sexta-feira, 20 de julho de 2012

EDIÇÃO 1841



Após reivindicações e pedidos para a colocação de um semáforo entre a Rua Rio Grande e a Avenida Dom Pedro, no Centro, a melhoria está se tornando realidade. Há pelo menos dez dias, a sinaleira se encontra em funcionamento. O motivo para a instalação do equipamento, é em função do aumento de veículos e pessoas, devido às obras da Avenida Beira Arroio. 

Durante a posse da nova diretora do Rotary Esteio, a ex-presidente Mirian Wolf Galdino realizou a prestação de contas sobre sua gestão, através da entrega de um fogão para a comunidade do São José, assim como eletrodomésticos para uma associação de moradores. Os rotarianos também ajudaram com alimentos as obras assistenciais da irmã Ana Garaffa, assim como para a Pastoral da Criança. 

A instalação de uma nova central telefônica na Câmara de Esteio vai gerar uma economia de aproximadamente  60% nas ligações realizadas pelo Legislativo, segundo a previsão é da mesa diretora formada pelos vereadores Felipe Costella, Leo Dahmer, Therezinha Heller e Marli Rodrigues. A central foi instalada no início de julho. Os novos números são 86084857 - 86084858 - 86084859 - 86084963 - 86084964. O número 34585000 segue em atividade.





A Igreja Batista Missionária está recebendo doações de roupas de crianças na faixa de zero a dois anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Os donativos podem ser entregues na sede do templo, na Avenida Presidente Vargas, 3376 ou em pontos de coleta, na igreja, em Sapucaia do Sul. Informações pelos telefones 3033-3534 ou 9942-9536. 

O dia 17 de julho, foi marcado pela passagem dos cinco anos do acidente aéreo que vitimou 199 pessoas em São Paulo.  No voo que saiu de Porto Alegre com destino a capital paulista havia em sua maioria gaúchos. Entre os mortos estavam a professora sapucaiense Silvana Regina de Ávila Alves que  viajava na companhia da irmã. 

O Colégio La Salle realiza no dia 20 de julho, a entrega de donativos para ajudar o trabalho assistencial da irmã Ana Garaffa.  A atividade ocorre às 14 horas, na sede do convento, localizado no Parque Amador. 





7º Meio Frango da Solidariedade
No dia 18 de agosto acontece a 7ª edição do meio frango da solidariedade em benefício da Associação Casa de Passagem de Sapucaia do Sul. O almoço será na igreja São Miguel, rua Barão do Rio Branco, Esquina com a Lucio Bitencourt. Mais informações pelo telefone 3451.2871 


Baile
A comunidade de Santa Rita de Cássia, do bairro Primavera está organizando o 6º Baile da Cuca e da Linguiça. A festa acontece no dia 18 de agosto, a partir das 20h30, no salão de festas da igreja. O valor do convite é R$ 20,00 e o evento será animado pela banda Detalhes. Informações podem ser obtidas pelo telefone 9163-9665. 


Curso
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)-Subseção de Esteio promove nos dias 26 e 27 de julho, o curso “Direito de Família nas Questões Empresariais”. O encontro acontece na sede da entidade, a partir das 9 horas. As inscrições podem ser feitas até o dia 23. Informações pelo telefone 3033-1978.  A OAB fica localizada na Avenida Presidente Vargas, 1575, Centro. 







Mesmo com o trabalho de limpeza que está ocorrendo em algumas ruas do bairro Novo Esteio, ainda é possível encontrar entulhos espalhados por diversas vias do local. Um desses espaços é uma área, que fica na Rua Lobo da Costa, onde é possível ver que além de galhos de árvores, oriundos da poda, também foram jogados sofá e até parte de uma cômoda. Muitas vezes, o lixo é deixado por pessoas que não residem nas proximidades e sim em outros pontos da cidade, aumentando a sujeira nas ruas do Município. 


População à procura de 
vacina contra gripe A


Com a confirmação de novos casos de gripe A no Estado, a população começou a procurar as unidades de saúde com maior intensidade na última semana, o problema é que as doses acabaram e não há como garantir o envio de nova remessa pelo Ministério da Saúde. 
Segundo a responsável pelo programa de imunização de Esteio, Viviane Belleboni Anticha, o Município recebeu um reforço de 3 mil doses, distribuídas entre os postos de saúde da cidade. A unidade de saúde do Claret foi uma das mais procuradas pela comunidade no final da tarde de quinta (12), o que causou tumulto e revolta por parte de alguns moradores que ainda não tinham recebido a vacina. “O posto recebeu 800 doses, então como foi constatado um número maior de pessoas, decidimos organizar e distribuir senhas para facilitar a aplicação.” Viviane explica que não houve falta de vacina, o que aconteceu foi que a população não procurou as unidades de saúde no período da campanha nacional encerrada em junho. Essas doses foram enviadas a título de reforço, mas a procura se tornou intensa num período que não deveria”, enfatiza. 
O Município recebeu 25 mil doses para a campanha e 31% da população foi imunizada, sendo que as gestantes tiveram baixa adesão, apenas 66% foram vacinadas. “Crianças de 6 meses a dois anos que não receberam a primeira dose e que deveriam receber a segunda agora, não ficarão imunizadas”, informou a enfermeira da US Claret, Juliana Aguirre. “Aplicamos a vacina conforme nosso estoque, de 800 doses”.  O setor de imunização informou ainda que vai tentar conseguir junto ao Ministério da Saúde mais doses de reforço, mas não há garantia de sucesso nem previsão de envio, já que a vacina é importada da Alemanha. A população será informada sobre uma possível campanha no Município.



Conselho de Educação descredencia escola por crime de falsidade ideológica 


O Conselho Municipal de Educação de Esteio encaminhou ao Ministério Público no final de junho um relatório com as irregularidades constatadas durante o processo de recredenciamento da empresa Patricia Maria de Lima Alves Ltda. Com o nome fantasia de Criançartes, a escola já estava participando do programa de compra de vagas com 22 crianças  de 0 a 5 anos beneficiadas pela bolsa através do Município. 
Segundo a presidente do Conselho, Silvia Maria Heissler, as denúncias de falsificação de documentos partiram de uma funcionária da escola que confirmou ser induzida a assinar documentos em branco, como um diploma de graduação, sendo que ainda estava cursando o magistério, além de outros papéis que a envolviam como sendo professora formada em pedagogia. 
A presidente explica que uma das funções do Conselho é exigir a titulação e o vínculo dos professores com a instituição através de diploma e carteira de trabalho.  A empresa também foi denunciada na Delegacia de Polícia e Conselho Tutelar por maus tratos e o processo segue em segredo de justiça no MP. 
O papel do Conselho de Educação, reforça Silvia, é credenciar a escola e autorizar seu funcionamento baseado em duas resoluções, uma que normatiza a infraestrutura do local referente a metragem mínima para sala de aula, relação espaço-aluno, acessibilidade,  e outra que trata do credenciamento –alvará da vigilância, corpo de bombeiros, titulação e vinculação dos professores com a instituição. “A escola descumpriu a ainda falsificou documentos, fato muito grave, por isso encaminhamos o assunto ao MP para as medidas cabíveis”, explicou. Os pais das crianças que frequentavam a escola foram reunidos para o esclarecimento da situação e ficaram apreensivos, sobretudo com a denúncia de maus tratos.  O Ministério Público determinou o fechamento da escola e as 22 crianças já foram encaminhadas a outras unidades da rede municipal. Durante este processo, informou Silvia, a proprietária da escola vendeu o mobiliário e o novo proprietário já está em processo de credenciamento junto ao Conselho para regularização e pleitear sua participação no programa de compra de vagas. 




Funcionários da Trensurb 
realizaram manifestação na região


Devido ao estado de sucateamento dos vagões e da falta de infraestrutura para os trabalhadores do Trensurb, integrantes do Sindicato dos Metroviários realizaram na manhã de 13 de julho, uma manifestação, na passarela da Estação Esteio. O grupo distribuiu uma carta aberta à população informando os motivos que resultou em problemas para os usuários entre os dias 5 e 7 de julho. No documento também é divulgado os problemas enfrentados pelos servidores, como na questão salarial e de equipamentos para exercer suas respectivas funções. 
Segundo o diretor jurídico, Ailton Cavalheiro, o que ocasionou essa ação foi o transtorno que resultou na paralisação dos trens, entre as estações Farrapos ao Mercado Público, por causa dos alagamentos, em função dos problemas no sistema de drenagem existente no local. “A mobilização do sindicato é chamar a atenção da comunidade e das autoridades sobre as péssimas condições em que se encontra o sistema público de transporte no Estado. Não queremos que ocorram acidentes com os usuários”, disse Cavalheiro. 
Ailton falou no trecho entre as estações Anchieta e a Unisinos, os principais problemas é na rede elétrica que está em fase de deteriorização, em função do tempo e da não manutenção nos trilhos. “Nosso propósito é apenas lutar para que os funcionários tenham condições dignas de trabalho e que a população possa viajar com tranquilidade”, destacou o diretor jurídico do Sindimetro. Ele salientou que está previsto paralisações, como forma de mostrar para a comunidade a situação do Trensurb, que completou em março 27 anos de funcionamento.


MP de Esteio tem nova promotora



O Ministério Público de Esteio tem uma nova promotora, Karen Vasconcellos Daubermannque responde pela 3ª Promotoria no juizado criminal. 
Ela informou que por ter assumido a função em 29 de maio, ainda tem buscado conhecer mais sobre a cidade. “Por enquanto tem sido um local bom para trabalhar e com um grupo unido”, disse Karen. Ela salientou que os processos ligados ao tráfico de drogas e porte ilegal de entorpecentes têm chamado sua atenção desde as primeiras audiências na cidade. “Não imaginava que ocorriam tantos registros desta natureza aqui em Esteio. Por isso a função do Judiciário é aplicar a lei, fazendo com que seja obedecida”. 
Atuando desde 2004, Karen já teve experiências em comarcas como Palmeira das Missões e Erechim, onde atuou por um período importante de sua carreira. “Foi um dos locais significativos em que exerci minha profissão, fiz amigos e guardo boas recordações”, comentou a promotora. 


Empossada diretoria para o 
novo biênio do Rotary 



Foi realizada na noite de 11 de julho, a posse da nova diretoria do Rotary Clube de Esteio, para o biênio 2012/2013. A solenidade aconteceu no Clube Aliança e contou com a presença de representantes de outros clubes de serviço da cidade e região. Também estiveram presentes integrantes da Pastoral da Criança e de entidades auxiliadas pelo Rotary na cidade. Durante o evento, uma escaleta foi doada ao jovem Rafael Silva Luz, 12 anos. Na oportunidade, o ex-presidente do clube, Edgar Garcia, foi condecorado com o título honorário de Paul Harris, a principal distinção da entidade. 
Segundo a presidente empossada, Ivoni Rockenbach, que pela primeira vez assume a entidade, será um período de trabalho e união dos rotarianos esteienses para dar segmento às ações que desenvolvemos no Município. “Apesar de sermos um grupo pequeno, nossas atividades são intensas e importantes para a comunidade. Pelo clube já passaram pessoas ilustres da cidade, por isso a responsabilidade de honrar os compromissos”, disse Ivoni.



Falta de ônibus adaptados é 
tema de reunião no Legislativo



Participaram empresários do setor 
de transportes e do Executivo





Integrantes das empresas de transporte coletivo do Município foram ouvidas na terça (17) pela Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação do Legislativo de Esteio.  A pauta  foi a falta de veículos adaptados para cadeirantes, a partir da denúncia da moradora Rejane de Freitas. Ela reivindica que os ônibus que circulam na divisa de Esteio e Sapucaia do Sul em determinados horários, não possuem acesso para portadores de necessidades 
especiais. Além disso, Rejane falou que aos sábados, domingos e feriados fica impossível sair de casa, por não haver veículo apropriado e  em alguns dias úteis, o tempo de permanência na parada é de quase duas horas.  
De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Arno Leonhardt, a mudança em alguns veículos ocorreu pela falta de estrutura que havia nas autolotações, retiradas de circulação. “Após essa medida, em função da quantidade de usuários, optamos por ônibus maiores, reduzindo aos poucos a superlotação de passageiros, principalmente em horários de pico”, disse Leonhardt. Ele salientou que o processo de licitação para a empresa gerenciar o transporte no Município está em tramitação na justiça e que deve ser resolvido ainda nesse ano. “Uma das exigências baseada em Lei Federal, é que todos os ônibus devem atender a acessibilidade para cadeirantes.”  Segundo um dos responsáveis pela empresa que atua no transporte coletivo na cidade, Delmir Conci, a denúncia da usuária causou surpresa junto à empresa, especialmente em relação a Linha Antena/Primavera, que possui veículos adaptados. “Aos poucos estamos nos ajustando e atendendo a necessidades dos usuários. Com a entrada de novos ônibus, a tendência é a ampliação da frota”, destacou. 


Alunos superdotados recebem 
ensino diferenciado





Se você considera seu filho muito agitado, superativo, que não se concentra com facilidade, isso pode não ser um desvio de comportamento, mas o indício de altas habilidades ou superdotação. A Secretaria Educação de Sapucaia do Sul desenvolve um projeto voltado exclusivamente para atender essa demanda de crianças através das salas de recursos multifuncionais. Os estudantes têm atenção especial e de qualidade. Mais de 200 alunos com deficiências e altas habilidades recebem ensino diferenciado e compatível com suas necessidades especiais, resultando em avanços significativos na aprendizagem.  Deste total, 40 alunos apresentam índices de altas habilidades e são atendidos em duas salas localizadas nas escolas municipais Hugo Gerdau e Júlio Ströher. Através de um programa de enriquecimento curricular,  são desenvolvidos estudos e projetos na área em que o aluno mais se destaca.  A escola, quando identifica um aluno com potencial de altas habilidades, encaminha-o para a Secretaria de Educação. Após avaliação, o estudante começa a frequentar as salas duas vezes por semana no turno inverso das aulas. 
Aprendendo diferente – O aluno da 7ª série Gabriel Alves, 14, participa da sala de recursos na escola Hugo Gerdau desde o início do ano, curioso e interessado por tecnologia, o estudante diz que encontrou no projeto uma maneira diferente de aprender: “Na aula eu sou muito agitado, não gosto muito de ficar sentado. Aqui é um espaço interativo, que eu posso fazer o que quiser e aprender mais sobre o que eu gosto.” Da mesma forma, a estudante de 13 anos, Jéssica Kohls, vê nas salas uma forma diferente e excitante de aprender. “Na escola gostava de ficar na biblioteca na hora do recreio e de fazer outras coisas, mas não era possível. Aqui nas salas, somos testados o tempo todo e podemos realizar coisas diferentes. Agora, por exemplo, estamos montando um jogo de xadrez com materiais reciclados.”



Rainha da Expointer tem 37 candidatas   

O Concurso Rainha da Expointer 2012 terá 37 meninas disputando o título para representar Esteio na maior feira agropecuária da América Latina. Na quarta-feira (18), as candidatas passaram pelo primeiro teste,  uma prova escrita, com o objetivo de estimular o estudo e a valorização da história da Expointer e da cidade. A próxima etapa do concurso, será o ensaio diante dos jurados no dia 23. No dia 27 de julho, acontece o grande desfile, com notas da comissão avaliadora e a escolha da Corte que participará da Feira, de 25 de agosto a 2 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil. Além de participar da Expointer, a rainha vai ganhar dois dias e uma noite no parque temático Beto Carrero World, em Santa Catarina, passaporte para o parque e translado terrestre com guia.  A rainha receberá também R$ 2 mil em curso profissionalizante na Escola Técnica Prepara. As duas princesas também ganharão créditos de R$ 1 mil em cursos técnicos.


Liga Feminina promove chá beneficente



Aproximadamente 300 pessoas prestigiaram o tradicional chá, organizado pelas integrantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Esteio. A festa ocorreu no dia 14 de julho, no Clube Aliança. Os participantes acompanharam um desfile de moda, com a tendência primavera/verão 2013. Além da compra do convite, o público também doou caixas de leite que serão destinadas para manter o trabalho assistencial da entidade. As Glamours baby, infantil e juvenil estiveram presentes no evento.
Segundo a presidente Dalvani Ferrasso da Silva, essa festividade tem como propósito angariar recursos para que possamos continuar ajudando as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social para o tratamento do câncer. “O dinheiro e os mantimentos arrecadados são importantes para auxiliar pacientes, que muitas vezes, não tem condições de ter uma alimentação adequada ou passagens para fazer o tratamento”, comentou Dalvani. 
As pessoas interessadas em participar da Liga como voluntárias também colaborar com doações e se dirigir à sede da entidade, na Rua Max Kolert, antiga AACRA. 




Comunidade elege a saúde  
como principal prioridade

No dia 4 de julho, 10.099 esteienses participaram da votação da Consulta Popular, organizada pelo Governo do Estado com o objetivo de envolver a população no processo de escolha dos investimentos regionais e das áreas a serem priorizadas no Orçamento do Rio Grande do Sul no próximo ano. Com a participação, Esteio conquistou R$ 1.958.455 milhão para investimentos, que vão contemplar as demandas escolhidas como prioridades pelos eleitores. Os esteienses dobraram a participação na votação. No ano passado, 4.962 moradores da cidade participaram da escolha, conquistando cerca de R$ 1 milhão. Pela internet foram 607 votos e em urnas espalhadas pela cidade 9.492 votantes. Com os votos, Esteio foi o terceiro município que mais conquistou investimentos da região do Vale dos Sinos, ficando atrás somente de Canoas e Novo Hamburgo. Na Participação Popular e Cidadã (Consulta Popular), quanto mais moradores votam nas demandas, mais dinheiro é liberado para o Município investir em suas prioridades.
DEMANDAS MUNICIPAIS MAIS VOTADAS EM ESTEIO
Reforma no Posto 3 do Hospital São Camilo
Aquisição de caminhão e ambulância para Corpo de Bombeiros
Instalação de laboratórios nas escolas Bernardo Vieira e Augusto Meyer
Programa Mulheres construindo autonomia RS

DEMANDAS REGIONAIS MAIS VOTADAS EM ESTEIO
Criação de novo hospital regional
Projetos de desenvolvimento econômico e social


Grupos escoteiros representam 
Esteio em Acampamento



Os grupos escoteiros Capitão Bressane e Anauê estarão representando Esteio no Acampamento Jamboree Nacional, que ocorre desde domingo (15) e segue até sexta-feira (20) no Rio de Janeiro. As secretarias municipais de Articulação Institucional e Comunicação e de Meio Ambiente forneceram materiais de divulgação de Esteio, que serão apresentados no Festival das Cidades, ocasião onde  cada grupo participante falará sobre seu município. 
Ao todo, 42 pessoas estarão no acampamento representando o Município, sendo 13 deles participantes do Grupo Bressane (nove jovens e quatro adultos), e 29 do Grupo Anauê (seis adultos e 23 jovens). Essa será a 5ª edição do Acampamento Jamboree Nacional, e reunirá mais de 5 mil escoteiros de todo Brasil. O evento ocorre no exército no Campo de Parada de Gericinó e na Federação Brasileira de Tiro Desportivo. Todas as atividades que serão oferecidas aos jovens, entre 11 e 17 anos, possuem o tema do evento “Muitas origens, um só país”, que se refere à diversidade de origens do nosso povo.



Quem roubou A Santa
Padre BOANERGES André Carbonera

   Fato horroroso? Sem dúvida! Contudo, ocorre, e com certa assiduidade... Refiro-me ao “Roubo” de imagens de santos. Em geral, são profanadas. Primordial vítima: Imagens ou estampas de Maria, a Mãe de Jesus. Esteio, na Grande Porto Alegre, não escapou da fúria dos facínoras. Local do sacrilégio mariano! Capela do Hospital São Camilo. Construíram uma capelinha bonita e acolhedora.    Além do Sacrário, foi colocada a velha imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Falo em “velha”, porque a conheço desde quando fui ordenado Padre, em 1965. Por sinal, hospital sem capela, também é mórbido e doentio... Ao início de julho, ano 2012, a Dina da Pastoral dos Enfermos, telefonou, desesperada: - Padre André, roubaram a imagem da Nossa Senhora da capela do Hospital São Camilo! Ninguém sabe, ninguém viu. Todo o mundo é surdo, cego, mudo, coxo... Dina chorou muito. Pudera! Cuida dos enfermos e da capelinha,carinhosamente. De repente: Cadê a santa?... Sumiu, misteriosamente. Pessoalmente, creio ter sido manobra de gente fanática, de gente antimariana, de gente acatólica. Seja quem tiver praticado o roubo, o fato, em si, é grave e dá pano para muita manga... Vivo comentando... Muitos dizem adorar e amar Jesus, porém, odeiam e detestam a mãe do mestre...  As imagens de Maria levam a pior. Horrores são cometidos contra Maria, em nome de Jesus. Não consigo entender... Respeitamos a Mãe de Jesus? Amamos aquela que nos trouxe Jesus?    Afinal, quem surrupiou a imagem de Maria do Hospital São Camilo?...   Certamente, outra será adquirida e bem fixada, na capelinha.  Esperamos que Jesus não castigue os criminosos. Sempre afirmo: É muito perigoso ofender a Mãe de Jesus...  Mãe de Deus, abençoai-nos! Amém!



Anna
(Terapeuta esotérica)


10 centavos = 10 milhões de reais
O Universo é justo e maravilhoso para todos que sabem compartilhar de suas bênçãos! A riqueza, a fortuna, o conforto, a abundância, o sucesso, a prosperidade... “o dinheiro”: Tudo isto é teu por direito, e tenso dever por esta aquisição para tua vida!
A cada valor que precisares dar para saldar uma dívida, sejam 10 centavos mesmo que devas 200 reais, oferece de cabeça erguida o que tens, devido a tua atitude honesta em estar te dispondo a resolver da maneira que consegues, adquirindo o restante do valor aos poucos.Para ti, o Universo estará compreendendo a tua vontade sincera em pagar todo o valor que estás devendo, não conseguindo talvez por dificuldades que estejas passando... Porém, obterás todo o dinheiro antes do que pensas! Caso a pessoa que espera ansiosa por teu pagamento integral achar o cúmulo ofereceres apenas 10 centavos perante os tais 200, será uma grande lástima! Esta pessoa é quem sairá perdendo! Estes 10 centavos estão, na verdade, representando muito mais do que os míseros 200 reais! Estão representando a continuidade da riqueza e da prosperidade de ambos! Mas, desta maneira em agir com tamanha ingratidão às Leis Divinas “no dar e receber em dobro”, esta pessoa que está fazendo pouco caso, além de não ver a cor do restante deste débito, certamente perderá muitas outras oportunidades relativas à fortuna... Suas portas fechar-se-ão definitivamente! 
Lembra sempre, seja na hora de pagar, paga com honra e honestidade com o valor que tens no momento; ou na hora de receber, recebe com alegria, agradecendo ao Universo pela grande fortuna que está chegando a ti: 10 centavos representam 10 milhões!



Colégio Coração de Maria promove visita de escritores para as crianças

Léia Cassol encanta pequenos da Educação Infantil



Os alunos da Educação Infantil participaram da XI Feira do Livro do Colégio Coração de Maria, de Esteio, que se realizou nos dias 04, 05, 06 e 07 de Julho. O evento tem como objetivo divulgar a importância do livro e promover o acesso a ele, incentivando o hábito da leitura como fonte de informação, conhecimento, lazer, recreação e desenvolvimento de habilidades diversas. Os alunos da creche 1, 2 e 3 trabalharam com a obra literária Minhoquices e as turmas do Pré 1 e 2 com a obra literária Homero, ambos da escritora Léia Cassol. Através de materiais concretos, construíram os personagens e reproduziram as histórias de uma maneira lúdica e prazerosa. A culminância foi a presença da autora, que proporcionou uma tarde alegre e envolvente. Os alunos participaram, entusiasmados, interagindo com as histórias e músicas contadas e cantadas por ela.


Avós são homenageadas por 
alunos do Adventista

O dia da avó foi lembrado por alunos e equipe diretiva do Colégio Adventista de Esteio. A festa foi realizada no dia 11 de julho, no ginásio poliesportivo da instituição e contou com a participação de aproximadamente 350 pessoas. Além de um chá da tarde, estudantes da educação infantil ao 5º ano promoveram diversas apresentações artísticas, alusiva a data. Durante a festividade, houve a realização da apresentação do coral do colégio e uma palestra, com o tema Envelhecer com qualidade, ministrada por Thompson Reis. De acordo com o diretor Dirceu Lopes, a festa para as avós ocorre anualmente, mas devido ao recesso escolar antecipamos o evento, mostrando a influência desse público, no cotidiano das crianças e dos adolescentes. “Além da integração da família, um dos principais objetivos é proporcionar uma atenção especial para esse público, que muitas vezes, são esquecidas”, comentou Lopes. Avó de dois netos na instituição, Ione Martinez, disse que ficou feliz com a homenagem, principalmente quando as músicas apresentadas sensibilizaram o público. “Ser avó é uma experiência especial, pois tenho a oportunidade de passar os ensinamentos para meus netos, em especial o amor e a dedicação”, ressaltou Ione. Aos 73 anos, Eva Oliveira de Matos, se emocionou com o gesto mostrado pelas crianças. “É uma data especial que precisa ser lembrado não apenas em um dia, mas durante o ano”. 



Coligação PSB/PDT 
inaugura comitê central



Mesmo com o frio intenso, integrantes da coligação liderada pelo PSB e PDT inauguraram no dia 14 de julho, o comitê da campanha. O local fica em frente a Praça do Expedicionário, na área central do Município. Representantes dos partidos que compõem a chapa participaram do ato. Segundo os organizadores, cerca de 400 pessoas estiveram na solenidade. 
O presidente do PSB, Sandro Schneider Severo, o espaço tem por objetivo se tornar um local de reuniões para definir as diretrizes da campanha, para que no final do processo tenhamos um resultado satisfatório. “Além disso, o comitê será importante para o fortalecimento da coligação que possui cerca de 60 candidatos”. Após a inauguração, o grupo saiu em passeata pela Avenida Presidente Vargas, onde tiveram contato com os eleitores. 



PT realiza mobilização 
no Centro de Esteio

Entre as atividades de campanha, a coligação que tem como principais partidos o PT e PMDB realizaram na manhã de 14 de julho, uma passeata pelas principais ruas da área central da cidade. Os militantes saíram da Praça do Expedicionário até a Avenida Padre Claret. Segundo o presidente do PT, Ueverson Costa Nunes, é o segundo sábado consecutivo que o grupo percorre o Centro para divulgar o trabalho da atual Administração. “Apesar do mau tempo, a mobilização dos membros dos partidos em relação ao contato com o eleitor tem sido significativo”, disse Nunes. Ele informou que já foi realizada passeatas na Avenida do Carnaval, no Novo Esteio e na Santana. “Em breve, iremos inaugurar um comitê central, que ajudará nosso trabalho de divulgar os candidatos a prefeito e vereadores”. 


Sapucaia inicia processo de cadastramento de famílias da RS 118 

A duplicação da RS- 118, principalmente no trecho entre Esteio e Sapucaia do Sul, trará benefícios para a região, em relação a trafegabilidade e um melhor escoamento das mercadorias produzidas no Vale do Sinos e Região Metropolitana. Mas para ocorrer essas melhorias, diversas famílias deverão ser remanejadas para outros pontos da cidade, oferecendo uma condição digna para se viver, retirando de uma área de risco. 
Conforme o secretário de Habitação, Átila Vladimir Andrade, o Governo do Estado, através do Departamento de Estrada e Rodagem (DAER) solicitou ao Município que primeiramente faça um cadastramento socioeconômico das famílias que residem às margens da via expressa. Esse trabalho já vem sendo produzido com a participação de uma assistente social da empresa contratada pelo Executivo, com o auxílio de dois servidores do DAER, que ajudam a mapear a área. “Por enquanto, cerca 200 imóveis foram visitados e  famílias cadastradas. Essa medida também irá favorecer a elaboração de um documento, que será possível desenvolver um diagnóstico sobre a situação das famílias que residem nessa área”, explicou Andrade. Ele salientou que a partir do resultado, os órgãos competentes terão conhecimento sobre as necessidades da população. 
Em relação as empresas, o titular de Habitação informou que não serão retiradas, pois foram áreas compradas e não invadidas. “Talvez algumas indústrias utilizem áreas para depósitos que não irão interferir nesse processo”. 



Móveis novos são entregues 
no São Camilo

Os novos móveis que serão utilizados na Unidade de Internação (Posto 2) da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo) já foram entregues ao hospital. O local foi reformado, com melhorias na estrutura dos quartos e climatização, e deverá ser reaberto para a comunidade na última semana de julho. Foram adquiridos 22 leitos, 22 suportes para soro, 22 biombos 22 bidês de cama com mesa acoplada para as refeições, um carro de emergência para paradas cardiorrespiratórias, escadas e 33 cadeiras. O novo mobiliário teve custo total de R$ 109,6 mil. O Posto 2 é uma das áreas mais antigas do Hospital. Foram investidos cerca de R$ 266,6 mil na reforma, que faz parte das ações de modernização da Fundação. Os recursos são provenientes do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Sinos.



Alunos de Esteio conquistam 
medalhas em copas de judô




Os alunos do Mais Educação dos CMEBs Eva Karnal e Maria Lygia estão, desde junho, treinando duas vezes por semana na sede do Grêmio Náutico União, de Porto Alegre e disputam os campeonatos representando o clube. No sábado (14), 36 atletas das duas escolas participaram da Copa Manoel Rodrigues Cação, que ocorreu na sede do União. Foram mais de 15 medalhas, sendo duas de ouro: da aluna Muriel Lacerda Carvalho, do Maria Lygia, e do aluno Wesley Uriel, do Eva Karnal. Para ambos, foi a conquista da primeira medalha de ouro nos torneios oficiais da Federação Gaúcha de Judô. 
Para os professores Tiago Klein, do Maria Lygia, e Flávia Ribeiro, do Eva Karnal, “esta parceria com o União é muito importante, pois amplia as possibilidades para os estudantes e qualifica o Mais Educação das duas escolas”. A próxima competição será dia 11 de agosto, em Caxias do Sul. 






Parabéns à Você!

Roberta Bibrich completa no dia 24 de julho mais uma primavera ao lado
de familiares e amigos. 



Feliz Aniversário

No dia 21 de julho a jovem Gabriela Egres vai completar mais um ano de vida. Os amigos e familiares lhe desejam muitas felicidades.




Felicidades

No dia 15 de julho, Vilson Pinheiro dos Santos completou mais um ano de vida e sua filha Kalinca comemorou o seu aniversário no dia 17. Familiares e amigos lhes desejam muitas conquistas e alegrias nestas datas tão especiais. Parabéns!






Homenagem

O dia 22 de julho será de parabenizações para Otávio Lucas Palmas, que completa mais
um ano de vida. 


Parabéns

No dia 20 de julho, Paulo Ricardo irá celebrar mais um ano de vida. Familiares e equipe do Jornal Destaque lhe desejam paz, saúde e muitas alegrias nesta dia.




A água que rejuvenesce na Feliz Idade  







A população do Sul atingiu a média de expectativa de vida de 75 anos, segundo a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), resultado que tem sido justificado através do esporte, uma das alternativas que garantem corpo e mente saudáveis através de atividades físicas e socialização com outras pessoas da mesma faixa etária. 
Para confirmar essa estatística o JD foi conhecer algumas histórias de pessoas que garantem terem sido curadas da depressão, timidez, baixa autoestima e que hoje são mais felizes pelos novos amigos que integram o seu ciclo de vida. 
O professor de educação física da academia Fitwell, Rodrigo Viegas, explica que a atividade física prolonga o bom funcionamento do organismo, sobretudo das funções vitais. “Os idosos, especialmente as mulheres, têm uma expectativa de vida de 78 anos, enquanto que os homens 72”. Rodrigo atende três turmas de idosos que frequentam semanalmente aulas de hidroginástica, ao todo somam 120 alunos entre 55 e 83 anos, sendo 90% mulheres que integram o projeto Feliz Idade, da academia. “Algumas pessoas deixam de praticar a hidro por pensar que é um esporte para jovens”, explica Rodrigo. 
Segundo o professor João Henrique da Silva Neto,  as mulheres se preocupam mais com a saúde do que os homens, vão ao médico regularmente e conseguem tratar suas limitações físicas e até mesmo problemas psicológicos com mais tranquilidade.  “A maioria dos idosos procura a academia por recomendação médica”, diz.  Ieda Maria Nunes (77) frequenta a hidroginástica há seis anos, aposentada e avó de quatro netos, conta que sua vida mudou para melhor. “Os netos e filhos incentivaram e hoje sinto falta do grupo quando não tem aula, minha autoestima ficou mais elevada, consigo me comunicar melhor com as pessoas, perdi a vergonha e me sinto feliz, vivo cada dia como se fosse o último”. Inês Asquidamini (64), também aposentada, entrou na turma em 2012, por influência dos filhos, “as tardes aqui são mais alegres, brincamos, descontraímos e cuidamos do corpo”, diz.
 Para Jamira Souza e Silva (68) que faz hidro há 18 anos, a prática do esporte é um estilo de vida “vou fazer uma cirurgia de catarata e ficar em casa por 20 dias, vai ser uma quebra na rotina de exercícios e na convivência com o grupo, meu corpo também vai sentir a diferença, pois sou muito ativa,  além da hidro, faço caminhadas também.” Já para a aposentada Maria Catarina Barbosa dos Santos (59), participar das aulas foi fundamental para a cura da depressão e na sua recuperação após a perda do seu filho. “Faz 11 anos que faço hidro e hoje me considero curada, o esporte me fez bem em todos os sentidos, me sinto mais bonita, mais amada, minha autoestima melhorou e o problema da coluna foi resolvido com as aulas, os professores são ótimos, recomendo a hidro para todas as pessoas que se sentem sozinhas, fragilizadas e principalmente sedentárias”. 
Na sexta-feira, dia 13 de julho, a turma optou por uma aula temática, onde alguns alunos entraram na piscina fantasiados em homenagem ao “Dia do Azar”, e logo após confraternizaram com uma festa junto aos professores e funcionários da academia.  




Homem é esfaqueado em Sapucaia

Sapucaia do Sul registrou mais um homicídio, que vitimou um homem de 30 anos. O fato aconteceu por volta das 6 horas, de 15 de julho, na Rua São Caetano, bairro Vargas. Conforme informações da polícia, ao ser encontrado na rua, o homem foi socorrido pelo seu irmão, o qual não sabe identificar o motivo e nem suspeitos e levado a Fundação Hospital Getúlio Vargas, onde entrou sem vida, decorrente a pelos menos três ferimentos no abdômen desferido por uma faca. O delegado Eduardo Moraes informou que a vítima tinha diversas passagens pela polícia, como furto e roubo, entre outros registros. Nos próximos dias familiares e testemunhas serão ouvidas sobre o caso pelo departamento de investigação da DP. Eduardo falou que somente no primeiro semestre de 2012, Sapucaia do Sul já registrou quase 20 homicídios, aumentando as estatísticas, se comparada com o mesmo período de 2011. “Um dos principais motivos para esse crescimento de mortes é o envolvimento de pessoas com o tráfico de drogas, principalmente pela disputa de ponto de drogadição na cidade”, comentou Moraes.  Devido a um problema no sistema do plantão da Delegacia de Polícia, a ocorrência foi registrada em Esteio.




Polícia civil vai confiscar 
moradia de mulher presa com 
um quilo de cocaína em Esteio

A Delegacia de Polícia informou que irá realizar o sequestro dos bens e solicitar a quebra de sigilo bancário da mulher presa na sexta (12), por agentes da DP de Esteioem flagrante, em cumprimento ao mandado de busca e apreensão. No apartamento da mulher, 26 anos, localizado na rua São Borja, Bairro São José, foram encontrados cerca de um quilo de cocaína pura prensada; 100 gramas de pó  da droga e treze mil e duzentos reais que estavam escondidos nas dependências da residência. Após retornarem ao apartamento na segunda (16), os policiais encontraram mais drogas, desta vez foi um tijolo de maconha escondido num fundo falso no banheiro. 
Segundo o delegado Leonel Baldasso, que coordenou as investigações e o trabalho de busca, a mulher estava sendo monitorada há cerca de sessenta dias, sendo suspeita de distribuir cocaína em várias cidades da região metropolitana. Ela estaria associada a outros indivíduos para a prática de tráfico de drogas. A mulher foi autuada em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e encaminhada ao sistema prisional. As investigações prosseguem para apurar a origem da droga e do dinheiro, além da identificação de outros integrantes da organização criminosa.


Bombeiros orientam
 empresários e síndicos

O Corpo de Bombeiros de Esteio ministrou no dia 12 de julho mais um curso de treinamento de prevenção de acidentes, primeiros socorros, acidentes domésticos, abandono de prédio e procedimentos de emergência. 
A duração é de 5 horas-aula, onde são abordados assuntos teóricos e práticos, e também atende a Resolução técnica 014/CCB/2009. As aulas ocorrem todas às quintas feiras e são abertas às cidades da região. Para se inscrever o aluno deve apresentar xérox da identidade na sede do CB e pagar uma taxa de R$ 56,88. 
Os valores são destinados ao FUNREBOM, que permite a aquisição de mangueiras de combate ao fogo, equipamentos, macas, materiais de salvamento, equipamentos para a ambulância e outros materiais. 


Prédio da Brigada Militar comemora 
38 anos de inauguração 

No dia 17 de julho, o prédio onde funciona o 34º Batalhão da Polícia Militar de Esteio completou 38 anos da sua inauguração. Na ocasião o comando era do 2º Tenente João de Deus de Oliveira Ritter, na inauguração, participaram autoridades civis e militares, na rua São Jerônimo, 247, esquina com a Rua Pelotas. O terreno e o material foram doados pela comunidade e a mão de obra foi dos próprios brigadianos. De acordo com o sub-comandante Major Flávio Dias de Castro, muitas mudanças ocorreram neste período, inclusive no  efetivo: “hoje nosso grupo está adequado à população, ou seja, um policial para cada grupo de 800 habitantes”. 
Estrutura – Passados 38 anos, as necessidades e a demanda de trabalho aumentaram, fatores que exigem também o aumento da infraestrutura, hoje não oferecida pelo prédio atual. Segundo o Major Flávio, não há alojamento para acomodar ou receber outros policiais no caso de um reforço policial ou situações de emergência. A questão administrativa também foi pontuada, pois mais de uma função é exercida em apenas uma sala. “Muitas vezes são atividades que exigem uma certa reserva e acabam se misturando com outros assuntos”, explica.  O prédio também necessita de uma sala de correição e sala de instrução para realização de treinamentos e reciclagem dos policiais. Atualmente essas atividades acontecem nos auditórios da Escola José Loureiro da Silva e Ministério Público. 
Projetos – Estão em fase de estudos dois projetos de ampliação da estrutura da corporação, um deles é a extensão do próprio batalhão, com a construção de um prédio de dois andares ao lado do já existente, onde funcionaria a sede do batalhão e a parte antiga destinada às atividades operacionais. O outro projeto prevê a construção de uma nova sede do batalhão no Parque de Exposições Assis Brasil, também previsto no projeto de revitalização do Parque. Segundo o Major Flávio, este estudo está considerando o efetivo e estrutura necessários para um crescimento populacional nos próximos 15 anos, conforme o cálculo, Esteio terá 20 mil habitantes a mais, em virtude dos empregos diretos e indiretos gerados pelas empresas instaladas no loteamento industrial na BR-116. 10 anos do Batalhão -  No dia 20 de agosto a unidade comemora 10 anos como batalhão, quando será anunciado um novo aliado no combate à criminalidade. Trata-se da instalação de GPS´s em 15 das 25 viaturas existentes. “Com esse sistema será possível agilizar o atendimento às ocorrências, verificar a localização das viaturas em tempo real”.  O investimento será de 10 mil reais e os recursos serão aplicados pela Prefeitura e comunidade local. 


Alunos da escola Alfa desenvolvem planos de marketing

Os alunos do curso técnico em Administração da Escola Alfa apresentaram no dia 03 de julho, os projetos finais da disciplina de projetos e marketing. 
A atividade foi desenvolvida durante a segunda parte do semestre onde os alunos foram desafiados e orientados pela professora Thaís Kennes, a criarem produtos ou serviços novos ou melhorias, e desenvolver um plano de marketing voltado aos seus produtos. 
Projetos - As alunas Marcele e Miria apresentaram o projeto MMC Bijuterias - ambas faziam artesanato por hobby e utilizavam seus conhecimentos para gerar uma renda extra. Elas aproveitaram a disciplina para criar um projeto voltado ao micro negócio delas e buscar novas alternativas para expandir o hobby que se tornou lucro, como diferenciais para os seus produtos. São oferecidos: tele entrega aos fins de semana (para aquelas festas ou aniversários de última hora), conserto ou troca das peças vendidas no caso de defeito, material de melhor qualidade, peças personalizadas. 
Além disso, perceberam que existem inúmeras formas de divulgar seu trabalho e conquistar novos mercados. 
Já alunas Sheila e Daniela Linck criaram a Start Hair - prestação de serviços para quem deseja ser microempreendedor, elas tinham uma linha de produtos para salões de beleza e para aumentar suas vendas e buscar reconhecimento da marca, criaram um serviço voltado às pessoas que desejam ter seu próprio salão, mas não possuem capital de giro para fazê-lo, a proposta é abastecer o salão com o material de insumo completo no primeiro mês gratuito, mediante contrato de fidelidade de 1 ano. Uma ótima ideia para fomentar o crescimento de micro e pequenas empresas e incentivar a independência financeira e ainda assim consolidar os seus produtos. Camila e Vanessa criaram um sapato com salto retrátil onde se pode escolher a altura de acordo com níveis de graduação; buscaram informações sobre mercado, ergonomia, materiais e fundamentaram o produto diante de outros já existentes e semelhantes. Todas as meninas da turma quiseram comprar o sapato pela praticidade, as alunas direcionaram bem o projeto para o público-alvo. 
Os alunos Antônio e Luana apresentaram o Medical Pulse, aparelho multifuncional medidor de pressão e glicose que envia os dados diariamente para o e-mail do médico responsável. ‘O aparelho teria sido desenvolvido em parceria com Universidade e Hospital Federal’, como alternativa de monitoramento para os pacientes. O produto conta também com um GPS para facilitar a localização do paciente que necessitar de atendimento e com agenda para controle diário de horários e dosagens de remédios. Os dados para fundamentação e comprovação de que o produto daria certo foram muito bem elaborados e fundamentados. 
O resultado foi o desenvolvimento de produtos criativos e interessantes, além de projetos bem elaborados e fundamentados. A escola parabeniza o empenho e dedicação de todos os estudantes, assim como os outros projetos apresentados. 












Um comentário:

  1. Para: Leitores e cidadãos de nossas cidades
    Chegou a hora de Sapucaia do Sul e Esteio se unirem e resgatar a área urbana destas cidades que foram literalmente divididas pelo muro da Trensurb. As dificuldades de movimentação que a população convive diariamente nestas áreas são notórias, vividas por pedestres, carros de passeio, veículos de carga, veículos de bombeiros, ambulâncias e transporte coletivo.
    Visando mudar essa situação, nós signatários, apresentamos um rascunho inicial de modificação desta situação injusta, para que áreas competentes do governo deem inicio ao projeto que culminará na mudança em que deixará as cidades integradas e com a mobilidade necessária ao desenvolvimento urbano. A área que hoje o trem ocupa deverá ser revitalizada, com arborizações e recantos para diversas atividades. Com estas mudanças Sapucaia do Sul e Esteio não deixarão mais que seus bairros continuem separados pelo muro do trem. A intenção é que a obra seja incluída no PAC Mobilidade Urbana do Governo Federal.
    Assine essa petição, que será entregue as autoridades, mostrando que você também quer uma cidade melhor!
    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=TRENSURB
    Obrigado,
    Rodolfo Guilherme Klafke
    Rodolfo.klafke@gmail.com

    ResponderExcluir