evento e também reduzir a quantidade de filas para a compra de bilhetes e ingressos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário